➡ Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém

Reinventar e adaptar. É a visão comum dos Municípios durante e já a pensar no pós-pandemia. Esta ideia é corroborada pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, município que tem investido “…fundamentalmente na promoção turística, com reforço do digital, em projetos como o lançamento de um novo site dedicado ao turismo ou a criação de uma carta Gastronómica do Concelho de Santarém“. Divulgar a cultura e gastronomia de Santarém assumiu uma preponderância digital, fruto da pandemia, mas a promoção turística não fica por aí, como refere Ricardo Gonçalves: “Estamos ainda a preparar a
constituição de um Conselho Municipal do Turismo com a missão de promover a participação e o envolvimento dos stakeholders no desenvolvimento integrado e sustentável do Concelho“.

“Considero inegável que o futuro passa pela sustentabilidade do turismo, por uma maior eficiência no consumo de recursos e redução da pegada de carbono.”

A recuperação do turismo do Município de Santarém passará por uma premissa cada vez mais geral no que toca a “pensar” um novo turismo: sustentabilidade. É isso que fará a Câmara Municipal de Santarém, com uma aposta confessa no turismo de natureza, aproveitando o “Capital Natural” da região. É também uma aposta, nas palavras do Presidente da Câmara, “que simultaneamente privilegia a autenticidade“, com o objectivo “de poder captar mais turistas nacionais e estrangeiros“.

O Município não esquece que a gastronomia é peça-chave no projecto de divulgação turística. E será esse mesmo o enfoque da Câmara Municipal de Santarém na BTL 2021: “Em 2021 o Município terá a gastronomia como tema principal da presença no evento (…) Para além dos sabores de Santarém, também outros atributos da cidade e do Concelho estarão em destaque nesta edição da BTL, com ênfase para a sua agenda de eventos para 2021, apresentação de novas propostas de touring cultural e paisagístico e momentos de animação cultural.”

O Município vai fazer uma clara aposta na promoção da Gastronomia e nos produtos do Concelho, o stand de Santarém [na BTL] vai apresentar-se no evento como uma autêntica cozinha“.

No stand da Câmara Municipal de Santarém, com a Gastronomia como principal chamariz, os visitantes podem esperar a presença de chefs e cozinheiros de Santarém, que vão confeccionar pratos típicos da região em formato de showcooking, com provas de degustação incluídas. A isso, menciona Ricardo Gonçalves,  “juntam-se produtores de vinhos e produtores “da terra”, num conjunto de iniciativas com uma programação dinâmica e abundante ao longo de todo o evento.”

Sendo a BTL um ponto de encontro dos profissionais ligados ao turismo e a mais importante feira do sector em Portugal, consideramos uma plataforma fundamental para a promoção turística dos Municípios e para a sua afirmação enquanto destinos turísticos.”