Oradores
No Results Found
Executive Leader, Business Innovator & Advisory Partner
André Jacques
Executivo global inovador de nível C, que navega com mestria na intersecção dinâmica das indústrias B2C e B2B, especializado em FMCG, tecnologia, formação de executivos e marketing de desempenho. Tenho uma capacidade extraordinária de elevar a rentabilidade, o desempenho e o valor das organizações em vários sectores, desde os bens de consumo rápido (bebidas) à formação de executivos, indústrias tecnológicas e muito mais. Como Assessor e Consultor Estratégico, trago uma abordagem visionária e estratégica para a elaboração de Estratégias Empresariais e de Marca de classe mundial, impulsionadas por Experiências Humanas extraordinárias. Com uma paixão incansável pelo desenvolvimento de talentos e pela partilha de conhecimentos, tenho dedicado cada vez mais a minha vida à educação como tutor e empresário.
Executive Leader, Business Innovator & Advisory Partner - Central Outdoor / Group IE Business School
André Jacques
Innovative C-Level Global Executive, masterfully navigating the dynamic intersection of B2C and B2B industries, specializing in FMCG, Tech, Executive Training, and Performance Marketing. I have an uncanny ability to elevate organizations’ profitability, performance, and value across various sectors, from Fast Moving Consumer Goods (Beverages) to Executive Education, Tech Industries, and beyond.
As a Strategic Advisor and Consultant, I bring a visionary and strategic approach to crafting world-class Business and Brand Strategies driven by extraordinary Human Experiences. With a relentless passion for developing talent and sharing knowledge, I’ve increasingly dedicated my life to education as a tutor and entrepreneur.
Andreia Castro
Diretora de Ambiente e Sustentabilidade da ANA – Aeroportos de Portugal
Andreia Ramos
Licenciada em Engenharia do Ambiente em 2005 pelo Instituto Superior Técnico, e com uma Pós-graduação em Sustentabilidade pela Nova SBE, com experiência no domínio da consultoria ambiental, tendo coordenado diversos Estudos de Impacte Ambiental nas áreas da rodovia, ferrovia, prolongamentos de linhas de metro, TGV, barragens e aeroportos. Para além das áreas de estudos ambientais, coordenou ainda diversos projetos ligados à monitorização e gestão de áreas mineiras.
Em 2020 juntou-se à ANA Aeroportos de Portugal como Diretora de Sustentabilidade e Ambiente, estando a coordenar e a implementar uma estratégia ambiental, com desafios ligados à Energia e Alterações Climáticas, Economia Circular e Gestão de Recursos Naturais. Tem, atualmente, a seu cargo a estratégia e relatório de sustentabilidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Junior Innovation Coordinator - NEST
Andreia Travasso
Ligada desde cedo ao setor turístico, tem uma experiência de mais de 20 anos em Hotelaria e Restauração e tem vindo a partilhar o seu know-how através da formação profissional, em escolas públicas, privadas, e centros de formação, sendo o seu lema “envolve-me e aprenderei”.
Em 2020 iniciou o seu percurso na área da Sustentabilidade e Economia Digital, através da Consultoria e Certificação de empresas do setor turístico.
Atualmente são ações direcionadas para a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento dos profissionais e das empresas de Turismo e Hospitalidade que mais marcam a sua agenda, como Gestora de Projetos no NEST- Centro de Inovação do Turismo.
Diretor de novos conteúdos TVI / CNN Portugal
Anselmo Crespo
Jornalista há mais de 20 anos com experiência em todos os meios, da imprensa à televisão, da rádio ao digital. Especializado em jornalismo económico e político, assumi cedo a coordenação da equipa de política da SIC e SIC Notícias e, mais tarde, do principal jornal da estação, o Jornal da Noite. Em 2016 assumi o cargo de subdiretor da principal rádio de informação em Portugal – a TSF – e, quatro anos depois assumi a Direção de Informação da TVI e TVI24 que viria a dar lugar à CNN Portugal, em 2021, projeto no qual estive diretamente envolvido. Em 2022 assumi as funções de Diretor de Novos Conteúdos da TVI/CNN Portugal, que me permitiu trabalhar mais de perto com a área da gestão, montando projetos como as CNN Portugal Summit, entre outros.
Ao longo dos últimos anos fui acumulando uma vasta experiência na gestão de equipas e de projetos mantendo-me como comentador político e apresentando um programa semanal de análise política na CNN Portugal, o Contra Poder.
presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde
António Nogueira Leite
Doutorado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos da América, António Nogueira Leite
é Professor Catedrático da Nova SBE desde 1995. É também presidente do Conselho de
Administração da Sociedade Ponto Verde.
Foi ainda Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Lisboa, administrador da
Soporcel, Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, governador (suplente) do Banco
Europeu de Investimentos, do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, e do
Banco Inter-Americano de Desenvolvimento.
Especialista em Governance, António Nogueira Leite traz uma perspetiva valiosa sobre as
vantagens e a importância para os acionistas de as empresas em Portugal prestarem uma maior
atenção ao G do ESG, com especial destaque para o sector do turismo
BR GROUP
Bruno Ferrão
Profissional com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócio B2C e B2B, no estabelecimento de parcerias e negociação estratégica em Operador Turístico de âmbito nacional e internacional.
Experiente na negociação, contratação e venda dos diversos serviços turísticos, incluindo transferes, circuitos, viagens e renting, é igualmente experiente na gestão e supervisão de equipas multidisciplinares e dispersas geograficamente.
Adora viajar, conhecer novas culturas e está particularmente motivado por novos desafios pessoais e profissionais.
Bryan no Mundo
Bryan Guidoni
Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal
Carlos Abade
Carlos Manuel Sales Abade é Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P. (Autoridade Turística Nacional), desde junho de 2023 e Presidente da Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo. Exerce também as funções de Vogal não executivo do Conselho de administração da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. e Vogal não executivo do Conselho de Administração da ENATUR – Empresa Nacional de Turismo, S.A.
Exerce ainda as funções de Presidente do Conselho Estratégico da Turismo Fundos, SGOIC, S.A., Presidente do Conselho Geral do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, Presidente do Conselho Geral do Fundo Revive Natureza, Vice-Presidente do Conselho Geral do FIEAE – Fundo Imobiliário Especial de Apoio às Empresas, membro do Conselho Geral do FCGM –
Fundo de Contragarantia Mútuo e membro do Conselho Geral do FINOVA
– Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação.
É licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa e possui um Executive Master in Finance and Control pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Carlos Moedas
In 2014 Carlos Moedas became the 5th Portuguese National to be appointed as European Commissioner since Portugal joined the EU in 1986. He ran a €77billion Science and Innovation program across the European Union. He was previously the Secretary of State to the Prime-Minister of Portugal and an elected Member of the Portuguese Parliament.
In 2020 he joined the Calouste Gulbenkian Foundation as a Trustee. In March 2021 he decided to run for Mayor of Lisbon.
On the 26 of September 2021 he was elected Mayor of Lisbon.
Parthner at PricewaterhouseCoopers
Cláudia Coelho
Cláudia Coelho é a partner responsável pela área de Sustentabilidade e Alterações Climáticas na PwC Portugal. Licenciada em Engenharia do Ambiente pelo IST e com Pós graduação em Sistemas de Gestão Ambiental pelo ISQ e Programa de Direção de Empresas da AESE, tem vinte anos de experiência profissional na indústria e como consultora na área do ambiente e sustentabilidade.
Integrou a equipa de sustentabilidade da PwC em 2006, sendo atualmente a responsável da área,
realizando coordenação de projetos de ambiente, de estratégia de sustentabilidade, de resposta a investidores e índices de sustentabilidade e de reporting não financeiro.
Com extensa experiência em diversos setores de atividade, como a energia, a banca, o retalho, entre outros, participa ainda, regularmente e com diversas instituições de ensino, no desenvolvimento de sessões sobre sustentabilidade em cursos de várias naturezas (gestão, comunicação, etc).
CEO da AHP
Cristina Siza Vieira
Levo muitos e bons anos a trabalhar em turismo e hospitalidade, do lado público e privado e agora associativo, com passagem pela advocacia e pela defesa nacional.
Interesso-me pelas interações entre turismo, cidades e territórios e cada vez mais com a perspetiva de sustentabilidade, e sobre isso falo e escrevo frequentemente. Acredito e empenho-me na incorporação pelas empresas dos princípios ESG, e estou particularmente orgulhosa pela criação do programa de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental da AHP, que colocou a hotelaria ao serviço de vários parceiros do 3º sector, Programa HOSPES. Gosto muito de gerir equipas, e fico muito satisfeita em ver que pessoas que trabalharam comigo estão agora noutras missões e organizações.
Presidente de la Federación Regional de Empresarios
David Giménez Sánchez
Growth Operations Analyst (Cloudbeds)
Diana Nascimento
I have a degree in modern languages, such as French, Spanish and Italian and I have worked in a few different business areas within the tourism sector.
Throughout the places I have worked at and the courses I’ve taken abroad, I got in touch with a lot of different cultures, which allowed me to develop excellent social skills and the ability to deal with all kinds of personalities. I am a team player and have almost always worked within a team, even though I’m also a very autonomous professional, I do value the benefits of team work and cooperation.
Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal
Eduardo Cabrita
Eduardo Cabrita é Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal desde 2010, altura em que a companhia abriu o escritório no país. Em 2013, conseguiu que a empresa ascendesse à sua posição de liderança nacional permanecendo como líder no mercado português até aos dias de hoje.
Em Fevereiro 2021, foi convidado para Acting Chairman da CLIA em Portugal – a maior associação mundial de companhias de cruzeiro que representam 95% dos navios cruzeiros oceânicos – cargo que preside em simultâneo com a direção-geral da MSC Cruzeiros.
Antes de embarcar no projecto de abertura da MSC Cruzeiros em Portugal foi, entre 2005 e 2009 director de Marketing, Vendas e Comunicação na Classic International Cruises , anteriormente, ocupou o mesmo cargo na Sicampos ShipSupplies & ShipRepairs em Sines entre 1997 e 2005.
Nomeado por sucessivos anos para os reconhecidos prémios Amadeus Brighter Awards, em 2014 Eduardo Cabrita foi distinguido como gestor do ano na “Categoria Cruzeiros” pelo crescimento e liderança sustentável da MSC Cruzeiros em Portugal no ano de 2013.
Licenciado pelo IADE, em Marketing e Publicidade, Eduardo Cabrita possui igualmente um MBA em Gestão de Negócios de Turismo pela UAL – Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu também um Major em Strategic Management and Innovation pela CBS – Copenhagen Business School.
Participou também como formador nas universidades AESE/IESE e no ISLA e participa regularmente em vários comités sobre estratégia do sector dos cruzeiros, turismo e marketing, em Portugal.
Foi igualmente co-autor do livro “Cruzeiro Turísticos – uma perspetiva sistémica e multidisciplinar”, lançado em 2015.
Proprietário da Antiga Tipografia Popular A. Palaio, Lda
Eduardo Palaio
Tipógrafo e compositor profissional, e anfitrião do espaço museológico
Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial Turismo de Portugal
Elisabete Félix
licenciada em gestão de empresas e com pós-graduação em finanças, exerce a sua atividade no Turismo de Portugal desde setembro de 1998. Durante 11 anos exerceu funções como Diretora da área responsável pela análise de candidaturas a instrumentos financeiros, sendo que nos últimos 6 anos tem exercido funções como Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial da Direção de Competitividade Empresas, onde acompanha as áreas de captação de investimento, financiamento, capacitação empresarial, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para apoio ao desenvolvimento do negócio e apresentação de pedidos de financiamento, bem como a área da sustentabilidade e o desempenho ESG em particular na vertente das empresas turísticas.
Consultor em Hotelaria e Turismo
Gonçalo Rebelo de Almeida
Consultor em Hotelaria e Turismo. Foi anteriormente administrador do grupo hoteleiro Vila Galé, acompanhando todas as áreas do grupo, mas especial incidência nas áreas de Marketing e Vendas, Tecnologias da Informação, Recursos Humanos e sustentabilidade
Wind Family
Inês Saldanha e João Pisco
João Barbosa e Daniela Pereira
CiTur
João Costa
CEO do BPI
João Oliveira e Costa
João Pedro Oliveira e Costa, 56 anos, é Presidente Executivo (CEO) do Banco BPI e Membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração. Antes de ser nomeado CEO em novembro de 2020, João Pedro Oliveira e Costa era responsável pelas áreas de negócio de Particulares e Negócios e Membro da Comissão Executiva do BPI. Com 30 anos de experiência no Grupo BPI, hoje Grupo CaixaBank, liderou o Private Banking e mais tarde os Centros de Investimento do banco, cargos que ocupou até 2014. Foi Administrador Não Executivo da Companhia de Seguros Allianz Portugal e da Sociedade Gestora BPI (Suisse), até dezembro de 2020. Iniciou a sua carreira profissional no sector financeiro, na área de gestão de ativos, no grupo BCP. É licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.
Author of ‘Citizens’
Jon Alexandre
Jon is author of CITIZENS: Why the Key to Fixing Everything is All of Us, and co-founder of the New Citizenship Project, a book and company that work to shift the dominant story of the individual in society from Consumer to Citizen. Among other plaudits, CITIZENS was recently listed by McKinsey as one of its Top 5 Recommended Books in its Summer Reading Guide 2022, described as “an underground hit” in the Financial Times, and selected by the World Economic Forum for its CEO Book Club. Jon began his career with a decade in the advertising industry, winning the prestigious Big Creative Idea of the Year, before making a dramatic change. Driven by a deep need to understand the impact on society of 3,000 commercial messages a day, he gathered three Masters degrees, exploring Consumerism and its alternatives from every angle. In 2014, he co-founded the New Citizenship Project to bring the resulting ideas into contact with reality. In CITIZENS, he is ready to share them with the world.
CEO at Visabeira Turismo Imobiliária e Serviços SGPS
Jorge Costa
Licenciado em Direito com pós-graduação nas áreas de Turismo, Marketing e Recursos Humanos. Após o estágio de advocacia iniciou a sua vida profissional na empresa Teixeira Duarte.
Atualmente integra do Conselho de Administração da Visabeira Turismo e Serviços SGPS, SA onde tem responsabilidades nas áreas do Turismo e Imobiliária. No Grupo Visabeira já foi Administrador na Visabeira Estudos e Investimentos e Visabeira Saúde e foi diretor da Construtel França.
CEO do Grupo Vila Galé
Jorge Rebelo de Almeida
Nome: Jorge Afonso Campos Rebelo de Almeida
Formação Académica: Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Curso de 1968).
Experiência Profissional/Cargos Desempenhados:
– Fundador e Presidente do Conselho de Administração da Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.
– Presidente do Conselho de Administração da Vila Galé Gest, S.A. – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliários, S.A.
– Presidente do Conselho de Administração da Vila Galé Internacional – Investimentos Turísticos, S.A.
– Presidente do Conselho de Administração da Vila Galé Évora – Investimentos Turísticos e Imobiliários, S.A.
– Presidente do Conselho de Administração da XPAR – Participações e Investimentos, S.A.
– Presidente do Conselho de Administração da Casa de Sta. Vitória – Sociedade Agro-Industrial, S.A.
– Gerente da XVINUS – Companhia Enoturística, Lda.
– Gerente da JR Almeida, Lda.
– Sócio-gerente das sociedades brasileiras Vila Galé Brasil – Atividades Hoteleiras, Ltda., VG Cumbuco – Atividades Hoteleiras, Ltda., Cumbuco Golf Resort, Ltda., Park Road – Atividades Hoteleiras e imobiliárias, Ltda.
– Advogado até 1986: área comercial; sectores de projectos de construção e hotelaria.
Country Manager da easyJet
José Lopes
José Lopes é, desde 2012, Country Manager da easyJet para Portugal. À frente de uma equipa de 850 habitantes locais gere a operação portuguesa da easyJet em cinco aeroportos nacionais, que inclui Porto, Lisboa, Faro, Funchal e Porto Santo, passou de 3 milhões para mais de 10 milhões de passageiros por ano, e tornou-se líder no tráfego britânico, suíço e étnico no país. Com quase 30 anos de experiência no setor da aviação, começou na Portugália, onde foi responsável pelo desenvolvimento de redes, data mining e orçamento. Mais tarde, assumiu o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Linhas Aéreas do primeiro aeroporto privado ibérico, o Aeroporto Central Ciudad Real, onde esteve até ingressar na easyJet.
Presidente do Governo Regional dos Açores
José Manuel Bolieiro
José Manuel Bolieiro, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, é Presidente do PSD/Açores, desde 14 de dezembro de 2019, e do XIII Governo dos Açores, desde 24 de novembro de 2020. É Conselheiro de Estado desde fevereiro de 2021 e presidiu à Conferência das Regiões Ultraperiféricas – RUP cujo mandato foi de novembro de 2020 a novembro 2021.
Assessor de Imprensa (Freelancer)
José Maria Barcia
José Maria Barcia é um profissional de comunicação e relações públicas com um percurso
versátil. Possui uma licenciatura em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa e
certificação em Jornalismo pelo Atelier CENJOR.
Trabalha como Assessor de Imprensa Freelancer desde 2023, especializando-se na criação e
implementação de planos estratégicos de comunicação para clientes em setores como Energia,
Imobiliário, Startups, Saúde e Tecnologia.
Anteriormente, passou por várias agências de relações públicas, onde contribuiu
significativamente para a melhoria da reputação e visibilidade dos clientes. O seu percurso
passou ainda por Londres onde trabalhou como Chef em vários restaurantes de renome.
José Maria Bárcia irá envolver os quatros oradores numa conversa aberta, com perguntas
pertinentes e perspicazes, de forma ficarmos a conhecer mais sobre o mundo de Governance e
como as empresas, em especial no sector do Turismo, podem implementar algumas destas
práticas
José Rebelo de Almeida
CEO - Pestana Hotel Group
José Theotónio
Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal
Lídia Monteiro
Lídia Monteiro é vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P., tendo anteriormente sido Diretora Coordenadora da Direção e Apoio à Venda dessa entidade. É responsável pelas áreas da promoção nacional e internacional do país enquanto destino turístico, do apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais, das relações internacionais, bem como, pela coordenação da rede de equipas do Turismo de Portugal no estrangeiro.
Profissional de comunicação e marketing há mais de 25 anos, tem integrado diversas comissões interministeriais e órgãos diretivos. Tem sido responsável pelas campanhas premiadas de promoção turística do país.
Foi eleita Personalidade de Marketing do Ano em 2018 e Marketeer do Ano em 2022 (Meios & Publicidade).
Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal
Lídia Monteiro
Lídia Monteiro é vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P., tendo anteriormente sido Diretora Coordenadora da Direção e Apoio à Venda dessa entidade. É responsável pelas áreas da promoção nacional e internacional do país enquanto destino turístico, do apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais, das relações internacionais, bem como, pela coordenação da rede de equipas do Turismo de Portugal no estrangeiro.
Profissional de comunicação e marketing há mais de 25 anos, tem integrado diversas comissões interministeriais e órgãos diretivos. Tem sido responsável pelas campanhas premiadas de promoção turística do país.
Foi eleita Personalidade de Marketing do Ano em 2018 e Marketeer do Ano em 2022 (Meios & Publicidade).
Area Manager Portugal da Booking.com
Louise Lijmbach
Louise Lijmbach, Area Manager Portugal da Booking.com. Louise começou a trabalhar na Booking.com em 2005, tendo sido contratada para arrancar com a operação da empresa em Portugal, e hoje é responsável pelos dois escritórios da Booking.com em Lisboa e Faro.
Presidente da Embratur
Marcelo Freixo
Marcelo Freixo é um professor de História e político brasileiro no Rio de Janeiro. Ele atualmente exerce a função de presidente da Embratur, após ter sido deputado estadual por três mandatos consecutivos. Freixo é reconhecido por sua forte atuação na defesa dos direitos humanos, no fortalecimento da segurança pública e no combate à corrupção. Além disso, foi um dos deputados federais mais votados pelo Estado em sua trajetória política.
Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa, a 12 de dezembro de 1948. É católico, tem 2 filhos e 5 netos.
Licenciado em Direito, doutorou-se em Ciências Jurídico-Políticas em 1984. Foi Professor Catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo lecionado, ao longo da sua carreira, em diversas instituições de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro.
Foi jornalista, tendo dirigido o Jornal Expresso, entre 1980 e 1981, e colaborado com o Jornal Semanário, de 1983 a 1987. Posteriormente, participou na comunicação social como comentador político na rádio TSF e, mais tarde, nas televisões, RTP e TVI.
Colabora com diversas associações e instituições cívicas e do setor social como fundador, patrono, dirigente ou simplesmente como voluntário.
Exerceu o mandato de deputado à Assembleia Constituinte em 1976. Fez parte do VIII Governo Constitucional como Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e, mais tarde, como Ministro dos Assuntos Parlamentares.
Militou no PSD desde a sua fundação e foi seu presidente entre 1996 e 1999, tendo contribuído decisivamente para a estabilidade governativa, enquanto líder da oposição. No plano internacional, promoveu a adesão do PSD ao Partido Popular Europeu no qual chegou a ocupar o cargo de Vice-Presidente.
Desempenhou diversos cargos em autarquias locais, foi Deputado Municipal, Deputado Metropolitano, Vereador e Presidente da Assembleia Municipal dos Concelhos de Cascais, Lisboa e Celorico de Basto.
Foi eleito Presidente da República, pela primeira vez, a 24 de janeiro de 2016 tendo tomado posse a 9 de março.
Foi reeleito para um segundo mandato a 24 de janeiro de 2021 e tomou posse a 9 de março do mesmo ano.
AMROP
Maria da Glória Ribeiro
Maria da Gloria Ribeiro fundou a empresa Sirca Portugal, em 1988, que se tornou parte da Amrop três anos depois. Maria da Glória serviu um grande número de clientes, prestando assessoria específica em soluções de Executive Search, Leadership Services e Board Services.
Maria da Glória possui um mestrado em Psicologia combinado com uma especialização em Desenvolvimento Organizacional Empresarial, tendo uma sólida experiência em consultoria estratégica e comportamento organizacional. Concluiu o Programa Amrop Trusted Advisor: C- level Positioning no IMD, Lausanne, Suíça e participou no Programa Executivo da Singularity University, em Palo Alto, Califórnia.
Já publicou dois livros individualmente: “Eu sou o Meu Maior Projecto” (2016) e “Pessoas com Talento [como nós]” (2020). Foi nomeada uma das 200 melhores consultoras de recrutamento de executivos do mundo segundo Nancy Garrison-Jenn, autora de “The Global 200 Executive Recruiters”.
Enquanto Managing Partner da Amrop Portugal, Maria da Glória traz um ponto de vista sobre a necessidade de as empresas terem um Advisory Board e fazerem regularmente Board Review. Para além disso, traz uma perspetiva de como devem ser selecionados os vários membros de forma a conseguir um Board que cobre as várias necessidades do negócio.
Learning & Development Manager – Hotel Ritz Four Seasons
Maria Inês Mendes
Formada em Gestão de Recursos Humanos e certificada em Coaching Executivo, a Maria Inês Mendes tem um percurso profissional de mais de 20 anos no mundo corporativo.
Iniciou a sua experiência em consultoria de RH, na Deloitte, a que se seguiram mais de 10 anos na EDP Energias de Portugal, onde teve oportunidade de colaborar na Universidade Corporativa desta empresa e em diversas áreas e projetos de desenvolvimento de pessoas e formação.
É apaixonada pelo desenvolvimento do Ser Humano e sente que essa paixão levou-a, em paralelo com a sua carreira de Recursos Humanos, a desenvolver-se em áreas muito diversas como o Coaching, Mentoring, Psicologia, Meditação para poder estar ao serviço do crescimento e evolução dos outros de uma forma mais abrangente.
Atualmente é Learning & Development Manager no Hotel Ritz Four Seasons Lisboa, onde gere o plano de formação e acompanha todos os processos que contribuem para o desenvolvimento dos colaboradores, em linha com as prioridades estratégicas do Grupo Four Seasons.
Sustainability Manager TAP
Maria João Calha
Responsável pela Direção de Sustentabilidade da TAP, equipa focada em temas ESG, nomeadamente em propor o Framework Estratégico de Sustentabilidade e garantir a sua implementação em toda a Empresa, preparar o Relatório Anual de Sustentabilidade da TAP, que inclui KPI ambientais, sociais e de governança. Gestão do programa de compensação de carbono da TAP para diferentes segmentos de clientes, e de projetos relacionados com Combustíveis de Aviação Sustentáveis e implementação de processos de reciclagem, reutilização e upcycling de materiais a bordo de aeronaves e em instalações de apoio em terra. Definição de prioridades de atuação e parcerias com entidades sociais reconhecidas, e gestão do Programa TAP Donate Miles Solidário.
Gestora de Projetos e Financiamentos da AHP
Maria José Teixeira
Licenciatura em Assessoria de Administração (1997); Pós-graduação em Gestão da Informação (2000); Pós-graduação em Gestão de Projetos (2009).
Com vários anos de experiência no sector cultural e no turismo, tem sido autora e gestora de projetos e portfolios de projetos nestes setores, a maioria com financiamento nacional e comunitário, incluindo projetos de cooperação europeia.
Integrou a equipa da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) em setembro de 2023, assumindo a responsabilidade pela gestão de projetos e de financiamentos. Tendo embarcado nesta nova jornada profissional, está comprometida em aprender e crescer no sector da hotelaria, aplicando os seus conhecimentos prévios à indústria hoteleira.
Comprometida com a Responsabilidade Social, faz parte dos Corpos Sociais da APPACDM Lisboa (Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental).
Vice-Presidente da Associação Provincial de Empresários de Hotelaria e Turismo de Albacete
María Soledad García García
O Passaporte da Marta
Marta Nunes e Euclides Varela
Sales Executive (CivitFun)
Mateo Bermudez
7 years of professional experience in the luxury business. Ability to interpret the codes of luxury services, the client’s profile, his/her expectations, with strong attention to details. Proactive attitude, with ability of analysis focused on improving the qualitative and quantitative results of the business. Exceptional aptitude for detail and accuracy.
Organization, precision, and ability for finding solutions with a proactive behaviour, as well as for proposing innovative ideas to routine and projects issues. Successfully able to handle multiple demands and competing priorities in a multinational business. Interested in different cultures and ability to work well independently and team motivated. Professionally committed and accountable.
Strongly motivated to pursue a career growth in the world of tourism and hospitality.
Fluent Spanish, English and Portuguese. Knowledge of French.
author of ‘The Age of Thrivability’
Michelle Holliday
Michelle is a visionary author, facilitator, consultant and researcher. For over two decades, her work has centered on “thrivability” — a set of perspectives and practices recognizing organizations and communities as dynamic living systems. She supports pioneering clients across a range of sectors, including tourism, agriculture and life sciences, in the transition to more regenerative systems and structures. Michelle’s research and experience are brought together in the highly acclaimed book, The Age of Thrivability: Vital Perspectives and Practices for a Better World. She delivers keynotes globally, and she has written close to 100 articles on themes of thrivability and regeneration.
Partner na Deloitte
Miguel Eiras Antunes
Public Sector, Infrastructure, Travel, Transport & Regional Government, Central Europe & Portugal Leader | Smart Cities & Urban Transformation, Global Leader
Miguel Eiras Antunes é líder de Setor Público, Transportes, Turismo e Infraestruturas em Portugal, na Europa Central e ainda em vários países de África. Lidera também, globalmente, a prática de Smart Cities & Urban Transformation na Deloitte.
Durante a sua carreira, liderou a criação e o desenvolvimento de várias unidades de negócios de consultoria (liderou ao longo da carreira áreas de estratégia, inovação, Saúde, Telecomunicações, Transportes, Hotelaria e Serviços, Setor Público, entre outros). Tem estado envolvido em projetos em todo o mundo, como líder de projeto, responsável pelo controlo de qualidade ou especialista. Enquanto um dos maiores especialistas em Smart Cities e ecossistemas urbanos, é convidado regularmente a participar em conferências globais e eventos importantes do setor, como o World Economic Forum e a Comissão Europeia, com a sua visão de futuro sobre cidades, governo, educação, transporte e mobilidade, ambiente e sustentabilidade.”
Sales Director @ XLR8 Revenue Management
Natasha Pereira
With a professional background in the Hospitality industry, I am fully aware of the challenges that arise in the daily analysis of a hotel’s performance, under the pressure to make decisions within tight deadlines. I firmly believe that XLR8 RMS has the ideal tools to simplify and make all these tasks more intuitive.
XLR8 RMS is a revenue system specially designed for independent hotels and domestic hotel groups. We have been in the market since 2015, having already assisted 100 clients in achieving an impressive average revenue increase of 9% in the first year of use and a time-saving of 80% in daily tasks.
Director Geral Teduka
Pablo Torres
With an impressive track record of over two decades in the global hospitality sector, Pablo Torres has held an illustrious career, providing consulting and training to 5-star hotels across 26 countries on all continents. His expertise and dedication have driven the successful completion of more than 300 on-site projects, fostering a far-reaching and influential network of professionals within the industry. Holding a degree in Hotel Management and an Executive MBA from IE Business School, Pablo also leads a hospitality education platform (www.teduka.es), underscoring his commitment to sharing knowledge and expertise within the industry.
StayUpon Hospitality Group
Paula Pereira Silva
Licenciada em Línguas e Literaturas pela FSCH da Universidade Nova de Lisboa, iniciei o meu percurso profissional como formadora de inglês e português para estrangeiros.
Entrei na empresa Lidl como secretária de direção, passando pouco depois para o departamento de Marketing como Assistente. Iniciei o meu percurso na hotelaria em 2017, com experiências em turismo da natureza e guest house. Entrei no grupo StayUpon Hospitality Group em 2021 como Chefe de Recepção, e fui convidada a iniciar, no ano passado, o departamento de Guest Experience e Sustentabilidade do Grupo.
Função Guest Experience & Sustainability Manager
Como Gestor de Relações com Clientes e Sustentabilidade da StayUpon Hospitality Group sou responsável por garantir o mais alto nível de satisfação dos hóspedes durante a sua estadia, trabalhando em estreita colaboração com outros departamentos para exceder as expectativas dos hóspedes, resolver problemas rapidamente e melhorar a experiência geral dos hóspedes.
Sou também responsável pela implementação e manutenção de práticas e iniciativas sustentáveis nas operações dos hotéis, com o principal objetivo de reduzir o impacto ambiental dos hotéis do grupo e promover a sustentabilidade
Diretor de Qualidade e Ambiente Vila Galé
Pedro Azeitona
Formado em Engenharia do Ambiente e Energias Renováveis, iniciou a sua carreira na direção de qualidade de uma empresa que fabrica artigos em cortiça para a área alimentar. Numa segunda fase abraçou um projeto mais ligado a obras de média e alta tensão, onde desenvolveu a componente energética. Posteriormente e por fim transitou para a Vila Galé onde se encontra há 9 anos, desempenhando as funções de Diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança. Há cerca de 8 anos fez um mestrado em Gestão de PMEs e uma pós-graduação como Técnico Superior de Segurança Nível 6, para reforço de competências e ultimamente tem adquirido as mesmas em pequenas ações na área da sustentabilidade. Na Vila Galé, o desafio foi aumentando, com os projetos do Brasil, Cuba e este ano com a abertura de Espanha, o que tem trazido alguns estímulos, nomeadamente, na componente legal, mas acima de tudo muita aprendizagem.
Diretor da Revista Ambitur,
Pedro Chenrim
Pedro Chenrim é diretor da Revista Ambitur, uma das principais publicações impressas do setor turístico em Portugal nos últimos 33 anos, que também acompanha a evolução das novas tecnologias de comunicação, com atualização permanente na internet em www.ambitur.pt e nas principais redes sociais; e da Revista Ambiente Magazine, a primeira revista dedicada ao setor em Portugal, que cumpre este ano 31 anos.
Regional Manager Europe & MEA - Roiback
Pedro Gomes
Experienced Senior Business Development Manager with a demonstrated history of working in the leisure, travel & tourism industry. Skilled in Sales, Online Travel Landscape, Customer Relationship Management (CRM), Hospitality Industry and Pricing Strategy. Strong business development professional graduated from Universidade Internacional Lisbon.
Team Leader, Rewilding Portugal
Pedro Prata
Pedro grew up in a family farm in the central mountains of Portugal. Since childhood, he has been wandering through the grassland plateaus, venturing into the thick forests or simply sunbathing in the deep canyons of the rivers. It made him realise that there is a complex web of relations which wild nature so fruitfully shows in its many different aspects. He is passionate for nature in all its forms. Pedro is Team Leader for Rewilding Portugal that seeks to develop plausible strategies to deal with the high levels of land abandonment that have raged for decades in the country’s interior. Pedro is expanding this work to cover the whole Côa river basin that stretches as a natural wildlife corridor and that must be carefully managed so that it can bloom in diversity, using the rewilding strategy as the model to achieve these goals.
Diretor executivo na CNN Portugal
Pedro Santos Guerreiro
Jornalista. Diretor executivo da CNN Portugal e da TVI, estações de televisão em Portugal onde sou responsável pela área digital.
Carreira de jornalismo nos jornais, televisão, rádio e multimédia. Antes, fui diretor do Expresso e do Jornal de Negócios, de que fui fundador em 1997 aos 24 anos, para 24 anos depois ser também fundador do projecto CNN Portugal. Sempre jornalista. Orador e moderador em conferências. Participo em projetos culturais e académicos. Formação em Gestão.
Nova School of Business and Economics
Prof. Graham Miller
Graham holds the Instituto Rodrigo Guimarães Chair of Sustainable Business at Nova School of Business and Economics, where he is also the Academic Director of the Westmont Institute of Tourism and Hospitality. Graham’s research is focused on the drivers to create greater sustainability across society, with a particular emphasis on the travel and tourism sector. He is an appointed Fellow of the Academy of Social Sciences.
Graham is the former Pro-Vice-Chancellor and Executive Dean of the Faculty of Arts and Social Sciences at the University of Surrey, UK. Graham is the former co-editor of the Journal of Sustainable Tourism, the lead judge for the World Travel and Tourism Council’s Tourism for Tomorrow Awards and appointed member of the World Economic Forum’s Global Agenda Council for the Future of Sustainable Tourism.
Viajar, Viver & Voltar
Raquel Oliveira
Diputada Provincial de Turismo
Raquel Ruíz López
Diretor Executivo do Centro de Excelência e Inteligência Artificial no BPI
Ricardo Chaves
Após uma passagem inicial pela área financeira (Banif Investimento, Ministério das Finanças), Ricardo Chaves ingressou na McKinsey & Company.
Mais tarde, assumiu a área de Business Development, num family office de relevo, tendo tido como principal desafio fundar, como CEO, uma startup de aluguer de equipamentos (www.machrent.pt) que se tornou Top 3 no setor. Em 2011 regressa à McKinsey & Company, onde chega a Associate Principal, trabalhando Portugal, Espanha, Brasil e Angola, nas áreas da Banca e Telecomunicações, sempre com foco em Marketing & Vendas e integrando, na fase final, a liderança de um hub mundial de Advanced Analytics e Machine Learning. Em 2016 ingressa na SIBS onde foi responsável pelas áreas comerciais, de produto, Paywatch e Atendimento ao Cliente, sendo de destacar o seu papel de no go to market do MB WAY (actualmente com 5 milhões de utilizadores) e na redução da fraude online em mais de 50% mediante a introdução de IA na operativa anti-fraude.
Em 2022 juntou-se ao BPI com a missão de criar um Centro de Excelência de Inteligência Artificial e transformar o banco em “AI first”, tendo-lhe sido atribuído o prémio de “Data Executive of the Year” em 2023, pela DSPA (Data Science Portuguese Association).
Ricardo Chaves tem uma licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, um Mini-MBA organizado pela McKinsey, INSEAD, Kellog e Harvard e uma pós-graduação em “Applied Data Science” pelo MIT.
Rita Pereira
CEO no Grupo Almedina
Rita Pinto
Rita Pinto formou-se em Medicina Dentária, chegando a exercer como Médica Dentista em várias
clínicas de saúde. No entanto, rapidamente percebeu que não era aquilo que a apaixonava e
decidiu frequentar o MBA da Porto Business School.
Este programa levou-a a abraçar o negócio da família no final de 2014 como Responsável de
Operações, tendo em setembro de 2020 assumido a sua liderança. Rita Pinto é hoje CEO do
Grupo Almedina.
O Grupo Almedina foi fundado pelo seu avô em 1955 em Coimbra, sendo inicialmente conhecido
pela relevância para o público universitário. No entanto, hoje enquanto PME, é composto por 11
livrarias e várias marcas, tendo já expandido para o Brasil.
Nos últimos anos, a empresa investiu bastante na sua profissionalização, tendo formado um
Conselho de Administração diverso e representativo. Segundo Rita, este órgão foi fundamental
para a evolução do grupo.
Enquanto CEO e exemplo de uma empresa familiar em Portugal com um Advisory Board
constituído, Rita Pinto vem dar o seu testemunho, as vantagens que traz ao negócio e à
organização, bem como o processo que passou para o estabelecer.
Head of Sustainability, Exodus Adventure Travels
Rochelle Turner
Rochelle is the Head of Sustainability at Exodus Adventure Travels, a tour operator offering small group and self-guided adventure holidays in over 95 countries. Her role is to ensure that the company genuinely and actively embeds its mission of Improving life through travel, across all aspects of the business. Rochelle has spent her career conducting consumer, economic, market, ESG and policy research within the tourism sector and has had senior roles at Ipsos-MORI, TUI, Which? (the UK’s consumer organisation), and as VP Research & Sustainability at the World Travel & Tourism Council. Before joining Exodus, she worked in consulting, growing her knowledge and practice of both B Corp and ESG criteria and reporting.
Rochelle’s interests are particularly focused on ethical consumption both in terms of understanding why consumers purchase in the way that they do and in supporting the evidence base for how businesses can benefit through adopting more sustainable practices. She is the co-chair of the UK group Travel by B Corp.
Director de RH - Grupo Martinhal
Rui Cristino
Rui Cristino, nascido em 21 de fevereiro de 1977, natural de Portimão, casado com dois filhos, um de 9 anos e o outro com 14 anos.
Formado em Gestão, Bacharelato pela Universidade do Algarve, completou com sucesso, no ano de 2018, o programa Avançado em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica Portuguesa (Formação para Executivos da Católica Business School).
Em 2023 aceitou o convite das Escolas do Turismo de Portugal para ministrar formação e um módulo do nível 5 nas áreas da liderança, atividade paralela às suas funções prioritárias no Grupo Martinhal.
Em 2018/2019 apoia e dá suporte nas áreas dos Recursos Humanos à criação da Escola Internacional “United Lisbon International School”, projeto integrado no Grupo Martinhal.
Em 2014 é promovido a elemento da equipa Executiva do Grupo Martinhal, assumindo a categoria profissional de Diretor de Recursos Humanos do Grupo. Assume a política salarial e de desenvolvimento dos recursos humanos, como toda a operação estratégica dos Recursos Humanos integradas na Estratégia da Empresa.
Em 2009 Inicia funções no Grupo Martinhal, como Técnico de Recursos Humanos, desempenha funções garantindo a gestão técnica e a organização administrativa do departamento de recursos humanos.
Em 2008 trabalhou numa empresa na área da Construção, venda por grosso de Materiais de Construção Civil, tendo como responsabilidade suporte à contabilidade geral e analítica, como também Recursos Humanos.
Country Sales Manager - Mirai
Rui Maria
A positive, proactive and dynamic professional Sales Leader with over 20 years of Sales/ Marketing, E-commerce & Revenue Management experience in hospitality industry. Enthusiastic and self-motivated. 100% results driven, passionate about goals, sales, sales processes, teamwork and results.
An innovative strategist with a track record of success managing projects, campaigns and initiatives designed to enhance brand awareness and to facilitate expansion into new markets. Specialized in launching new businesses as well as turning around under-performing properties to achieve increased sales and profits. Negotiation experience with top players in the industry, driving win/win long term partnerships. A motivational manager with a fun loving leadership style capable of coaching and empowering individuals to enable them to fulfil their potential whilst ensuring that they make a positive contribution to the achievement of business objectives.
Specialties: Sales, E-commerce, Negotiation, Pricing strategy, Revenue Management, Marketing Management, Customer Understanding, People Management, Recruiting.
When I am not working, I love to spend time with my family. I am passionate about motorbikes, windsurfing, golf and guitar playing
Diretor de Estratégia e Conhecimento - Turismo de Portugal
Sérgio Guerreiro
Doutorado em Turismo. Diretor Coordenador da Direção de Estratégia e Gestão do Conhecimento no Turismo de Portugal e Chairman do Comité de Turismo da OCDE. Perito em vários grupos de trabalho de organizações internacionais como OMT, OCDE, ETC e WEF. Professor Auxiliar Convidado na Nova SBE, Nova IMS e Universidad Europea das Canarias.
Universidade Europeia
Sofia Almeida
Coordenadora Científica do Polo CETRAD-UE | Scientific Coordinator of the CETRAD-UE Coordenadora da Área Turismo & Hospitalidade | Tourism & Hospitality Area CoordinatorCoordenadora do PhD em Gestão do Turismo I Tourism Management PhD CoordinatorCoordenadora do Mestrado em Gestão do Turismo I Tourism Management Master Coordinator
Lovely Lisbonner
Sónia Justo
A Família Neves
Tânia Neves e Fernando Neves
IPSetúbal
Teresa Costa
Teresa Costa holds a PhD in Management and developed her Post PhD in Entrepreneurship and Social Capital in Tourism at the University of São Paulo. She is a coordinator professor in the Department of Economics and Management at the Business School at the Polytechnic Institute of Setúbal. She is a researcher at CiTUR – Center for Applied Research in Tourism, member of the scientific board of CITUR-Estoril, editor-in-chief of EJTHR (European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation) during 2018-2021. She is an invited professor at several national and international universities where she collaborates in several masters and doctoral.
Presidente da Associação Portuguesa de Bancos
Vítor Bento
Vítor Bento é Licenciado em Economia pelo ISEG, Mestre em Filosofia da Ação pela UCP-FCH e Doutorado em Estudos de Estratégia pela Universidade de Lisboa. Completou ainda vários programas na INSEAD sobre Governance.Atualmente é Presidente (& CEO) da Associação Portuguesa de Bancos (APB), membro do Conselho Superior da Universidade Católica, Professor Catedrático Convidado na Universidade. Católica Portuguesa (FCH) e na Universidade de Lisboa (ISCSP), membro da Direção da PWN (Professional Women Network) Lisboa, e membro do Conselho Geral do Instituto Português de Corporate Governance. No passado, ocupou diversos cargos executivos e não executivos em várias empresas. Liderou a Direção Geral do Tesouro, fundou e foi Presidente da Agência de Gestão da Dívida (IGCP), foi Director do Banco de Portugal, Membro do Comité Monetário Europeu, e administrador executivo da Autoridade Monetária de Macau. Para além disso, foi membro do Conselho de Estado (2009-2016). Lecionou temas de Economia e Finanças no ISEG, na Nova SBE e na Católica LSBE. É autor de vários livros sobre Economia, Assuntos Europeus e Estratégia, e comentador sobre assuntos de Economia e Finanças. Com uma ampla experiência tanto em cargos executivos como não-executivos, Vítor Bento traz uma visão sobre as quais principais diferenças entre os dois cargos e qual a influência de cada um.
Vice-Presidente da Direção da AHRESP
Vitor Sobral
O Chef Vítor Sobral é a grande referência da gastronomia nacional. Conhecido pela sua forma única de interpretar e modernizar pratos tradicionais portugueses, é mestre a conservar temperos e sabores tipicamente nossos.
Nascido em 1967, na margem sul do rio Tejo, enraíza a sua matriz de sabores nos paladares do litoral alentejano. O seu percurso levou-o aos restaurantes mais conhecidos, tendo hoje os seus próprios espaços:
A Tasca da Esquina, Taberna da Esquina, Pão da Esquina em Lisboa, Oficina da Esquina (Açores) e Lota da Esquina em Cascais. Espaços de referência onde Portugal se serve à mesa com uma dose generosa de inovação e inspiração.
Lista em actualização