O Programa está em actualização. Poderá sofrer alterações a qualquer momento. Recomendamos consulta regular.

A participação nas acções, pressupõe que seja titular de um ingresso válido para a BTL

Auditório AVK

Pavilhão 3

Quarta-feira, dia 28

11H00→13H00 | PORTUGAL TRADE AWARDS BY PUBLITURIS @BTL 2024

O Jornal Publituris realiza, anualmente, dois eventos para distinguir a excelência no Turismo: os Portugal Trade Awards e os Portugal Travel Awards. Estas iniciativas, únicas no seu género em Portugal, tiveram a sua génese em 1969 sob o nome de “Os Melhores do Turismo em Portugal”.
Este ano, há 96 nomeados a concurso em 16 categorias. Os nomeados foram escolhidos pela equipa do Publituris e os vencedores serão eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Organização:  Publituris

Local: Auditório AVK

15H00→17H00 | CNN Portugal Summit Portugal Tour

Com um contributo para o PIB na ordem dos 30 mil milhões de Euros, o Turismo é um dos sectores mais relevantes e enfrenta desafios gigantes, como a alta de mão de obra qualificada, ou a capacidade aeroportuária limitada. Mas enquanto uns querem atrair novos mercados, outros alertam para as consequências do excesso de turismo.

A CNN Portugal e a Bolsa de Turismo de Lisboa convidam para assistir à CNN Portugal Summit "Portugal Tour ", onde nos propomos debater as questões centrais, ouvindo alguns dos principais players nacionais e decisores políticos.

Organização:  CNN Portugal / BTL

Local: Auditório AVK

11H00→13H00 | Regenerating People, Places and Tourism

O turismo precisa de comunidades prósperas para florescer, mas as comunidades prósperas podem utilizar o turismo para as ajudar a regenerarem-se e a tornarem-se lugares melhores. Como podemos reunir empresas e locais que permitam aos turistas e aos cidadãos locais desfrutar da companhia, dos espaços e das vidas uns dos outros? Como é que os turistas e os cidadãos locais podem desfrutar dos ambientes naturais em que vivem e garantir que estes beneficiam do turismo para serem mais bonitos no futuro? Será que o turismo regenerativo tem algo a dizer sobre as alterações climáticas e os problemas da deslocação em massa de pessoas? Este evento reunirá oradores de dentro e de fora do turismo para refletir sobre o impacto destas ideias na indústria do turismo e nos locais que as pessoas visitam.

Organização:  Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality

Local: Auditório AVK

14H30→16H00 | Turismo 4.0: competências a desenvolver para um novo modelo de negócio

“Com a participação de especialistas de referência do setor, nesta conferência iremos analisar a necessidade de desenvolvimento de competências decorrentes da alteração do modelo de negócio (cada vez mais ágil e digital). Serão focadas questões como quais as principais competências a desenvolver, como atrair e reter talento ou como, no setor, a inteligência artificial moldará o comportamento do consumidor e que exercícios os operadores turísticos devem desenvolver para otimizar a experiência dos clientes.”

Organização:  CATÓLICA-LISBON | Executive Education

Local: Auditório AVK

16H30→17H30 | Enoturismo - Um mundo de experiências

O universo do Enoturismo, em Portugal, somava, no final de 2022, 458 unidades que desenvolviam atividade no mundo das experiências vínicas. O Turismo de Portugal tem o mundo do Enoturismo como estratégico na promoção e diferenciação do destino e pelo que se percebe, será uma aposta ganha e de sucesso.
Além dos serviços tradicionais de provas e visitas às vinhas e adegas, há novos produtos: experiências gastronómicas, eventos e vindimas.
Nesta conferência co-organizada entre a BTL e o jornal PUBLITURIS, pretende-se desvendar as oportunidades, mas também os desafios, que são colocados ao Enoturismo em Portugal e que mercados respondem positivamente a este apelo em torno do universo do vinho em Portugal.

Organização:  Publituris

Local: Auditório AVK

10H00→12H45 | Conferência Smart and Green Tourism III

A Ambitur e a Ambiente Magazine vão realizar a 3ª edição da Conferência Smart and Green Tourism, em parceria com a Fundação AIP. O objetivo é debater de que forma o setor do turismo pode caminhar para uma maior sustentabilidade, através de dois painéis que abordam os setores da Hotelaria e da Mobilidade.

Organização:  Revista Ambitur

Local: Auditório AVK

14H30→16H00 | PROGRAMA EMPRESAS TURISMO 360°

Reconhecer as empresas comprometidas com a sustentabilidade Environmental – Social - Governance

Organização:  Turismo de Portugal

Local: Auditório AVK

16H30→18H00 | GALA MICHELIN PORTUGAL - IMPORTÂNCIA PARA A GASTRONOMIA PORTUGUESA

Organização:  AHRESP

Local: Auditório AVK

Palco BPI

Pavilhão 3

14H30→15H15 | Descubra como a Inteligência Artificial está a revolucionar o Turismo

Nesta Masterclass, iremos mergulhar no mundo da IA e do Turismo, explorando como esta tecnologia inovadora está a transformar a forma como viajamos, trabalhamos e experienciamos o mundo:
• Evolução da IA: O que é a IA? Quais os diferentes tipos de IA e como têm evoluído?
• Aplicações da IA no Turismo: Iremos explorar as diversas aplicações da IA em todos os setores do Turismo, desde a personalização de viagens à otimização de operações.
• Ferramentas Google para IA: Iremos demonstrar como o Gemini e outras ferramentas poderão ajudar a Indústria a tirar melhor partido de IA

Organização:  NEST

Local: Palco BPI

15H30→16H30 | ROBOTS AND HOSPITALITY: A NEW ERA OF COOPERATION FOR A TRANSFORMING SECTOR

The hospitality industry has changed in recent years: less workforce, more demanding staff, high inflation, and changing customer behavior. Service robotics is the best solution to continue to offer excellent customer service and a tool to help staff.

Organização:  UNITED ROBOTICS

Local: Palco BPI

17H00→18H30 | Governance no Sector do Turismo

O sector do Turismo em Portugal é conhecido por ser altamente fragmentado e maioritariamente composto por empresas familiares, detetando-se, infelizmente, muitas vezes a falta de boas práticas de Governance. A sessão “Governance no Sector do Turismo” vem questionar esta ideia, debatendo e argumentando como a implementação de práticas de Governance adequadas podem melhorar a transparência, eficiência, gestão de riscos e tomada de decisões estratégicas das organizações, para além de sustentabilizar o melhor retorno do investimento.
Moderado por José Maria Barcia, especialista na área de comunicação, a sessão contará com um painel de quatro oradores. Maria da Glória Ribeiro, Managing Partner da Amrop Portugal, expert em Executive Search e Board Review, traz um ponto de vista sobre a necessidade de as empresas terem Governance constituído com elementos independentes e adequados na sua composição. António Nogueira Leite, professor na Nova SBE, traz uma visão sobre as vantagens e a importância para os acionistas de as empresas em Portugal prestarem uma maior atenção à área de Governance. Vítor Bento, por já ter desempenhado várias funções de CEO e chair, traz uma perspetiva sobre quais as principais diferenças entre os dois cargos e qual a influência de cada um. Rita Pinto, CEO do Grupo Almedina, uma PME com um Conselho de Administração devidamente constituído, dá o seu testemunho sobre as vantagens que traz ao negócio e à organização a iniciativa de formar um Advisory Board, inclusivo e com membros independentes.

Organização:  AMROP

Local: Palco BPI

10H15→11H30 | Do acolhimento à experiência: a humanização na Hotelaria

A mesa redonda "Do Acolhimento à Experiência: Humanização na Hotelaria" irá explorar a crescente importância da humanização no setor hoteleiro, destacando o acolhimento e a atenção personalizada aos hóspedes enquanto experiências memoráveis. Os membros do painel discutirão estratégias e práticas para promover a humanização na hotelaria, que promovam a qualidade dos serviços e o fortalecimento do relacionamento com os clientes. A sinopse reflete o compromisso do evento em explorar a forma como a humanização pode ser um diferencial competitivo no setor hoteleiro, contribuindo para experiências enriquecedoras e duradouras para os hóspedes

Organização:  Universidade Europeia

Local: Palco BPI

12H00→13H00 | O Valor das Experiências no Turismo

As experiências são cada vez mais importantes na fidelização dos turistas e na criação de contextos de atração de novos segmentos de mercado, criando novos desafios e oportunidades para os operadores do sistema. Inovação e criatividade são palavras chave para esta agenda de mobilização para o setor do turismo - nesta sessão moderada pelo economista e gestor Francisco Jaime Quesado teremos os testemunhos do Gonçalo Cadilhe (escritor de viagens), Tiago Quaresma (Grupo Valor do Templo) e Catarina Alves Ribeiro (Brainding).

Organização:  BTL

Local: Palco BPI

13h15→15H15 | ALDEIAS DE PORTUGAL

Apresentação e discussão de uma proposta de estratégia para as Aldeias, construída a partir de um processo de participação ativa das populações. Uma oportunidade para debater iniciativas que poderão moldar o futuro das Aldeias de Portugal. Em simultâneo decorre uma degustação de produtos das aldeias. -> esta parte pode incluir-se na sinopse?

Dinamização: 

Direção da ATA-Associação de Turismo de Aldeia


Inscrições através deste link

Organização:  Município Idanha-A-Nova

Local: Palco BPI

15H30→16H45 | 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo

Organização:  BPI

Local: Palco BPI

17H30→18H30 | SUSTENTABILIDADE NO TURISMO E PLACEBRAND

Neste painel serão discutidos os temas da sustentabilidade no setor do turismo e sua relação com a temática do placebrand, como forma das empresas e destinos competirem e cooperarem a nível nacional e mundial para atraírem turistas qualificados.

Organização:  ISCTE

Local: Palco BPI

11H00→12H00 | AI no Turismo

“A Inteligência Artificial (IA) e o ChatGpt ao serviço do Turismo na promoção de Terra de Miranda, um projecto tecnológico inovador que aliou o município de Miranda do Douro em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) – Terras de Trás-os-Montes e a Microsoft Portugal. Esta apresentação é subordinada ao tema Pauliteiros de Miranda, aliando e destacando cultura, património, turismo e tradições pelo recurso às tecnologias mais recentes.”

Organização:  Microsoft

Local: Palco BPI

12H30→13H30 | À conversa sobre sustentabilidade no setor do Turismo

A sustentabilidade impõe vários desafios ao setor do Turismo que se devem transformar em oportunidades para impulsionar a competitividade das empresas.
Reunindo intervenientes com perspetivas diferentes, mas complementares, espera-se uma conversa de partilha enriquecedora para os empresários deste setor.

Organização:  Banco BPI

Local: Palco BPI

14H30→15H15 | Transformar Desafios em Oportunidades: Educação, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade na Restauração

A inovação tecnológica, a formação profissional e a sustentabilidade são três áreas aparentemente distintas, mas que se complementam e contribuem para um futuro mais próspero e consciente no setor do turismo e da gastronomia.

Serão abordadas as seguintes questões:

- As tendências de consumo e previsões analíticas geradas por apps, que utilizam dados para impulsionar decisões mais inteligentes e sustentáveis no setor da restauração, com o CEO da maior app de descoberta de restaurantes.

- A formação em turismo enquanto alavanca para um futuro sustentável, pela visão de um diretor de uma escola de turismo comprometido com a formação de profissionais conscientes e motivados.

- A experiência de uma Chefe e Proprietária de um restaurante, que explica como a sustentabilidade , além de uma prática ética, é também um diferencial competitivo e uma fonte de inovação.
A sinergia entre formação, sustentabilidade e tecnologia pode moldar um futuro onde a inovação é impulsionada pela consciência ambiental e oportunidades de negócio sustentáveis.

Organização:  NEST

Local: Palco BPI

16H30→19H00 | Inovação e Sustentabilidade no Turismo

Portugal é identificado com um destino turístico competitivo na sua diversidade cultural e criativa através do turismo que tem contribuído para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios. Adquirindo um estatuto de destino turístico sustentável tem existido um crescente interesse na sustentabilidade no turismo, fazendo-se uso adequado dos recursos ambientais, premiando-se, quer a autenticidade sociocultural das comunidades, quer uma minuciosa gestão para assegurar que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo.
Neste sentido, a conferência “Inovação e sustentabilidade no turismo” tem como principal objetivo refletir sobre linhas de investigação relacionadas com a inovação e a sustentabilidade no turismo e apresentar projetos científicos nestes domínios, baseados na prática de terreno, os quais, tem contribuído para o aprofundamento da investigação e partilha de conhecimento à escala nacional e mundial.

Organização:  RIPTUR - Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo

Local: Palco BPI

16H00→17H00 | ENTREGA DE PRÉMIOS | CONCURSO DE FOTOGRAFIA EU FIZ O MOCHILÃO NA AMÉRICA LATINA

Organização:  BTL | Casa da América Latina

Local: Palco BPI

17H30→19H00 | BTL TRAVEL INFLUENCER

És um viajante nato e trazes sempre histórias incríveis na tua bagagem?
Torna-te um BTL Travel influencer e vem partilhar a tua melhor história de viagens, que tenhas realizado. A BTL tem o palco para ti. Envia a tua candidatura e poderás vir contar ao vivo a tua melhor história, no Palco BPI.

Organização:  BTL

Local: Palco BPI

BTL Lab by Pousadas de Juventude

Pavilhão 3

11H00→11H30 | XLR8 RMS - Nova Funcionalidade para o seu Hotel se Destacar da Concorrência

Com a nova funcionalidade de visualização dados de procura de mercado do RMS da XLR8 como mote, vamos falar sobre a importância destes dados. Veremos como são essenciais para antecipar o comportamento dos clientes, ficar um passo à frente da concorrência e atingir o máximo potencial de receita. Junte-se à XLR8 neste momento focado em Revenue Management.

Organização:   XLR8 RMS

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

STARTUPS

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H00→14H30 | FIZEMOS UMA PAUSA E FOMOS VIAJAR

Tinham o desejo de viajar mais tempo do que os dias de férias permitiam, mas a responsabilidade do trabalho fez adiar esse sonho. No dia em que ganharam coragem, partiram de malas e bagagens pelo mundo. Raquel percorreu África de carro durante um ano, a Marta e o Euclides foram de mochila para a Ásia e o João e a Daniela fizeram uma road trip pela Europa.

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

15H00→15H30 | SOZINHAS PELO MUNDO

De Portugal até à América Latina. De Portugal até à Austrália e Ásia. Estas aventureiras começaram a explorar o mundo sozinhas e não há quem as pare!

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

16H00→16H30 | PELO MUNDO COM OS NOSSOS FILHOS

Ninguém lhes diga que aumentar a família é sinónimo de abrandar o ritmo! Têm mil e uma viagens como exemplo de que tudo é possível, até com os mais pequenos.

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

17H00→17H30 | COMO PREPARAR UMA GRANDE VIAgEM

Médica de profissão, mas viajante de coração. Andreia Castro une diariamente as suas duas paixões com os múltiplos projetos na área da saúde e do turismo. Com aventuras em mais de 90 países, vamos saber todas as recomendações do que nunca pode faltar na preparação de uma grande viagem.

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

18H00→18H30 | AS VIAGENS MUDARAM O MEU MUNDO

A viagem que mudou uma vida, uma verdadeira história de superação e a concretização de um sonho que Bryan nem sabia que existia!

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

10H30→11H30 | Enriquecendo a Experiência do Hóspede com Tecnologia e Dados

O hóspede moderno espera uma experiência tranquila, sem complicações, desde a reserva até à chegada e ao check-out.
Como podem os hoteleiros enriquecer esta experiência através da tecnologia e de dados? E, usá-la para aumentar ainda mais a sua facturação?Junte-se à Cloudbeds, WelcomePickups, Lighthouse e Civitfun, para uma discussão dinâmica sobre como atender às expectativas do hóspede moderno através da tecnologia e análise de dados, resultando num aumento do retorno do investimento (ROI).Aprenda com os nossos especialistas como elevar a experiência dos seus hóspedes, num mundo de hotelaria em constante evolução.

Organização:  Cloudbeds

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

STARTUPS

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H30→15H30 | Diverte-te uma hora entre amigos, e vem discutir os temas da actualidade

Organização:  Bedsrevenue

Local: Palco LAB

16H00→17H00 | ODISSEIAS AWARDS - TOP PARCEIROS 24

A Odisseias é uma empresa portuguesa, marcada pela inovação e empreendedorismo que, atualmente, se destaca no mercado do turismo, lazer e experiências. Fundada em 2005, a Odisseias rapidamente, se tornou uma referência no mercado português, oferecendo uma vasta seleção de experiências por todo o país, desde jantares gourmet a atividades de aventura, a Odisseias tem contribuído para o desenvolvimento do turismo local, incentivando os portugueses a descobrir as maravilhas do seu país e apoiando pequenos negócios locais.
ODISSEIAS AWARDS é a segunda edição desta iniciativa da Odisseias que visa distinguir, reconhecer e premiar os Parceiros que receberam as melhores pontuações, dos clientes, durante o último ano e que têm contribuído para o desenvolvimento do lazer e do turismo em Portugal. Neste evento iremos premiar várias categorias das áreas de: Estadias, Spa & Bem- Estar, Aventura e Gourmet e destacar os parceiros com melhores níveis de satisfação e agradecer pelo trabalho árduo, dedicação e contributo para o turismo.

Organização:  Odisseias

Local: Palco LAB

17h15→18H15 | Calling CFOs and COOs! “Best Practices to Increase Profit through Cost and Revenue Planning

Planning ahead is the key to success. By applying best practices and utilizing financial planning tools like Fairmas, hoteliers can ensure precise reporting and increase profitability in their businesses

Organização:  Fairmas GmbH – Representation Office

Local: Palco LAB

11H15→11H45 | MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO SETOR TURÍSTICO

“A ADENE- Agência para a Energia e o Turismo de Portugal unem esforços para impulsionar a mobilidade sustentável no setor do turismo. De forma a responder à ação prevista no Plano Turismo +Sustentável 20-23, que visa a elaboração de um estudo e avaliação sobre a certificação energética de frotas turísticas, A ADENE realizou o estudo "Mobilidade Sustentável no Setor do Turismo" que tem por objetivo avaliar a pertinência de referenciais nacionais de certificação energética de frotas de empresas turísticas, identificar oportunidades para a melhoria das práticas de mobilidade sustentável dos empreendimentos e emitir recomendações para a implementação de soluções inovadoras e eficientes.
O estudo baseia-se no potencial de melhoria identificado através da aplicação da metodologia de classificação do sistema de classificação energética de frotas MOVE+ da ADENE.”

Organização:  Turismo de Portugal / ADENE

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

STARTUPS

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H30→15H30 | INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPULSIONANDO O TURISMO BRASILEIRO

Histórico de ações e futuro do EmbraturLAB. Falaremos das chamadas públicas que realizamos para startups, o projeto Consórcio de Universidades e os projetos em desenvolvimento, as parcerias com empresas de tecnologias como Google e AirBNB, as aplicações de inovação aberta como chatbot e captação de dados e por fim, o que queremos realizar em 2024.

Organização:  Embratur

Local: Palco LAB

15H45→16H45 | Revolutionizing City Tours

Como a introdução de experiências digitais interativas e atraentes podem ajudar a revolucionar a forma como as pessoas exploram as cidades de todo o mundo.

Nesta conferência, será partilhado como os “Gamified Self-Guided tours” podem transformar a experiência turística. Abordaremos as tendências no setor e como a Explorial responde às necessidades e expectativas de diferentes grupos de consumidores sejam eles locais em atividades ao ar livre e entretenimento ou turistas nacionais e internacionais. A sessão também explorará estratégias para municípios, territórios, operadores turísticos e empresas, destacando benefícios

Organização:  Explorial

Local: Palco LAB

16H45→17H00 | O PAPEL DA TECNOLOGIA EM NOVAS OFERTAS TURÍSTICAS

A Movijovem e a e-GDS vão falar de como a tecnologia tem permitido concretizar ideias (e sonhos) com impacto nacional

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

17H30→18H00 | Instantâneos de Aventura: explorando o mundo com uma impressora Instax

Há uma fascinante interseção entre viagens a lugares remotos e a arte da fotografia instantânea: a conexão humana. É com base neste pensamento que a fotógrafa Ana Abrão conduzirá o público por uma viagem visual, explorando narrativas pessoais e partilhando histórias inspiradoras sobre como as câmaras Instax se tornaram uma extensão natural das suas jornadas por outros mundos, proporcionando não apenas registos visuais, mas também conexões profundas com as pessoas visitadas.