➡ Vítor Costa, Director Geral da Associação de Turismo de Lisboa e Presidente da ERT-RL

Cheira a Lisboa. Lisboa, cidade e região que soma prémios atrás de prémios no sector do Turismo, é Destino Nacional Convidado da BTL 2019. Uma escolha que premeia o sucesso que Lisboa tem alcançado e que tem colocado a capital, a região e o país na lista de must visit um pouco por todo o Mundo. Segundo Vítor Costa, Director Geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), o que potencia Lisboa é “o dinamismo, a capacidade de inovação, a requalificação do património, a disponibilização de novos equipamentos, o enriquecimento da qualidade e da diversidade dos produtos e a promoção de uma agenda cultural ecléctica“. Melhorar o sector do Turismo em Lisboa, refere, é sempre possível e “há que continuar a trabalhar na consolidação e conquista de mercados, bem como investir na melhoria e qualificação do destino“.

“Há que continuar a criar iniciativas que melhoram a qualidade de vida de quem aqui reside e a experiência de quem nos visita”

No World Travel Awards 2018, os Oscars do Turismo, cerimónia realizada pela primeira vez no nosso país, Portugal arrecadou 17 prémios e Lisboa festejou um bis: foi eleita “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break”, a nível mundial. Mas Lisboa, como realça Vítor, não é apenas a capital mas também uma região com “áreas turísticas bem consolidadas ou em franco desenvolvimento“. Existe na região de Lisboa uma multiplicidade de propostas e experiências atractivas, “desde o turismo náutico e de natureza, passando pelo surf, mergulho, gastronomia e enoturismo“, enumera.

A atribuição dos prémios é um grande orgulho para a região mas confessa que é preciso inovar, uma vez que só com “inovação, dinamismo e trabalho é possível chegar mais longe“. Os desafios, esses, são cada vez maiores e mais exigentes, sendo necessária visão e empreendedorismo.

O segredo de Lisboa passa pelo excelente trabalho dos profissionais do sector, acredita o Director Geral da ATL: “Quem nos (re)visita procura novas propostas e experiências (…) Se há procura, a oferta deve melhorar. Nada a que os profissionais do sector não estejam habituados a responder e superar de forma exemplar“, elogia.

BTL + Lisboa = Sucesso garantido

Creio que um dos pontos fortes da BTL é a aposta numa plataforma de divulgação e conteúdos, que dá a conhecer novos projectos

Enquanto Destino Nacional Convidado da BTL 2019, os visitantes podem esperar muita animação no stand de Lisboa, com “animação musical, exibições artísticas, degustações e apresentações dos 18 Municípios da Região“, enumera Vítor.

A presença da região na BTL era imperativa, uma vez que o evento “é um veículo de referência na promoção dos destinos turísticos, um relevante espaço de networking entre os vários profissionais e um palco muito interessante para a exploração das tendências do sector“. Durante os cinco dias da BTL, todos os que marcam presença têm a “oportunidade única de reunir contactos, partilhar experiências e, quem sabe, criar parcerias que no futuro podem revelar-se muito proveitosas“.

2019-02-25T18:06:18+00:00