BTL KIDS ROUTE

  • Município de Anadia   –  (Município Convidado BTL 2022)

“À descoberta do Município de Anadia” – Se o Município de Anadia queres conhecer, a três perguntas, tens que responder. Ao bem observar as respostar irás encontrar, e o teu carimbo obter.

“Match Anadia” – Para o carimbo obter, as imagens tens de fazer corresponder.

  • Associação de Promoção da Madeira

Vem construir um puzzle tipo Lego e pinturas faciais, com o monograma da marca, e no final tens direito a um carimbo do Stand da Madeira.

  • Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

Município de Alandroal

 Vem jogar ao Jogo do Sabichão sobre o concelho do Alandroal. Tens 3 perguntas para responder e se acertares em 2 respostas correctas terás direito a um prémio.

Município de Alpiarça

Alpiarça é uma vila situada no Ribatejo, com o Rio Tejo por perto. Este concelho tem muitos locais e atividades que vais gostar de conhecer e fazer!  Vem até ao nosso stand e, a brincar mostramos-te um pouco de Alpiarça! Vais de certeza querer visitar e conhecer-nos melhor. Esperamos por ti!

Município de Alvito

Encontra o stand do Município de Alvito e pede o folheto genérico. Terás de responder a 3 perguntas, de respostas muito fáceis e se acertares (claro que vais acertar!!) recebes um prémio.

Município de Beja

À Volta de Beja convida a percorrer cinco histórias que Beja tem para contar. Dos mais de dois mil e quinhentos anos de história da cidade, às paisagens deslumbrantes da grande planície alentejana, são muitos os tesouros que resistem ao tempo e merecem ser descobertos. Atreves-te a conhecer?

Município de Borba

Os Alquerques de Borba – Sabias que as mais conhecidas igrejas e fontes de Borba têm desenhados nas escadarias tabuleiros de Alquerque?
O Alquerque que é um jogo parecido com as “damas” que terá nascido no oriente e se tornou popular na Europa Medieval.

Município de Coruche

Jogo do Montado e de Coruche, onde cada participante escolhe aleatoriamente uma carta de entre várias disponíveis, essa carta tem uma pergunta sobre o Montado de Sobro e Cortiça ou sobre Coruche. Se acertar recebe um brinde e o respetivo carimbo no passaporte. Algumas pistas sobre a resposta podem ser encontradas nas informações que o espaço do município terá à disposição dos visitantes da BTL.

Município do Crato

Álvaro, é o nome da mascote do Crato que vai poder conhecer. Vem jogar connosco “À Descoberta do Município do Crato”.

Município de Cuba

À Descoberta de Fialho” – O brincar e o aprender caminham de mãos dadas com os mais pequenitos e por esse motivo convidamos-vos a participar neste jogo sobre a vida e obra de Fialho de Almeida, autor do séc. XIX e séc. XX, multifacetado, que escreveu sobre o Alentejo algumas das mais belas páginas da nossa literatura.

Município da Golegã

Construção de jogo da Memória com história, Focar o principal e mais emblemático património material e imaterial do Concelho, utilizando imagens representativas com uma breve explicação ou curiosidade das mesmas, dando a conhecer as origens e a cultura da Golegã. Cada memória terá a sua história. Terás de recortar as imagens formando as cartas do jogo. Ficarás a conhecer um pouco da Golegã e esperamos que nos visites em breve. Recebe o teu carimbo e um balão modelado com a tua forma preferida. Poderás escolher entre cães, girafas, abelhas, libelinhas, assas de borboleta, asas de anjo, espadas, cintos, laços para a cabeça, corações, chuchas, etc…  Começa já a pensar no teu preferido!

Município de Mora

Temática do Museu Megalítico – “Pinturas Rupestres” – Nesta actividade podes imitar as pinturas que foram produzidas pelos nossos antepassados, em Antas e Grutas. Num cartão com areia colada, assemelhando-se a rocha, poderás reproduzir a técnica ancestral do sopro, pintura com dedos e/ou com pincéis feitos de galhos.​

Temática do Fluviário – “O Mundo dos Rios na BTL”- Recorta, cola e constrói o teu anfíbio em origami. Aventura-te com colagens e pinturas do rio e assim construímos um peixe e um sapo, pinta desenhos das espécies que habitam nos nossos rios.

Município de Ponte de Sor

Faz a correspondência entre imagens e as diversas experiências que podes realizar em Ponte de Sor. São 12 para que fiques a conhecer bem este território. Participa no caça palavras/sopa de letras sobre o Turismo em Ponte de Sor e no final recebes um brinde de oferta, para que leves uma recordação deste concelho e nos venhas visitar em breve.

Município de Portel

Açorda “…com alma, corpo e coração”, uma descoberta com os cinco sentidos. A AÇORDA é um dos pratos mais emblemáticos da gastronomia alentejana. Com este jogo pretendemos aguçar o teu apetite com a descoberta, através  dos cinco sentidos, dos elementos essenciais das nossas açordas. Delicia-te com as açordas de Portel de “mil e uma variantes”.

Município de Redondo

Moinhos de Papel do Redondo – constrói um moinho de papel, que será depois colocado num lápis – com o intuito de divulgar a arte de trabalhar o papel, como acontece na Oficina das Ruas Floridas e que nos dias de hoje pode ser experienciada por quem visita esta vila alentejana.

Município de Santiago do Cacém

Despertar nos mais pequenos o interesse pelo Município de Santiago do Cacém, recorrendo a abordagens claras, simples e desafiadoras, por forma a promover um melhor conhecimento relativo a Santiago do Cacém nas vertentes culturais, turísticas, geográficas e outras. Surpresas e desafios serão uma certeza!

Município de Sousel

Joga das Diferenças: Em 2 imagens praticamente iguais alusivas ao Museu dos Cristos de Sousel, deves encontrar as 5 diferenças entre uma imagem e outra. Com o final do jogo devidamente superado, receberás como presente um brinde do Museu dos Cristos de Sousel.

Reserva de Alecrim

Queremos que venhas descobrir as estrelas e constelações que todos os dias estão à espreita, mas por víveres na cidade não as consegues ver! Vem e descobre as constelações e estrelas que estão mesmo por cima de ti!

  • Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Assiste ao Showcooking/Workshop para Crianças promovido pela Escola Profissional em Turismo de Aveiro, no Sábado, dia 19 de Março, das 14h30 – 15h30, participa na Mini-caça ao tesouro e vem Baloiçar no Centro de Portugal.

  • Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Oferta de brindes por parte do Municípios da Região presentes no stand.

Câmara Municipal de Alenquer

Visita o stand da Câmara Municipal de Alenquer e conhece a Rainha Santa Isabel que ensinará a origem das Festas do Império do Divino Espírito Santo e que será a figura central do livro de pintar que te vamos oferecer.

  • Direcção Geral do Património Cultural

Puzzle Biombos Namban – Museu Nacional de Arte Antiga – Sabes como se constrói uma parede de papel? Vem descobrir como montar uma com 24 peças de puzzle; depois, se visitares o Museu Nacional de Arte Antiga, podes ver uma parede pintada/coberta de ouro. Vem visitar-nos!

Desenhos para colorir –  Museu Nacional dos Coches – Sabes como se chamavam os automóveis/carros de antigamente, que eram puxados por cavalos? Então, vem descobrir e pintar um. Depois, com certeza, vais querer vê-los no Museu Nacional dos Coches. Esperamos por ti!

  • Fundação Côa Parque – Parque Arqueológico e Museu do Côa

Visita o espaço do Parque Arqueológico e Museu do Côa e vem descobrir a arte pré-histórica do Vale do Côa. Podes fazer várias atividades como puzzles, jogos e desafios com imagens que os nossos antepassados deixaram gravadas nas paredes de xisto do Vale do Côa, há 25 000 anos atrás.

  • Fundação Oriente – Museu do Oriente

 Vem conhecer as Histórias do Oriente, uma delas a história de 12 animais que atenderam ao chamamento de Buda! Um Samurai que teve por amigos um urso, um veado, uma lebre e um macaco! O dia em que o Sol deixou de brilhar no Japão; Estas são algumas das histórias que temos para, a todos, contar!

  • Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

A ciência está em toda a parte. Não acreditas? No Pavilhão do Conhecimento vais descobrir onde e como. Quer sejas cientista ou turista, junta-te a nós e conhece a ciência …experimentando! Podes escolher uma de quatro viagens que te levarão à descoberta de diferentes fenómenos científicos: Viagem pela Terra, Viagem com Dinossauros, Viagem ao Espaço e Viagem pelo Mundo do Micro plástico. Estamos à tua espera e se acertares ganhas uma pequena surpresa. Viva, Viva!

  • Turismo do Porto e Norte

Município de Vila Nova de Gaia

“O Livro Mágico da Lenda de Gaia”, dia 19 de Março, as crianças podem tirar fotografias no livro mágico. Paralelamente constroem um barquinho de papel para oferecerem ao Pai, pois dia 19 é Dia do Pai, da cor à escolha da criança (vermelho, azul, amarelo e verde), ou seja as cores da Logomarca de Gaia;  “A Chegada da Primavera”, dia 20 de Março; Robótica – “Os polinizadores”: – Exploração de robôs polinizadores “Bee-bot” e “Doc” Atividade de programação. Cada criança terá a possibilidade de programar o “seu” robot para realizar um percurso/tarefa pelo mapa dos Parques de Gaia; Origamis de acordo com o tema: Criação de origamis relacionados com a primavera: – Flores; – Insetos; – Pássaros. – Decoração dos origamis criados. – Aplicação dos origamis no Mural – “GAIA todo um mundo”; Quiz sobre Vila Nova de Gaia: Jogo de cartas à descoberta de Vila Nova de Gaia. Cada jogador terá que completar as 4 categorias do jogo: – Quiz; – Verdade/Mentira; – Mímica; – Desenho.

Município de Paredes

Vem jogar ao “Quantos queres” – Descobrir Paredes a brincar. O jogo “Quantos queres” é algo que se faz desde sempre e que faz parte das memórias dos mais velhos, mas que continua intemporal. Iremos desenvolver um esquema com perguntas alusivas a Paredes para que os mais pequenos possam levar para casa e brincar com os pais e amigos.

Termas de São Jorge – Santa Maria da Feira

Vem conhecer a mascote das Termas S. Jorge – o “Gotinhas”, participa numa atividade surpresa e ganha brindes e presentes aquando da colocação do carimbo no final da atividade.

Município de Valongo

O Município de Valongo  apresenta um QUIZ, com questões sobre este concelho, nomeadamente sobre as duas logomarcas que serão potenciadas na BTL (Pão/Regueifa/Biscoito e Serras), com a oferta de brinde às crianças participantes.

Município de Valença

Participa no jogo acerca do concelho de Valença e da relação com a fronteira, através de perguntas de escolha múltipla e fica a conhecer melhor este lindo concelho. Teremos kits para os aderentes, nomeadamente mochilas com agendas, lápis, etc.

Município de Viana do Castelo

Imagina só, uma viagem ao geoparque – São as rochas que nos contam as histórias mais antigas do geoparque através de marcas gravadas nas mesmas. E é com rochas que convidamos as crianças a contar a sua visita imaginária ao Geoparque Viana do Castelo, usando imagens inscritas nas rochas para expressar a sua aventura no território geoparque. (19 de Março).

  • Oceanário de Lisboa

O livro «Escanifoquê?», de André Letria e Ricardo Henriques, é o mapa de uma visita que envolve ovos, bicadas, dentes de tubarão e conta com a participação especial da mascote Vasco. Partindo da leitura orientada do livro, todos podem conhecer as espécies do Oceanário através de detalhes maravilhosos: olhos pintados, cores mais «exuberantes» (que são para afugentar o inimigo) e outros mecanismos de disfarce e de adaptação que tornam estas espécies verdadeiros «hidroninjas».

Entidades Participantes

Parceiro