Auditório AVK

11H00→13H00 | PORTUGAL TRADE AWARDS BY PUBLITURIS @BTL 2024

O Jornal Publituris realiza, anualmente, dois eventos para distinguir a excelência no Turismo: os Portugal Trade Awards e os Portugal Travel Awards. Estas iniciativas, únicas no seu género em Portugal, tiveram a sua génese em 1969 sob o nome de “Os Melhores do Turismo em Portugal”.
Este ano, há 96 nomeados a concurso em 16 categorias. Os nomeados foram escolhidos pela equipa do Publituris e os vencedores serão eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).

Organização:  Publituris

Local: Auditório AVK

15H00→17H00 | CNN Portugal Summit Portugal Tour

Com um contributo para o PIB na ordem dos 30 mil milhões de Euros, o Turismo é um dos sectores mais relevantes e enfrenta desafios gigantes, como a alta de mão de obra qualificada, ou a capacidade aeroportuária limitada. Mas enquanto uns querem atrair novos mercados, outros alertam para as consequências do excesso de turismo.

A CNN Portugal e a Bolsa de Turismo de Lisboa convidam para assistir à CNN Portugal Summit "Portugal Tour ", onde nos propomos debater as questões centrais, ouvindo alguns dos principais players nacionais e decisores políticos.

Organização:  CNN Portugal / BTL

Local: Auditório AVK

11H00→13H00 | Regenerating People, Places and Tourism

O turismo precisa de comunidades prósperas para florescer, mas as comunidades prósperas podem utilizar o turismo para as ajudar a regenerarem-se e a tornarem-se lugares melhores. Como podemos reunir empresas e locais que permitam aos turistas e aos cidadãos locais desfrutar da companhia, dos espaços e das vidas uns dos outros? Como é que os turistas e os cidadãos locais podem desfrutar dos ambientes naturais em que vivem e garantir que estes beneficiam do turismo para serem mais bonitos no futuro? Será que o turismo regenerativo tem algo a dizer sobre as alterações climáticas e os problemas da deslocação em massa de pessoas? Este evento reunirá oradores de dentro e de fora do turismo para refletir sobre o impacto destas ideias na indústria do turismo e nos locais que as pessoas visitam.

Organização:  Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality

Local: Auditório AVK

14H30→16H00 | Turismo 4.0: competências a desenvolver para um novo modelo de negócio

“Com a participação de especialistas de referência do setor, nesta conferência iremos analisar a necessidade de desenvolvimento de competências decorrentes da alteração do modelo de negócio (cada vez mais ágil e digital). Serão focadas questões como quais as principais competências a desenvolver, como atrair e reter talento ou como, no setor, a inteligência artificial moldará o comportamento do consumidor e que exercícios os operadores turísticos devem desenvolver para otimizar a experiência dos clientes.”

Organização:  CATÓLICA-LISBON | Executive Education

Local: Auditório AVK

16H30→17H30 | Enoturismo - Um mundo de experiências

O universo do Enoturismo, em Portugal, somava, no final de 2022, 458 unidades que desenvolviam atividade no mundo das experiências vínicas. O Turismo de Portugal tem o mundo do Enoturismo como estratégico na promoção e diferenciação do destino e pelo que se percebe, será uma aposta ganha e de sucesso.
Além dos serviços tradicionais de provas e visitas às vinhas e adegas, há novos produtos: experiências gastronómicas, eventos e vindimas.
Nesta conferência co-organizada entre a BTL e o jornal PUBLITURIS, pretende-se desvendar as oportunidades, mas também os desafios, que são colocados ao Enoturismo em Portugal e que mercados respondem positivamente a este apelo em torno do universo do vinho em Portugal.

Organização:  Publituris

Local: Auditório AVK

10H00→12H45 | Conferência Smart and Green Tourism III

A Ambitur e a Ambiente Magazine vão realizar a 3ª edição da Conferência Smart and Green Tourism, em parceria com a Fundação AIP. O objetivo é debater de que forma o setor do turismo pode caminhar para uma maior sustentabilidade, através de dois painéis que abordam os setores da Hotelaria e da Mobilidade.

Organização:  Revista Ambitur

Local: Auditório AVK

14H30→16H00 | PROGRAMA EMPRESAS TURISMO 360°

Reconhecer as empresas comprometidas com a sustentabilidade Environmental – Social - Governance

Organização:  Turismo de Portugal

Local: Auditório AVK

16H30→18H00 | GALA MICHELIN PORTUGAL - IMPORTÂNCIA PARA A GASTRONOMIA PORTUGUESA

Organização:  AHRESP

Local: Auditório AVK

Palco BPI

10H15→11H30 | Do acolhimento à experiência: a humanização na Hotelaria

A mesa redonda "Do Acolhimento à Experiência: Humanização na Hotelaria" irá explorar a crescente importância da humanização no setor hoteleiro, destacando o acolhimento e a atenção personalizada aos hóspedes enquanto experiências memoráveis. Os membros do painel discutirão estratégias e práticas para promover a humanização na hotelaria, que promovam a qualidade dos serviços e o fortalecimento do relacionamento com os clientes. A sinopse reflete o compromisso do evento em explorar a forma como a humanização pode ser um diferencial competitivo no setor hoteleiro, contribuindo para experiências enriquecedoras e duradouras para os hóspedes

Organização:  Universidade Europeia

Local: Palco BPI

12H00→13H00 | O Valor das Experiências no Turismo

As experiências são cada vez mais importantes na fidelização dos turistas e na criação de contextos de atração de novos segmentos de mercado, criando novos desafios e oportunidades para os operadores do sistema. Inovação e criatividade são palavras chave para esta agenda de mobilização para o setor do turismo - nesta sessão moderada pelo economista e gestor Francisco Jaime Quesado teremos os testemunhos do Gonçalo Cadilhe (escritor de viagens), Tiago Quaresma (Grupo Valor do Templo) e Catarina Alves Ribeiro (Brainding).

Organização:  BTL

Local: Palco BPI

13h15→15H15 | ALDEIAS DE PORTUGAL

Apresentação e discussão de uma proposta de estratégia para as Aldeias, construída a partir de um processo de participação ativa das populações. Uma oportunidade para debater iniciativas que poderão moldar o futuro das Aldeias de Portugal. Em simultâneo decorre uma degustação de produtos das aldeias. -> esta parte pode incluir-se na sinopse?

Dinamização: 

Direção da ATA-Associação de Turismo de Aldeia


Inscrições através deste link

Organização:  Município Idanha-A-Nova

Local: Palco BPI

15H30→16H45 | 6ª edição do Prémio Nacional de Turismo

Organização:  BPI

Local: Palco BPI

17H30→18H30 | SUSTENTABILIDADE NO TURISMO E PLACEBRAND

Neste painel serão discutidos os temas da sustentabilidade no setor do turismo e sua relação com a temática do placebrand, como forma das empresas e destinos competirem e cooperarem a nível nacional e mundial para atraírem turistas qualificados.

Organização:  ISCTE

Local: Palco BPI

11H00→12H00 | AI no Turismo

“A Inteligência Artificial (IA) e o ChatGpt ao serviço do Turismo na promoção de Terra de Miranda, um projecto tecnológico inovador que aliou o município de Miranda do Douro em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) – Terras de Trás-os-Montes e a Microsoft Portugal. Esta apresentação é subordinada ao tema Pauliteiros de Miranda, aliando e destacando cultura, património, turismo e tradições pelo recurso às tecnologias mais recentes.”

Organização:  Microsoft

Local: Palco BPI

12H30→13H30 | À conversa sobre sustentabilidade no setor do Turismo

A sustentabilidade impõe vários desafios ao setor do Turismo que se devem transformar em oportunidades para impulsionar a competitividade das empresas.
Reunindo intervenientes com perspetivas diferentes, mas complementares, espera-se uma conversa de partilha enriquecedora para os empresários deste setor.

Organização:  Banco BPI

Local: Palco BPI

14H30→15H15 | Transformar Desafios em Oportunidades: Educação, Inovação Tecnológica e Sustentabilidade na Restauração

A inovação tecnológica, a formação profissional e a sustentabilidade são três áreas aparentemente distintas, mas que se complementam e contribuem para um futuro mais próspero e consciente no setor do turismo e da gastronomia.

Serão abordadas as seguintes questões:

- As tendências de consumo e previsões analíticas geradas por apps, que utilizam dados para impulsionar decisões mais inteligentes e sustentáveis no setor da restauração, com o CEO da maior app de descoberta de restaurantes.

- A formação em turismo enquanto alavanca para um futuro sustentável, pela visão de um diretor de uma escola de turismo comprometido com a formação de profissionais conscientes e motivados.

- A experiência de uma Chefe e Proprietária de um restaurante, que explica como a sustentabilidade , além de uma prática ética, é também um diferencial competitivo e uma fonte de inovação.
A sinergia entre formação, sustentabilidade e tecnologia pode moldar um futuro onde a inovação é impulsionada pela consciência ambiental e oportunidades de negócio sustentáveis.

Organização:  NEST

Local: Palco BPI

16H30→19H00 | Inovação e Sustentabilidade no Turismo

Portugal é identificado com um destino turístico competitivo na sua diversidade cultural e criativa através do turismo que tem contribuído para o desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios. Adquirindo um estatuto de destino turístico sustentável tem existido um crescente interesse na sustentabilidade no turismo, fazendo-se uso adequado dos recursos ambientais, premiando-se, quer a autenticidade sociocultural das comunidades, quer uma minuciosa gestão para assegurar que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo.
Neste sentido, a conferência “Inovação e sustentabilidade no turismo” tem como principal objetivo refletir sobre linhas de investigação relacionadas com a inovação e a sustentabilidade no turismo e apresentar projetos científicos nestes domínios, baseados na prática de terreno, os quais, tem contribuído para o aprofundamento da investigação e partilha de conhecimento à escala nacional e mundial.

Organização:  RIPTUR - Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo

Local: Palco BPI

16H00→17H00 | ENTREGA DE PRÉMIOS | CONCURSO DE FOTOGRAFIA EU FIZ O MOCHILÃO NA AMÉRICA LATINA

Organização:  BTL | Casa da América Latina

Local: Palco BPI

17H30→19H00 | BTL TRAVEL INFLUENCER

És um viajante nato e trazes sempre histórias incríveis na tua bagagem?
Torna-te um BTL Travel influencer e vem partilhar a tua melhor história de viagens, que tenhas realizado. A BTL tem o palco para ti. Envia a tua candidatura e poderás vir contar ao vivo a tua melhor história, no Palco BPI.

Organização:  BTL

Local: Palco BPI

BTL Lab by Pousadas de Juventude

11H00→11H30 | XLR8 RMS - Nova Funcionalidade para o seu Hotel se Destacar da Concorrência

Organização:   XLR8 RMS

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H00→14H30 | FIZEMOS UMA PAUSA E FOMOS VIAJAR

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

15H00→15H30 | SOZINHAS PELO MUNDO

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

16H00→16H30 | PELO MUNDO COM OS NOSSOS FILHOS

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

17H00→17H30 | COMO PREPARAR UMA GRANDE VIAgEM

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

18H00→18H30 | AS VIAGENS MUDARAM O MEU MUNDO

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

10H30→11H30 | Enriquecendo a Experiência do Hóspede com Tecnologia e Dados

Organização:  Cloudbeds

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H30→15H30 | Diverte-te uma hora entre amigos, e vem discutir os temas da actualidade

Organização:  Bedsrevenue

Local: Palco LAB

16H00→17H00 | ODISSEIAS AWARDS - TOP PARCEIROS 24

Organização:  Odisseias

Local: Palco LAB

17h15→18H15 | Calling CFOs and COOs! “Best Practices to Increase Profit through Cost and Revenue Planning

Organização:  Fairmas GmbH – Representation Office

Local: Palco LAB

11H15→11H45 | MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NO SETOR TURÍSTICO

Organização:  Turismo de Portugal / ADENE

Local: Palco LAB

12H00→13H00 | NEST–CENTRO DE INOVAÇÃO AO TURISMO APRESENTA

Organização:  NEST

Local: Palco LAB

14H30→15H30 | INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS IMPULSIONANDO O TURISMO BRASILEIRO

Organização:  Embratur

Local: Palco LAB

15H45→16H45 | Revolutionizing City Tours

Organização:  Explorial

Local: Palco LAB

16H45→17H00 | O PAPEL DA TECNOLOGIA EM NOVAS OFERTAS TURÍSTICAS

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

17H30→18H00 | Instantâneos de Aventura: explorando o mundo com uma impressora Instax

Organização:  FUJIFILM PORTUGAL, S.A.

Local: Palco LAB

18h15→18H45 | 3 ANOS DE VOLTA AO MUNDO

Organização:  Movijovem

Local: Palco LAB

Palco BTL Cultural

12H30→13H30 | CASTILLA-LA MANCHA Y ALBACETE, “LOS DESTINOS DE LAS MARAVILLAS”