BTL KIDS ROUTE

 

Turismo do Centro

A TCP para além de oferta de brindes do Centro de Portugal terá uma ação destinada aos mais novos:

Promoção do Filme Fátima, com interação com as promotoras do projeto representado no nosso stand.

 

 

TURISMO DE PORTUGAL

Máquina das Emoções

A Máquina da Emoções é uma experiência imersiva que mede a atividade cerebral e exibe um vídeo consoante a emoção que se está a sentir.

O participante depois de usufruir desta experiência recebe o carimbo no passaporte e uma bússola para que nunca se perca.

 

 

Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas

Folhas (de cartolina branca) para o pessoal mais novo  pintar.

Pintura de moldes em 3D

 

TURISMO do PORTO & NORTE

Promoção da Duendelandia em Oliveira de Azeméis, com uma mascote de duende, e um layout para tirar fotografias…

Oliveira de Azeméis-  livrinhos de jogos educativos, sobre Oliveira de Azeméis, para os mais pequenos

Câmara Municipal de Santo Tirso – oferecendo, no dia 19MAR, cerca de 100 LIVROS DE COLORIR DO MIEC | MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA.

 

MADEIRA

Escrever frases num mural com flores.

 

ALENTEJO E RIBATEJO

Municipio / Empresa Nome da ação Discrição da Proposta
Ollem Turismo “Quiz Ollem  para Kids Route” A Ollem Turismo Fluvial propõe um Quiznatureza com 3 questões sobre o rio Tejo na zona de Valada do Ribatejo, após leitura de um curto texto.

As crianças que responderem corretamente às 3 questões propostas, acessíveis para perto dos 10 anos, ganham um passeio de barco no Tejo, a sair da marina de Valada do Ribatejo.

A criança recebe o voucher pessoal e intransmissível, no valor de 15€ e válido por 3 meses para uma “Rota dos Avieiros OLLEM”, a usar com a família de mínimo de 2 adultos e 1 criança.

O passeio integrado em grupo, terá 2h30 de duração, sendo acompanhado por guia que mostrará as aves, o rio, as  aldeias piscatórias Avieiras e desvendará segredos deste rio, que já tem milhões de anos.

 

Municipio de Portel “Portel, o montado através dos sentidos”

 

Jogo que desafia os mais novos à descoberta da serra de Portel e do montado através dos cinco sentidos. Os sons do montado, a paisagem da serra através do olhar, os aromas da serra, sentir a natureza e provar os sabores mais genuínos. Uma experiência única, para conhecer o Pavilhão Temático – A Bolota, espaço de valorização e promoção do montado, na vila de Portel.

 

Municipio de Alter do Chão “Quantos Queres” O jogo “Quantos Queres” é uma espécie de origami e é dirigido a crianças de varias idades mas também pode divertir os adultos, com questões alusivas aos locais de visita de Alter do Chão.

Para jogar há que escolher o que perguntar ( no nosso caso, perguntas sobre Alter do Chão)   e as surpresas escondem-se debaixo das oito janelinhas. Nós colocamos nomes de monumentos e locais de visita da vila, e por trás, uma descrição do monumento em linguagem adaptada para as crianças).

Oferecemos um saco de participação que contem merchandising do Município e entradas gratuitas para 2 adultos e 2 crianças nos núcleos museológicos da Vila de Alter do Chão alem disso, cada criança levará o jogo para casa para brincar com a família!

 

Quinta do Barrieiro “Pequenos Grandes Artistas no Alentejo Sculpture Park”

 

Anexo proposta

Propomos uma experiência criativa, tridimensional em barro, com exposição em galeria de arte.

Em frente ao stand da BTL da Quinta do Barrieiro será colocada uma mesa, cujo tampo está forrado com fotografias de esculturas expostas no Alentejo Sculpture Park – Parque de Esculturas de Marvão.

As crianças são convidadas a moldar em barro, uma pequena peça inspiradas nas imagens das esculturas.

As peças criadas pelas crianças, serão recolhidas por nós, devidamente identificadas com o nome e idade do autor, nome, morada, telefónico e email do adulto responsável, também será fotografada cada uma das crianças junto à respectiva obra.

As peças recolhidas farão parte de uma exposição colectiva, na galeria do Alentejo Sculpture Park – Parque de Esculturas de Marvão, na Quinta do Barrieiro, que estará patente de Outubro de 2017 até à data da próxima BTL 2018.

Será publicado um catálogo com todas as peças, fotografias dos autores e testemunhos das entidades responsáveis pelo projecto.

 

Municipio de Odemira Descobre Odemira 1. visita ao stand de Odemira

2. Participação num jogo (pergunta e três respostas múltiplas)

3. O passaporte é carimbado após conclusão da atividade (recebem sempre mesmo não acertando. No caso de não acertarem deve sempre ser transmitido qual a resposta correta, para levar à aprendizagem sobre Odemira)

4. Recebem um brinde (bloco e caneta).

 

Municipio de Beja Caça Palavras A atividade que nos propomos desenvolver é o ‘caça-palavras’ que pretende desafiar as crianças a descobrir atividades e experiências que se podem fazer em Beja, ou seja, descobrir palavras no meio de várias letras que nos remetem para um conjunto de experiências na cidade e no campo.

 

Municipio de Santiago do Cacém VIAJEM POR SANTIAGO DO CACÉM

 

Vem ao stand de Santiago do Cacém para ficares a saber muito mais sobre este município do Litoral Alentejano.

Ao embarcares nesta viagem, vais poder contar com  os técnicos de “bordo” de Santiago do Cacém que vão estar a aguardar por ti e disponíveis para te dar todo o apoio técnico!

Fica também a saber que vai haver surpresas  pensadas em ti.

 

 

Municipio de Rio Maior “mosaicos romanos” Montagem de vários “mosaicos romanos”, através da junção de pequenas peças (tesselas), como se fosse um puzzle, com os motivos existentes na Villa Romana de Rio Maior.

Idades: 5-12

Material necessário:

– 1 ou 2 mesas (consoante o espaço disponível)

– cadeiras

 

Municipio de Sousel Jogo da Memória sobre o Património do Concelho de Sousel Jogo da Memória sobre o Património do Concelho de Sousel ao balcão do stand do Município, onde as crianças têm de encontrar as imagens e os respetivos pares, concluído o jogo, recebem um selo ou carimbo relacionado com a Câmara.
Sado Arrábida  

Descobrir os Golfinhos do Sado

 

     Cá vai o nosso contributo para a KIDS ROUTE da BTL.

Tendo em atenção o desenvolvimento do produto “Golfinhos do Sado” que temos vindo a concretizar nos últimos anos, essa será a temática a explorar.

Vamos pedir aos jovens participantes que, no nosso stand, respondam a um breve QUIZZ de escolha múltipla sobre os Roazes Corvineiros. A correção, feita por nós, será realizada logo no imediato, com explicação em detalhe das respostas certas e com uma inerente sensibilização para a proteção do grupo.

As perguntas prender-se-ão com aspetos curiosos e pouco conhecidos do quotidiano da vida dos animais (como dormem os golfinhos?, que comida preferem?, como funciona a sua “sonda/radar”?, em que grupos etários e sociais se dividem?…).

O participante terá direito, no final, a um brinde a confirmar durante a próxima semana (porta chaves Golfinho?) e a um vale de desconto a utilizar nos nossos passeios de Observação de Golfinhos.

 

Zmar À Procura da Mãe Natureza. Atividade sensorial com uma componente pedagógica relacionada com a flora e a fauna da região do Alentejo.

A atividade vai consistir em fazer corresponder a matéria- prima à origem ou à respetiva árvore do Alentejo.

 

 

 

 

ALGARVE

Teatro “Algarve quem és tu ?” com distribuição da edição do livro desta História no final às crianças, nos dias 18 das 18h00 às 18h30 e domingo dia 19 das 16h30 às 17h00.

Também tem o carimbo identificativo da Entidade.

 

 

LISBOA

Carimbo  dos passaportes das crianças e participação nas acções que estiverem a decorrer no stand e se adequem à sua faixa etária.

 

 

 

AÇORES

Trilho

Todos os trilhos vão dar aos Açores. Viva experiências e emoções como se estivesse nos Açores

No interior do stand da Turismo dos Açores na BTL vai estar incorporado um passadiço através de uma plataforma elevada a simular um trilho com dois miradouros. As crianças ainda poderão colocar um uns óculos de Realidade Virtual. No final do trilho irá ser oferecido um conjunto de giveaways adequados às crianças. Para registar a actividade no passaporte utilizaremos um carimbo.

 

VISEU ( PAV 2)

Para alcançar o carimbo de Viseu, os participantes devem realizar uma das seguintes atividades:

 

  • Em permanência – QUIZZ Viseu Júnior (em permanência)
  • Em permanência – Jogo Interativo CAVA de VIRIATO (TOMI)
  • 14H30 – Oficina de Jardinagem (Especial Pais e Filhos)
  • 16H00 – Oficina Infantil de Artesanato (CEM REIS)