Alexandre Miguel Mestre

Advogado – Cocoordenador do Setor Agroalimentar da Abreu Advogados, Doutor em Direito
Membro da Associação Internacional do Direito da Vinha e do Vinho
Foi Jurista na Confederação dos Agricultores de Portugal
Foi Secretário de Estado do Desporto e Juventude do XIX Governo Constitucional

Conferência:Enoturismo: sector sem lei?

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Ana Beatriz

Hoteleira ainda antes de nascer e com uma vasta experiência em consultoria e gestão hoteleira, Ana Beatriz é CEO & New Business Manager da ABC Hospitality. Licenciada em Gestão de Hotelaria na Universidade Lusófona, Lisboa, e com uma Especialização de Gestão Financeira & Hotelaria na Universidade de Cornell, em Itaka, EUA, Ana Beatriz iniciou a sua carreira no Grupo Hoteis Heritage Lisboa  na qual, anos mais tarde, assumiu o cargo de Diretora-geral, aos 28 anos. 

A paixão pela hospitalidade faz parte do seu ADN e da viagem espiritual e de autoconhecimento por que passou, coroada por uma viagem à Índia, levou-a a este momento exato da sua vida e carreira – traz hotéis para viver como Consultora de Hotelaria e fundadora da ABC Sustainable Luxury Hospitality, uma empresa de consultoria especializada em bem-estar e projetos hoteleiros sustentáveis através dos quais tenta reunir o maior número possível de pessoas em nome do Excelência da Hotelaria de Portugal.

Ana Beatriz

Hotelier even before her birth, and with a vast experience in Consulting and Hotel Management , Ana Beatriz is the CEO & New Business Manager at ABC Hospitality. With a degree in Hotel Management from Universidade Lusófona, in Lisboa, and with a “Financial and Hospitality Management ” specialization degree from Cornell University in Itaka, EUA, Ana Beatriz started her career at Heritage Lisboa  Hotels Group of which, years later, she took on the position of General director at the age of 28.

Passion for hospitality is part of her DNA, and her spiritual and self awareness journey which culminated in India, led her to this exact moment in her life and career: bringing hotels to life as Hospitality Consultant and founder of ABC Sustainable Luxury Hospitality, a consulting company which specializes in well being and sustainable hotel projects through which she tries to assemble the largest possible number of persons in the name of Excellency of Hospitality in Portugal.

Palco BTL LAB TALKS:Critérios ESG Em Hotelaria Práticas De Sustentabilidade E Sustainalytics

Ana Saldaña

Soy boricua, nacida en la isla de Puerto Rico. Mi padre puertorriqueño nacido en Manhattan, madre gallega, y abuela paterna belga. En fin, acostumbrados a movernos por el mundo.

Hice la carrera de Business Administration en USA, con major en International Business.

Cada año veníamos a España y Europa. En uno de esos viajes, me quedé a vivir en España.

Mi carrera profesional inicial fue en Auditoría en Price Waterhouse, y luego en control de gestión en un banco americano.

Después de años dedicada al mundo financiero y el management accounting, decidí dar un giro total a mi carrera. Me surgió la oportunidad de trabajar en el Puerto Rico Convention Bureau en España y años después en Turismo de Puerto Rico, también en España, promocionando mi tierra en el mercado español.

En el 2004, después de todo un research y plan de negocios, decidí emprender este proyecto de empresa que es ahora Viavinum, junto a una socia, quien por motivos personales al año tuvo que dejar la agencia, y yo decidí seguir adelante.

Iniciamos actividad en enero del 2005. Somos una de las agencias pioneras en España especializadas en Enoturismo. Viavinum es uno de los socios fundadores de la Asociación Española de Enoturismo y Turismo Gastronómico, y agencia homologada de las Rutas del Vino de España.

Viavinum empezó en 2005 como agencia receptiva operando en toda España. Y al poco tiempo, por reclamo de nuestros clientes, comenzamos a operar también en los principales destinos vitivinícolas de Francia, Italia y Portugal.

Diseñamos y organizamos principalmente viajes a medida alrededor del mundo del vino y la gastronomía tanto para particulares como para grupos en nuestros destinos. Ofrecemos principalmente al viajero aficionado a los vinos, una inmersión no solo en la cultura vinícola de las regiones, sino también cultural y gastronómica de cada región.

Igualmente, organizamos eventos y viajes de incentivo para empresas, normalmente de grupos pequeños, siempre con el vino como eje conductor o principal protagonista.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Andreia Castro

Influencer de Viagens

Travel Influencer

Conferência:Fotografia de viagem e vida selvagem

Andreia Ferreira

Natural do Porto. Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, e com um MBA em Gestão de Empresas, com Especialização em Marketing e Direção Comercial, pela Universidade Lusíada do Porto.
Iniciou a sua carreira como jornalista, mas depressa optou pela área do marketing e da comunicação, tendo trabalhado em editoras nacionais e com sucursais internacionais, e mais tarde em agências de comunicação.
Ingressou na equipa da Livraria Lello em 2018 como Diretora de Marketing e Comunicação. Em 2020 passou a assumir a Direção Geral da empresa.
É apaixonada por livros e viagens e adora correr. Acredita no poder transformador das histórias.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

António Brochado Correia

É licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, 1988-1993. Revisor Oficial de Contas desde 1999. Formação complementar no INSEAD. Membro do Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa.
É responsável pela coordenação de Auditoria e Revisão de Contas de alguns dos maiores grupos e instituições nacionais.

António Brochado Correia

Has a degree in Management and Business Administration from Universidade Católica Portuguesa (Portuguese Catholic University) , 1988-1993. Statutory Auditor since 1999. Complementary training at INSEAD. Member of the Superior Council of Universidade Católica Portuguesa.
Is in charge for the coordination of Auditing and Review of Accounts of some of the largest national groups and institutions.

Conferência :Smart and Green Tourism

António Pé-Curto

António Pé-Curto – Licenciado em Biologia e Mestre em Geologia Estrutural ambos pela Universidade de Évora. Possui um MBA pela Universidade Católica | Universidade Nova |MIT. Atualmente é diretor de unidade numa multinacional farmacêutica, investigador de Wine Business no ISCTE Business School, formador e professor de wine business em várias instituições. Fundou a Alle Wine uma start-up tecnológica na área do enoturismo que em 2018 ganhou o 1.º Prémio no concurso Wine Discoveries integrado nas Cidades Europeias do Vinho e foi Alfa start-up no Web Summit em 2019. Já em 2022, a Alle Wine, foi nomeada para Inovação do Ano pela Revista de Vinhos.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Ariane Coelho

Account Executive na FareHarbor | Portugal, UK, Países Nórdicos.
Mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital | Google, BBDO e JWT

Account Executive at FareHarbor | Portugal, UK, Nordic Countries.
More than 10 years experience in Digital Marketing | Google, BBDO and JWT

Palco BTL LAB TALKS:Estratégias para aumentar as suas reservas directas depois de uma crise

Artur Cabral

Fotógrafo de viagens

Travel photographer

Conferência:Fotografia de viagem e vida selvagem

Bernardo Cardoso

Bernardo de M. C. Barreiros Cardoso, atualmente é coordenador da equipa de turismo de Portugal no Brasil. Tem uma longa experiência profissional na área do marketing e comunicação, em especial em mercados de grande consumo, onde já trabalhou com marcas como Sagres, Água do Luso, Heineken, Budweiser entre muitas outras.

Ao longo destes anos, teve a oportunidade de gerir várias equipas e trabalhar com diversas ferramentas de marketing e trade marketing, comunicação e relações públicas, distribuição e vendas. Foi ainda responsável pela produção de grandes eventos em Portugal, Espanha e Brasil.

Nestes últimos anos, trabalhou como coordenador do Turismo de Portugal no Brasil, onde tem-se esforçado para conseguir implementar um novo dinamismo na promoção de Portugal.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Carina Monteiro

Diretora da TNews

TNews Director

Conferência:Inovação Tendências que estão a transformar o Turismo

Carlos Luiz

Diretor de Novos Negócios na Municípia, SA.

Licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa, com Mestrado Executivo em Gestão pela Universidade Católica e Licença de Oficial de Operações de Voo pelo Instituto Nacional de Aviação Civil.

Exerceu o cargo de Responsável pela Divisão de Fotografia Aérea e Navegador Aéreo durante 14 anos (2001 a 2015), as funções de Diretor de Projetos Internacionais assentes em Tecnologias de Informação Geográfica desde 2014 e a responsabilidade de criar e dirigir a Unidade de Novos Negócios da Municípia, SA. desde 2016.

Carlos Luiz

Director of New Business Development at Municípia, SA.

Degree in Geography and Regional Planning from Universidade Nova de Lisboa, with Executive Masters in Management from Universidade Católica and Flight Operations Officer License Official from Instituto Nacional de Aviação Civil.(National Institute of Civil Aviation).

Was in charge of the Division of Aerial Photography and Air Navigation for 14 years (2001 to 2015), Director of International Projects based on Geographic Information Technologies since 2014 and responsible for the creation and management of the New Business Development Unit at Municípia, SA. since 2016.

Palco BTL LAB TALKS:Novo modelo de prática e de dinamização do turismo territorial

Celina Tavares

Licenciada e mestre em línguas e relações empresariais pela Universidade de Aveiro​. Em maio de 2012 iniciou funções como Gestora de Produto no escritório da AICEP Portugal Global e Turismo de Portugal, em Dublin, Irlanda, onde viveu até dezembro de 2017. Em janeiro de 2018 assumiu o cargo de Diretora do Turismo de Portugal nos Estados Unidos da América.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Chitra Stern

Chitra Stern is the recipient of the prestigious Deloitte Institute Entrepreneur of the Year Award at the London Business School in 2014.  Chitra is of Singaporean Indian origin, an Electronic Engineer, Chartered Accountant and MBA (London Business School). Between 2017 and 2019, Chitra was on the Committee of Portugal IN, a special task force created by the Portuguese Prime Minister’s office to further enhance Foreign Direct Investment into Portugal (www.portugalin.gov.pt). She is also an invited professor for Luxury Marketing at the Nova School of Business and Economics, is on the board for Internationalization and Innovation at Catolica School of Business and Economics and is the current President of the Entrepreneurs Organization (www.eonetwork.org) in Portugal.  She is also on the Advisory Board of the Portuguese Association of Tertiary Education Institutes.

Owner and founding board member of Martinhal Family Hotels & Resorts (www.martinhal.com), Chitra is a passionate entrepreneur and real-estate developer, working alongside her business-partner and husband, Roman, on their projects in Portugal. The Martinhal group has a luxury collection of 4 resorts and hotels in Portugal.  The 5th Martinhal is in construction and will open later this year.  Martinhal Residences is a 5-star branded hotel residences project with apartments with serviced living (www.martinhalresidences.com) in Parque das Nações in Lisbon. They have had 4 children during the process of building up their businesses.

Their latest project, the United Lisbon Education Hub (www.eduhublisbon.com) is a large rehabilitation project and is being developed as an innovative ecosystem for education.  The first piece of the project, a world-class international school – the United Lisbon International School – opened in September 2020 and already has a student population of over 300 children across 30+ nationalities (www.unitedlisbon.school).  The school won the prestigious “Lisbon Prize” at the World Architecture Festival recently for its features of repurposing defunct industrial buildings for a higher purpose of education. The rest of the hub with office spaces, further education spaces and accommodation is being built out in the next 2 years.  The community has already started being built with the first collaboration partner – the Atlantic Station (www.atlanticstation.pt) which as a co-working space that tech entrepreneurs from all over the world are welcome to join. The Edu Hub’s purpose is to be thriving with innovators, tech companies and educators all contributing to the powerful ecosystem for education.

Conferência:Smart and Green Tourism

Palco BTL LAB:BTL LAB TALKS by NEST | Pessoas

Clara Riso

Clara Riso é formada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem um mestrado em Literatura Comparada, pela mesma Faculdade. Tem também um mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é pós-graduada em Cultura Portuguesa Contemporânea pelo Instituto Camões /Universidade Aberta. Entre 2004 e 2014 foi leitora do Instituto Camões em Budapeste (Hungria) e em Belgrado (Sérvia), contexto em que foi também corresponsável pela ação cultural externa junto das Embaixadas. É diretora da Casa Fernando Pessoa desde 2014.

Clara Riso

Clara Riso has a degree in Modern Languages and Literature – Portuguese Studies from the University of Lisbon and has a Masters in Comparative Literature, from the same University. She has also a Masters in Portuguese Second /Foreign Language from the University of Porto and a post graduate degree in Portuguese Contemporary Culture from Instituto Camões /Universidade Aberta. Between 2004 and 2014 was lecturer of Instituto Camões in Budapest (Hungary) and in Belgrade (Servia), context in which she was also co- responsible for external cultural activities with the Embassies. She is the director of Casa Fernando Pessoa since 2014.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Claúdia Miguel

Claudia Miguel iniciou funções no Turismo de Portugal, na área de eventos e posteriormente na área de Trade Marketing. Em abril de 2018 juntou-se à equipa do Turismo de Portugal no Reino Unido como gestora de produto, iniciando funções de Coordenadora da Delegação em janeiro de 2020.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Cláudio Santos

Claudio Santos tem mais de 25 anos de experiência no mercado das TI e tinha trabalhado para grandes empresas globais em diversas posições relacionadas com as vendas. Claudio Santos começou na Amadeus em 2017, como Country Manager para Portugal. Em 2018, foi nomeado Diretor de Retail Portugal & Irlanda e Diretor de Contas Globais da Europa Ocidental. Atualmente, ele é Head do B2B Wallet da Amadeus Payments.

Anteriormente, trabalhou em empresas globais como a Microsoft e a IBM durante mais de 20 anos, ocupando diferentes posições na gestão de vendas e numa variedade de segmentos empresariais, tais como finanças, governo e seguros.

Claudio Santos é engenheiro informático formado na Universidade Católica Pontificia do Rio de Janeiro e concluiu mestrado na administração de empresas na Fundação Dom Cabral.

 

Claudio Santos has over 25 years of experience in the IT market and had worked for large global companies in various sales related positions. Claudio Santos started at Amadeus in 2017, as Country Manager for Portugal. In 2018, he was appointed Head of Retail Portugal & Ireland and Head of Global Accounts Western Europe. Currently, he is Head of Payer Sales and Growth, Amadeus Travel Payments.

Previously, he worked in global companies such as Microsoft and IBM for over 20 years, holding different positions in sales management and in a variety of business segments such as finance, government and insurance.

Claudio Santos holds a degree in Computer Engineering from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro and a Masters in Business Administration from Dom Cabral Foundation.

Conferência :Inovação Tendências que estão a transformar o Turismo

Conferência:Reconstruir o Turismo e as Viagens: Como a tecnologia irá impulsionar a recuperação em 2022 e mais além

Conference:Rebuilding tourism & travel: How technology will drive recovery in 2022 and beyond

Cristina Siza Vieira

Vice-Presidente Executiva – Associação da Hotelaria de Portugal

Conferência:Turismo Literário enquanto produto turístico – tertúlia à volta dos livros

Daniel Traça

Daniel Traça é atualmente Diretor e Professor Catedrático de Economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). É também Professor Convidado no INSEAD, em França e Singapura. Anteriormente, foi Professor na INSEAD, e na Solvay Business School, em Bruxelas, onde foi Vice-Presidente e Diretor do Programa de MBA, e Professor Convidado na Vlerick School of Business, Leuven, Bélgica, no KDI School of Management and Policy, Seul, Coreia do Sul e no Graduate Institute of International Economics, Genebra, Suiça.

Daniel Traça formou-se na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e obteve o seu Doutoramento na Columbia University, em Nova Iorque. Trabalhou como consultor do Banco Mundial e da Comissão Europeia e publicou a sua investigação científica em várias das principais revistas académicas internacionais, no domínio da Globalização e Desenvolvimento Económico.

Conferência :Inovação Digital A visão estratégica de desenvolvimento de negócio

David Borges

David Borges, 33 anos, licenciado em Gestão Hoteleira e Turismo pela Universidade Lusófona (ISCAD), desempenha as funções de Diretor de Loja e Coordenador de Enoturismo na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito deste 2017. O gosto pela sua terra fê-lo voltar às origens, a paixão que coloca em tudo o que faz carateriza-o pela arte de bem receber deixando todos os Enoturistas à vontade como se estivessem em sua casa. Para o David no Turismo só temos hora de entrada pois a hora de terminar o seu trabalho diário advém dos sorrisos que os clientes levam no rosto.

Conferência:Casos de Sucesso no Enoturismo’

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

David Schontal

David Schonthal is an award-winning Professor of Strategy, Innovation &
Entrepreneurship at the Kellogg School of Management where he teaches courses on new
venture creation, design thinking, healthcare innovation, venture capital and creativity.
Along with his colleague Loran Nordgren, David is one of the originators of Friction
Theory – a ground-breaking methodology that explains why even the most promising
innovations and change initiatives struggle to gain traction with their intended audiences
– and more importantly, what to do about it. This work is popularized in David’s Wall
Street Journal and National Bestselling book, The Human Element: Overcoming the
Resistance That Awaits New Ideas (Wiley).


Outside of Kellogg David has been partitioner of entrepreneurship, design, and
innovation for over 20 years. He has spent a decade working at world-renowned design
firm, IDEO, and currently serves as an Operating Partner at 7Wire Ventures, a healthcare
technology-focused venture capital firm and a Venture Partner at Pritzker Group Venture
Capital, a consumer and enterprise-focused fund. David is also a Global Advisor at Design
for Ventures (D4V), a Tokyo-based early-stage venture capital fund that invests in designled Japanese startups.


He is a contributing writer to Forbes, Inc., Fortune and Harvard Business Review
magazines, authoring articles on entrepreneurship, innovation, change and business
design. David was honored as a Distinguished Achievement Award Finalist and one of
“30 Global Thinkers to Watch in 2022” by Thinkers50, an international organization that
identifies, ranks, and shares the leading management ideas of our age. He has won
Kellogg’s Executive MBA Outstanding Professor award 7 times and has received the
school’s Faculty Impact Award for excellence in teaching.
As much as David would like to think he’s one-of-a-kind…he’s actually a triplet

Conferência :Inovação Digital A visão estratégica de desenvolvimento de negócio

Dialina Azevedo

Licenciada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Feup em 1988, inicia a sua atividade profissional na empresa Tecnoparque Sistemas Electrónicos Lda pertencente ao Grupo Reguladora onde exerce funções até 1995 data em que, no contexto de um “management buy out”  constitui a empresa Milénio 3 da qual é uma de 3 sócios fundadores. Desenvolve nesta sociedade, entretanto objeto de renaming e rebranding integral e agora denominada Actuays Lda, a sua atividade na área da engenharia até hoje.

Em 2005 cria a sociedade A&D Wines como sócia fundadora em conjunto com Alexandre Gomes, seu marido, para dar corpo à atividade vitivinícola na região de Baião que vinham desenvolvendo em propriedade de família.

Pretendendo consolidar conhecimentos na área de comunicação e marketing faz, em 2014, Curso Executivo em Marketing e Sales intelligence pela Universidade Católica do Porto

Em 2015 a A&D Wines adquire a Quinta de Santa Teresa na mesma região de Baião e aumenta a área de produção para 45ha de vinha. Em 2016 a A&D Wines lança a marca e gama de vinhos Monólogo e em 2019 todo o portefolio de vinhos da A&D Wines passa a ter certificado Biológio ao que se segue a abertura da actividade de Enoturismo na Quinta de Santa Teresa.

Conferência:A sustentabilidade do Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Dulcineia Catarina Moura

Doutorada em Economia pela Universidade da Beira Interior e pós-graduada em Marketing Territorial. Investigadora como membro integrado do NECE-UBI (Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais). É coordenadora executiva da Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, que promove turisticamente a região de influência. É docente do ensino superior no ISCET – Porto (Instituto Superior de Ciências Empresariais e Turismo).

Do seu percurso profissional destaca-se a experiência técnica na participação e coordenação de projetos de desenvolvimento regional, promoção turística e de cooperação transfronteiriça. É ainda formadora, consultora de empresas e municípios, e também oradora convidada em iniciativas de promoção regional, de inovação e de fomento do espírito criativo e empreendedor.

É autora e coautora de artigos científicos publicados em jornais, revistas e livros de Economia e Gestão. Autora do livro ‘Pensar o Interior’, editado pela Caminho das Palavras. Coautora do livro Caderno de Emoções e coordenadora editorial de diversos livros e brochuras de promoção turística do território de influência da associação que dirige.

Has a doctorate in Economics from Beira Interior University and post graduate degree in Territorial. Marketing. Investigator as integrated member of NECE-UBI ( Center of Business Studies ). Is executive coordinator of Territórios do Côa – Association for Regional Development which touristically promotes the region. She is a higher learning professor at ISCET – Porto (Superior Institute of Business Studies and Tourism).

An important part of her professional journey is her technical experience in the participation and coordination of regional development projects, touristic promotion, and cross-border cooperation. She is also a certified trainer , consultant of businesses and municipalities, as well as a guest lecturer invited to speak at initiatives of regional promotion, of innovation and of stimulation of the creative and entrepreneurial spirit.

Dulcineia Catarina Moura has written and co-written several scientific articles published in journals, magazines and books concerning Economics and Management. Author of the book ‘Pensar o Interior’, (Think the Interior) published by Caminho das Palavras. Co-author of the Book Caderno de Emoções (Notebook of Emotions ) and editorial coordinator of several books and brochures of touristic promotion of the area of influence of the association she is in charge of.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Elisabete Mendes

Elisabete Mendes, Diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação do Turismo de Portugal

  • Diretora do Departamento de Gestão Pedagógica e Inovação do Turismo de Portugal
  • Membro da Comissão de Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade
  • Membro do Conselho Setorial para a Qualificação – Turismo e Lazer
  • Membro do Conselho Pedagógico da rede de Escolas do Turismo de Portugal
  • Licenciatura em Serviço Social
  • Mini MBA em Gestão e Hospitalidade, Universidade Nova de Lisboa
  • Programa de Formação Avançado em Gestão de Turismo, Universidade Católica de Lisboa

Outras experiências:

  • Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
  • Chefe de Divisão de Formação Contínua e Formação nas Empresas

Elisabete Mendes, Director of the Department of Educational Management and Innovation of Turismo de Portugal (Tourism of Portugal)

  • Director of the Department of Educational Management and Innovation of Turismo de Portugal (Tourism of Portugal)
  • Member of the Commission of Education and Professional Training of Portuguese Quality Institute
  • Member of the Sectorial Council for Qualification – Tourism and Leisure
  • Member of the Educational Council of the Network of Portuguese Tourism Schools
  • Degree in Social Services
  • Mini MBA in Management and Hospitality of Universidade Nova de Lisboa
  • Advanced Training Program in Tourism Management of Turismo, Universidade Católica de Lisboa

Other experiences :

  • Director of the Estoril School of Hospitality and Tourism
  • Director of the Setúbal School of Hospitality and Tourism
  • Head of division of Continuous Training and In – Company Training i

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Fabrizio Boscaglia

Professor Universidade Lusófona, investigador em Fernando Pessoa e especialista e consultor em Turismo Literário

Professor at Lusófona University, investigator at Fernando Pessoa and specialist and consultant of Literary Tourism.

 

Conferência:Turismo Literário enquanto produto turístico – tertúlia à volta dos livros

Fernando Reino Costa

Com mais de 30 anos de experiência no setor das tecnologias de informação, Fernando Reino da Costa é Presidente e CEO da Unipartner. Licenciado em Gestão e Administração de Empresas, pelo INP, frequentou o curso de Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico. Detém um Master em Gestão e Liderança pelo INSEAD, fez também uma pós-graduação em Gestão de Telecomunicações e Multimédia no ISEG.  É membro do Conselho Estratégico para a Economia Digital CEED, órgão consultivo da CIP. Desempenhou várias funções na área da consultoria e sistemas de informação, nomeadamente na Unisys, onde dirigiu o Centro de Excelência de serviços e soluções Microsoft para a Europa.

Fernando Reino Costa

With more than 30 years’ experience in the information technologies sector, Fernando Reino da Costa is  President and  CEO of Unipartner. With a degree in Management and Business Administration from INP, Attended the Electrical Engineering Course at Instituto Superior Técnico. Has a Masters in Management and Leadership from INSEAD, also a post graduate degree in Telecommunications and Multimedia from ISEG.  Is a member of the Strategic Council for Digital Economy (CEED) , advisory body of CIP.  Held various positions in the areas of consultancy and information systems , namely at Unisys, where he was in charge of the Center of Excellency of Microsoft services and solutions for Europe.

Conferência :Inovação Digital A visão estratégica de desenvolvimento de negócio

Filipa Cardoso

Diretora de Comunicação e Marketing Digital da Visit Portugal onde coordena o desenvolvimento da promoção do Destino, nomeadamente a produção criativa, campanhas em meios digitais, gestão do ecossistema digital, presença nas redes sociais e ainda a relação com os media internacionais. Foi Diretora da Unidade RepriseMedia Portugal (unidade portuguesa de performance marketing do Grupo IPG) onde desenvolveu projetos para clientes como TAP Portugal, Unilever Jerónimo Martins, BMW, Microsoft e Coca-Cola Company (entre outros). Ao longo de mais de 10 anos de experiência profissional dedicada ao marketing digital, acumulou experiência em diversos setores e áreas como marketing de desempenho, branding digital e projetos de aceleração digital.

Filipa Cardoso

Director of Communication and Digital Marketing of Visit Portugal , Filipa Cardoso also coordinates the development of the promotion of the Destination, namely, creative production, digital campaigns, management of digital ecosystem, presence on social media and yet the relationship with international media. Was the Director of the Reprise Media Portugal Unit ( Portuguese marketing performance unit of IPG Group) where she developed projects for clients such as TAP Portugal, Unilever Jerónimo Martins, BMW, Microsoft and Coca-Cola Company (among others). During her more than 10 years’ professional experience in marketing digital, she accumulated experience in various sectors and areas such as performance marketing , digital branding and digital acceleration projects.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Filipe Silva

Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa; participação no Programa Avançado de Marketing para Executivos pela mesma Universidade

Experiência Profissional:

•   Turismo de Portugal (desde 2007): atualmente com funções como Vogal do Conselho Diretivo, já desempenhou no Instituto as funções de responsável pelas equipas de promoção externa do Turismo de Portugal, I.P., nos mercados britânico, holandês e belga, para além de ter também dinamizado a área de parcerias de marketing com vista ao desenvolvimento das acessibilidades aéreas para os aeroportos internacionais de Portugal.

•  Adjunto no Gabinete do Secretário de Estado do Turismo dos XVII e XVIII Governos Constitucionais (2008-2011).

•  ICEP (1995-2007) atualmente AICEP: tendo exercido as funções de técnico superior na Direção Promoção Turística, Direção de Apoio às Exportações, Direção Apoio à Internacionalização de Empresas.

•  KPMG Peat Marwick (1992 – 1995): desempenhando as funções de Auditor Sénior.

Filipe Silva

Degree in Business Management from Universidade Católica Portuguesa; attended Advanced Marketing for Executives Program at the same University ..

Professional Experience:

•   Turismo de Portugal (since 2007): currently serves as Member of Directive Board, was in charge at the Institute of the teams responsible for external promotion of Turismo de Portugal, I.P., in the British, Dutch, and Belgian markets in addition to having also dynamized the area of marketing partnerships with the aim to develop the aerial accessibilities for the international airports in Portugal.

•  Assistant in the Office of the State Secretary for Tourism of the Constitutional Governments (2008-2011).

•  ICEP (1995-2007) presently AICEP: having held the position of superior technician in the Management Divisions for Touristic Promotion , Exportation Support and Support for the Internalization of Businesses

•  KPMG Peat Marwick (1992 – 1995): Senior Auditor .

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Jeovana Massarat

Diretora da gestão da Unidade de Transformação de produtos agroalimentares da Fundação “Fluta Non” de São Tomé e Príncipe (STP), com experiência plurianual em vários países para a promoção das capacidades empresariais e associativismo rural.  Desde o 2012 responsável em Gabão e STP de projetos de cooperação internacional para a valorização sustentável das fileiras dos produtos florestais não lenhos tropicais e desenvolvimento comunitário.

Conferência:Biodiversidade e Conservação, Valorização de Produtos Locais Agroflorestais no Quadro de um Turismo Sustentável e Responsável de São Tome e Príncipe

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira é licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e tem um MBA pelo INSEAD, em Fontainebleau. Antes de ingressar no Grupo Pestana, foi COO/CIO e Administrador Executivo da seguradora Tranquilidade/Açoreana. Esteve até 2017 na Galp Energia como CIO, e foi também, responsável de Sistemas de Informação na Portugal Telecom (PT), empresa onde desenvolveu a sua atividade profissional durante 12 anos, nomeadamente como administrador da PT – Sistemas de Informação. Em Março de 2020, juntou-se ao Pestana Hotel Group como membro da Comissão Executiva e CIO. Na sua carreira de mais de 20 anos, teve várias responsabilidades nas áreas de Sistemas de Informação, Transformação Digital, Operações, Customer Care, Estratégia e Consultoria, tendo colaborado adicionalmente em empresas como a McKinsey & Co e a Cimpor.

É casado, tem dois filhos, e vive em Lisboa.

Gonçalo Oliveira

Gonçalo Oliveira graduated from Universidade Católica Portuguesa with a degree in Management, and has an MBA from INSEAD, in Fontainebleau. Before joining Grupo Pestana, he was COO/CIO and Executive Administrator of the insurance group Tranquilidade/Açoreana. Was CIO of Galp Energia up to 2017, and was also responsible for Information Systems at Portugal Telecom (PT), company where, for 12 years he developed his professional activity, namely as administrator of PT – Sistemas de Informação. In March 2020,he joined Pestana Hotel Group as member of the Executive Commission and as CIO. During his career of more than 20 years, he has undertaken several responsibilities in the areas of Information Systems, Digital Transformation, Operations, Customer Care, Strategy and Consultancy, having additionally collaborated with businesses such as McKinsey & Co and Cimpor.

Gonçalo Oliveira is married with two children and lives in Lisbon.

Conferência :Inovação Digital A visão estratégica de desenvolvimento de negócio

Gonçalo Rebelo Almeida

Gonçalo Rebelo de Almeida é administrador da Vila Galé, segundo maior grupo hoteleiro português, há vários anos, acompanhando sobretudo as áreas de Marketing e Vendas, Tecnologias da Informação ou Recursos Humanos.

Gonçalo Rebelo Almeida

Gonçalo Rebelo de Almeida is Administrator of Vila Galé, the second largest Portuguese hotel group, for several years, accompanying above all the areas of Marketing and Sales, Information Technologies or Human Resources.

Conferência :Smart and Green Tourism

Gustavo Barreto

Iniciou a sua carreira profissional há 26 anos, em Portugal, após a sua formação académica em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

A sua formação inclui o Programa Avançado de Gestão, pela Insead, em Fontainebleau. Possui experiência profissional em seguradoras, onde desempenhou diferentes funções, desde Estratégia e Inovação, Business Intelligence, Marketing e Distribuição, em diversos canais de venda (Mediadores, Corretores, Banca, Parcerias, Affinities), e Marcas (Império Bonança, Médis, Ocidental e Ageas Seguros).

Desempenhou também funções a nível internacional, como Business Analyst na Eureko, na Holanda, e entre 2012 e 2014, como Diretor Regional de Marketing e Oferta, na Ageas Continental Europe, na Bélgica.

Conferência:A sustentabilidade do Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Hugo Aleixo

Hugo Martins Marques Aleixo, licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, Contabilista Certificado inscrito na Ordem dos Contabilistas, iniciou a sua atividade profissional no IEFP, IP em 1999.

Entre novembro de 1999 e maio de 2001 desempenhou funções de Técnico Superior no Centro de Apoio à Criação de Empresas da Península de Setúbal (IEFP, IP).

Entre junho de 2001 a novembro de 2003 desempenhou funções de Técnico Superior na Direção de Serviços Administrativos e Financeiros da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, IP.

De dezembro de 2003 a maio de 2005 exerceu o cargo de Coordenador do Núcleo de Gestão no Centro de Formação Profissional da Amadora (IEFP, IP).

No período entre junho de 2005 e junho de 2010 exerceu o cargo de Responsável do Departamento Administrativo e Financeiro no CITEFORMA.

De julho de 2010 a novembro de 2012 exerceu o cargo de Coordenador do Núcleo de Gestão no Centro de Emprego de Cascais (IEFP, IP).

No período entre dezembro de 2012 e janeiro de 2015 exerceu o cargo de Coordenador do Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego no Centro de Emprego de Cascais (IEFP, IP).

De fevereiro de 2015 a fevereiro de 2018 exerceu o cargo de Secretário Técnico de Planeamento e Gestão Financeira no Programa Operacional Capital Humano (Portugal 2020).

Em março de 2018 é nomeado para o cargo de Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra (IEFP, IP).

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Íris Tourita

Sempre fui fascinada pelo turismo e pela hotelaria sendo que quando chegou a altura de escolher um curso superior não tinha dúvidas que desejava entrar numa faculdade ligada ao turismo e à hotelaria. Ingressei no curso superior de gestão turística e hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do mar, polo pertencente ao Politécnico de Leiria. O curso é dividido em unidades curriculares de gestão turística e de gestão hoteleira. No terceiro ano é necessário escolher a vertente em que desejamos aprofundar os nossos conhecimentos, no meu caso eu segui o ramo da gestão hoteleira. Na faculdade senti bastante apoio e acompanhamento pela parte dos professores. Sempre me deram oportunidade de fazer parte de projetos interessantes como por exemplo o projeto Demola ou escrever um artigo científico para o congresso de turismo na Madeira em 2019. Durante a licenciatura somos incentivados a estagiar. Por um lado, ajuda a escolher o ramo com o qual nos identificamos mais, e por outro porque nos prepara para o mercado de trabalho e para o estágio curricular obrigatório no final da licenciatura. Durante os três anos frequentei dois estágios e participei no programa Erasmus +. No segundo ano fui estudar para Madrid na faculdade Rey Juan Carlos e no verão de 2020 fiz um estágio em modo de crosstraining numa country house em Coimbra. O meu estágio final curricular foi no hotel Myriad by Sana onde exerci funções de F&B controller e de ecónoma, foi uma experiência enriquecedora que me abriu portas, pois, passados três meses do término do estágio, fui chamada para voltar ao economato onde exerço atualmente as funções de ecónoma.

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Jean-Pierre Pinheiro

Nascido em França, pai de 3 crianças, diretor coordenador em França e Luxembourg, presidente da Adonet- Associação das Representações Estrangeiras de Turismo em França.

Licenciado em Turismo na Universidade da Sorbonne, atua no setor desde 1997.

Particularmente interessado nas temáticas ligadas ao enoturismo e gastronomia, e autenticidade dos nossos territórios.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

João Marinho Falcão

João Marinho Falcão is the Founder and CEO of VINITUR, a leading DMC and incoming tour operator dedicated to creating exclusive authentic wine & food programs, corporate incentives, gourmet & luxury journeys, and biking & hiking experiences, since 1998.

João was born in Porto, in a family of wine producers, and graduated in Agro-Food Engineering. In 1999 he started a cooperation with Slow Food International Movement. In 2008 he was a founding-member of the Great Wine Capitals Travel Network, that he has coordinated for 9 years. He is lecturer in Masters of Tourism and Wine Tourism, and Member of the Board in different Tourism and Wine & Food Associations.

Conferência:How to create a wine tour in Portugal with innovative experiences – case study of the Northern Portugal

João Ribeiro da Silva

Natural do Porto, nascido em 1971, licenciado em Ciências Históricas (Ramo Científico) pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, pós-graduado em Gestão Estratégica do Património na Administração Pública e Autárquica (IPPAR/ISPGAYA) e mestre em Museologia e Património Cultural (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Em Vila Real desde 1995, foi Professor de História entre 1995 e 2000. Técnico superior da Câmara Municipal de Vila Real desde Maio de 2001, diretor do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (2002-2018) e do Museu da Vila Velha (2007-2018), foi coordenador-adjunto dos Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Vila Real, coordenador da equipa responsável pela inscrição do “Processo de Confecção da Louça Preta de Bisalhães” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e na Lista de Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO, e coordenador-adjunto de Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico. Chefe da Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte desde abril de 2018, com atividade científica na área do património, cultura e museus (publicações, participação em palestras, conferências e afins) ao longo dos últimos 20 anos.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

João Silva

Hotel Manager do Verride

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Joaquim Pires

Ainda durante o último ano da licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas, no Instituto Superior de Novas Profissões, em 1992, Joaquim Pires ingressa no ICEP, com a responsabilidade de implementar e gerir uma rede inovadora de vendas nos postos de turismo sob responsabilidade daquela entidade.

Consolidado este projeto, são-lhe entregues vários outros, onde se destaca a gestão integral de todas as feiras de turismo organizadas pelo Turismo de Portugal.

Turismo Residencial, Turismo Étnico, Programa de Intervenção do Turismo, foram apenas alguns dos projetos que tiveram o seu envolvimento. Desde 2017 ocupa o lugar de Chefe de Equipa, com responsabilidade no Turismo de Portugal para o segmento da Meetings Industry.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Jorge Dias

Jorge Dias, nasceu no Douro, entre vinhas, em Santa Marta de Penaguião. Engenheiro agrónomo, começou a sua vida profissional como docente na UTAD e participou na criação do curso de Enologia. Em 1993 abriu o Instituto do Vinho do Porto no Douro e participou na criação da Rota do Vinho do Porto. Na viragem do século envolve-se no desenvolvimento regional e participou na Classificação do Douro como Património Mundial e na fundação da Lavradores de Feitoria. Entretanto foi Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, voltando depois ao IVP para implementar a reforma de onde resultou o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto. Foi Perito do Comité Consultivo “Viticulture et Boissons Spiritueuses”, da Comissão Europeia e desde 2009 que é diretor geral do Grupo Gran Cruz.

Conferência:Casos de Sucesso no Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

José António Vidal

Empreendedor, motivador e otimista por natureza, desenvolveu a sua carreira profissional em Los Angeles, Cambridge, Paris, Cancún, Baleares e Madrid, ocupando cargos de responsabilidade internacional nos setores da banca institucional, hotelaria e turismo, bem como na campo de ensino.MBA com formação em Direito, Economia e Marketing, é fundador, presidente e CEO da World Wine Tourism Organization (OMET) e da sua OMET Academy, fundador, presidente e CEO da Associação Espanhola de Enoturismo (AEE) e do seu Instituto ( IE).Prémio Nacional de Enoturismo 2018, da Áliter Business School, e Prêmio Internacional de Projetos de Turismo-Gastronômico 2016, do grupo de comunicação internacional Excelências.Faz parte das equipas de Assessores da Comissão de Turismo da Câmara de Comércio Espanhola, da Mesa Nacional de Gastronomia Espanhola do ICEX (Ministério do Comércio de Espanha), da Comissão de Enoturismo do ICTE-Selo de Qualidade Turística (Ministério do Turismo de Espanha), da Comissão para a Qualificação Profissional de Guias Enoturísticos do INCUAL (Ministério da Educação de Espanha), da Associação Mundial para a Educação e Formação em Hotelaria e Turismo (AMFORHT, Paris) e Embaixador do Gosto de Organização Mundial da Gastronomia (Atenas).

Júri dos Prémios Enoturismo: ‘Enoturismo de Espanha’, ‘Mercados del Vino’, ‘Virtus’, ‘Fibega’ e ‘Wine&Tourism’.

Entrepreneurial, motivator, and inherently optimistic, developed his professional career in Los Angeles, Cambridge, Paris, Cancun, Baleares and Madrid, holding positions of international responsibility in the sectors of institutional banking, hotels and tourism, as well as in teaching. Has an MBA with Law, Economics and Marketing degree. Is the founder and CEO of the World Wine Tourism Organization (OMET) and its OMET Academy, founder, president and CEO of the Spanish Wine Tourism Association (AEE) and its institute ( IE). Won the Wine Tourism National Award in 2018 of the Áliter Business School, and International Award for Tourism-Gastronomy Projects in 2016, by the international communication group , Excelências. Is part of the team of Advisors of the Tourism Commission of the Spanish Chamber of Commerce, National Table of Spanish Gastronomy of ICEX (Ministry of Commerce of Spain) , the Wine Tourism Commission of ICTE- Stamp of Touristic Quality (Ministry of Tourism of Spain ), the Commission for Professional Qualification of Wine Tourism Guides of INCUAL (Ministry of Education of Spain) , the World Association for Education and Professional Training in Hospitality and Tourism (AMFORHT, Paris) and Ambassador of Taste of the World Gastronomy Organization (Athens).

Is part of the jury of Wine Tourism Awards : ‘ Wine Tourism of Spain ‘, ‘Mercados del Vino’, ‘Virtus’, ‘Fibega’ and ‘Wine&Tourism’.

Conferência:O Enoturismo Mundial

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

José Lopes

José Lopes é, desde 2012, Country Manager da easyJet para Portugal.

À frente de uma equipa de 350 habitantes locais abriu a primeira base portuguesa em Lisboa e uma segunda no Porto. A operação portuguesa da easyJet, que inclui Faro e Funchal, passou de 3 milhões para 7 milhões de passageiros por ano, e tornou-se líder no tráfego britânico, suíço e étnico no país.

Com quase 30 anos de experiência no setor da aviação, começou na Portugália, onde foi responsável pelo desenvolvimento de redes, data mining e orçamento. Mais tarde, assumiu o cargo de Diretor de Desenvolvimento de Linhas Aéreas do primeiro aeroporto privado ibérico, o Aeroporto Central Ciudad Real, onde esteve até ingressar na easyJet.

José Lopes

José Lopes is, since 2012, Country Manager of EasyJet for Portugal.

In charge of a team of 350 local habitants he launched the first Portuguese base in Lisbon and a second one in Porto. The Portuguese operation of EasyJet, which includes Faro and Funchal, increased from 3 million to 7 million passengers per year, and became leader in British, Swiss and ethnic in the country.

With almost 30 years’ experience in the aviation sector, José Lopes started at Portugália, where he was responsible for network development, data mining and budget. Later on, he took on the position of Airlines Development Director of the first private Iberian airport, Aeroporto Central Ciudad Real, where he stayed until moving to EasyJet.

Conferência :O Novo Viajante

José Pinho

José Pinho (1953) é membro da Direção da ADECO – IPSS, fundador e Administrador da Ler Devagar (Lisboa e Óbidos), fundador e Coordenador da Vila Literária de Óbidos e dos festivais Latitudes e FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, Gerente da Livraria Ferin (Baixa/Chiado). Instalou a Biblioteca Erótica da Pensão Amor (Cais do Sodré, Lisboa). É Diretor da RELI – Rede de Livrarias Independentes, e Diretor Artístico do Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa Lisboa 5L.

Editou a Devagar – revista literária e de análise e crítica social, foi Barman e Chef de Cozinha (Discophage, Paris), Técnico Fabril em Estaleiro Naval (Argibay, Lisboa), Professor de Português e Francês (Escola Secundária Camões, Lisboa), Gestor de Projetos, Diretor Geral da Wunderman e da FutureCom (grupo Y&R/WPP), Diretor da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, cofundador da Fábrica de Braço de Prata e da Nouvelle Librairie Française. Foi Consultor de Comunicação da AGIF – Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Florestais. Participou como convidado e conferencista nos festivais literários FLIP – Paraty -, FLIARAXÁ – Araxá – e FLIPOÇOS – Poços do Caldas (Brasil) e em outros festivais literários, conferências e feiras do livro internacionais: Roma, Milão e Turim (Itália), Montreal (Canadá), Chauvigny (França), Madrid, Córdoba e Sevilha (Espanha), Guadalajara (México).

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Lídia Monteiro

Licenciada em Engenharia Agrícola pela UTAD, tendo realizado extensa formação especializada, com destaque em Gestão e em Marketing pelo ESADE Business School em Barcelona e em Marketing Digital pela Universidade Católica em Lisboa.

É Diretora Coordenadora da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal, desde 2014, com a responsabilidade pela promoção nacional e internacional do país enquanto destino turístico, e pelo apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais. Tem a seu cargo os Departamentos de Comunicação e Marketing Digital e de Marketing Territorial e Negócios e as Equipas Multidisciplinares de Trade Marketing e de Meetings & Incentives.

É Vogal não executiva do Conselho Diretivo da Côa Parque – Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa e membro da Comissão de Certificação dos Caminhos de Santiago.

Anteriormente exerceu os cargos de Diretora de Comunicação no Turismo de Portugal e no ACP e Coordenadora no ICEP. Profissional de comunicação e marketing com uma vasta experiência de mais de 25 anos, foi membro executivo dos grupos de trabalho dos projetos “Marca Portugal” e “Marcas Portuguesas”, tendo integrado ainda diversas comissões interministeriais.

Tem sido responsável pelas campanhas mais premiadas de promoção turística do país e em 2018 foi eleita Personalidade de Marketing do Ano atribuído pela Meios & Publicidade.

Conferência:Turismo Literário enquanto produto turístico – tertúlia à volta dos livros

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Luís Alves de Sousa

Sócio-Gerente – Hotel Britânia

Conferência:Turismo Literário enquanto produto turístico – tertúlia à volta dos livros

Luís Araújo

Luís Inácio Garcia Pestana Araújo nasceu em 1970. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1994). Integrou o Grupo Pestana em 1996, tendo sido membro do seu Conselho de Administração entre 2001 e 2016. De 2005 a 2007 foi Chefe do Gabinete do Secretario de Estado do Turismo no XVII Governo Constitucional

É Presidente da European Travel Commission (ETC) desde 2020, Presidente da Direção do NEST – Centro de Inovação do Turismo desde 2019 e, desde 2016, Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.

Luís Araújo

Luís Inácio Garcia Pestana Araújo was born in 1970. He has a Law degree from Universidade de Lisboa Law School (1994). Started working at Grupo Pestana in 1996, and was a member of its Board of Administration between 2001 and 2016. From 2005 to 2007 was Head of the Cabinet of the Portuguese Secretary of State for Tourism during the XVII Constitutional Government .

Is President of the European Travel Commission (ETC) since 2020, and President of the NEST – Centro de Inovação do Turismo ( Tourism Innovation Center in Portugal ) since 2019 and, since 2016, President of Turismo de Portugal (Portuguese National Tourism Authority ).

Luís Araújo

Conferência : Smart and Green Tourism

Conferência :O Novo Viajante

Palco BTL LAB TALKS:BTL LAB TALKS by Nest | Digitalização

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Luis Brites

Licenciado e MBA pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão

Iniciou a sua carreira profissional no BPI, banca especializada em investimentos e financiamento especializado como Account Manager. Mais tarde ingressou no Interbanco (hoje em dia Banco Santander Consumer) onde liderou como Chefe de Departamento, uma equipa de serviço ao cliente e telemarketing.Transitou para a área de telecomunicações aquando da liberalização do mercado como colaborador-fundador e Subdiretor na SONAE.com, empresa de telecomunicações da SONAE, com as marcas Optimus e Novis.Mais tarde assumiria a Direcção Comercial de um dos maiores players mundiais de seguros de crédito e “réassurance”, a GEFI (GE Financial Insurance). 

Entrando no mundo do turismo e hotelaria de forma inesperada, mais concretamente na liderança de empresas tecnológicas que desenvolvem soluções de software para o sector, os últimos 13 anos têm sido um intenso desafio nas vertentes da inovação, transformação digital das empresas hoteleiras e mais recentemente na vertente da sustentabilidade e ferramentas que monitorizem o impacto na redução da pegada de carbono, nomeadamente os “sustainalytics” como CEO da CLEVER Hospitality Analytics e Board Member Não Executivo HHS.

Luis Brites

Degree and MBA from ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão (Superior Institute of Economy and Management)

Started his professional career as Account Manager at BPI, bank specialized in investments and specialized financing. later on moved to Interbanco (presently Banco Santander Consumer) where he was in charge of as Department Head a Client Service and Telemarketing team . Moved on to the telecommunications area at the time of the market liberalization as founding collaborator and Sub Director at SONAE.com, telecommunications company of SONAE, with the brands Optimus and Novis. Later on he would become Commercial Manager of one of the biggest credit and “réassurance” insurance players in the world, GEFI (GE Financial Insurance). 

Entering unexpectedly the world of tourism and hotel business, more specifically with the leadership of technological companies that develop software solutions for the sector, the last 13 years as CEO of CLEVER Hospitality Analytics and Non- Executive Board Member of HHS have been an intense challenge within the areas of innovation, and digital transformation of hotel companies. And now, more recently, it has been in the fields of sustainability and tools that monitor the impact of the reduction of the carbon footprint, namely “sustainalytics”.

Palco BTL LAB TALKS:Critérios Esg Em Hotelaria Práticas De Sustentabilidade E Sustainalytics

Luis Figueira

Professor Coordenador da Unidade Departamental de Ciências Sociais e Diretor do Laboratório de Turismo-Instituto Politécnico de Tomar (IPT)

Diretor Técnico do Museu Agrícola de Riachos

Investigador do GOVCOPP – Universidade de Aveiro

Colaborador do Centro de Geociências-Quaternário-Universidade de Coimbra e do Instituto Terra e Memória (Mação)

Colaborador do Tecnh&Art- unidade de investigação do IPT.

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Luís Neves

Luis Neves is CEO of the Global Enabling Sustainability Initiative (GeSI) since 2017. Prior to that, from 2008-2017, Luis held the position of GeSI Chairman. Under Luis’ leadership, GeSI has become a globally recognized “thought industry leader” organisation in the field of ICT- sustainability with strong focus on the enabling role and positive contribution of digital technologies to climate protection.

Before GeSI, Luis worked at Deutsche Telekom for over 15 years holding positions such as Head of Sustainable Development and Environment, VP of Corporate Responsibility and Chief Sustainability and Climate Protection Officer. Luis has also held positions and played relevant roles at European and international levels in organisations, such as the UN Global Compact Lead Group, Econsense -the German Sustainability Association, World Resources Forum Association and UNFCCC Momentum for Change Initiative.

Luis was born in Portugal and obtained a degree in History from the University of Lisbon.

Conferência:Smart and Green Tourism

Luís Sá Souto

Luís Sá Souto é economista, tendo ao longo da sua carreira exercido funções de direcção financeira em diversas empresas. Foi também professor universitário e tem grande experiência associativa. É consultor financeiro de diversas empresas nacionais e internacionais. É um dos fundadores da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) onde é um dos Vice-Presidentes.

Conferência:Como criar um negócio de Enoturismo

Conferência:Enoturismo: sector sem lei?”

Conferência:Plano Estratégico da APENO 2022

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Madalena Rodrigues

Responsável de Marketing & Comunicação – Hotel Josefa d´Óbidos

Conferência:Turismo Literário enquanto produto turístico – tertúlia à volta dos livros

Marco António Rebelo

Especialista na área do Turismo, pelo IPVC. Estudos na área do Turismo pelo IPVC e de Gestão e Planeamento pela Universidade de Aveiro. Coordenador de projetos nas áreas do desenvolvimento e investimento turísticos. Sócio de várias empresas ligadas ao setor do Turismo.

Conferência:Os novos instrumentos financeiros: que apoios para o setor do Turismo? A importância da sustentabilidade da operação

Marco Gouveia

GMarco Gouveia, Board Advisor no Pestana Hotel Group & Google Regional Trainer, é consultor e formador de Marketing Digital e referência nacional em Search Engine Optimization (SEO), Google Ads e Web Analytics, contando com mais de 18 anos de experiência. É formador do Atelier Digital Google e docente em várias universidades do país, sendo também CEO da Escola Marketing Digital.  

Conferência :Inovação Tendências que estão a transformar o Turismo

Marco Sequeira

Marco Sequeira é atualmente Chief Operations Officer da ALIVE TRAVEL, com 25 anos de experiência no sector do Turismo. Durante a sua carreira, passou por funções na área Comercial, Grupos & Incentivos, Congressos e Eventos, tendo-se especializado na divisão Corporate. Após passagens por empresas como Viagens El Corte Inglés, Top Atlântico e Viagens Abreu, passou os últimos 10 anos em várias funções dentro da ALIVE TRAVEL, acumulando há 4 anos as funções de COO e Administrador. É responsável por toda a área operacional, bem como pela divisão de I&D e da representada internacional FCM Travel, da qual a ALIVE é parceira em Portugal, Angola e Moçambique.

Marco Sequeira is currently Chief Operations Officer of ALIVE TRAVEL, with 25 years of experience in the tourism sector. During his career, he has held positions in the Commercial, Groups & Incentives, Congresses and Events areas, and he is specialized in the Corporate division. After working in different companies, such as Viajes El Corte Inglés, Top Atlântico and Viagens Abreu, he spent the last 10 years in various functions within ALIVE TRAVEL, and during the last 4 years assuming the functions of COO and Administrator. He is responsible for the entire operational area, as well as the R&D division and the international representative FCM Travel, of which ALIVE is a partner in Portugal, Angola and Mozambique.

Conferência:Reconstruir o Turismo e as Viagens: Como a tecnologia irá impulsionar a recuperação em 2022 e mais além

Conference:Rebuilding tourism & travel: How technology will drive recovery in 2022 and beyond

Margarida Almeida

CEO da Amazing Evolution

Amazing Evolution CEO

Conferência :O Novo Viajante

Maria de Lurdes Vale

Licenciada em História, com formação complementar em Ciências da Comunicação, Storytelling e Gestão Avançada de Turismo, é atualmente Directora coordenadora da Delegação do Turismo de Portugal em Espanha, com sede em Madrid (desde outubro 2014).

Foi jornalista e Chefe de Redação do Diário de Notícias, desempenhou as funções de vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, responsável pelas áreas da Formação e Comunicação, adjunta no Ministério da Economia para a área da Comunicação, correspondente da SIC e Diário de Notícias em Madrid, adjunta na Secretaria-Geral Ibero-Americana em Madrid e Conselheira de Imprensa na Embaixada de Portugal em Madrid.

Foi ainda co-autora do programa televisivo Aqui Europa na RTP e SIC (1989-2003) e coordenadora de animação e turismo nas Pousadas de Juventude de Portugal (1988).

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Maria João de Almeida

Maria João de Almeida fez carreira no jornalismo, tendo-se especializado em vinho e Enoturismo. Actualmente continua a escrever para diversos meios de comunicação social, é consultora de vinhos do LIDL e da TAP, formadora de vinhos e enoturismo, e vencedora de diversos prémios nacionais e internacionais como jornalista e escritora. É presidente e uma das fundadoras da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).

Conferência:Plano Estratégico da APENO 2022

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Martina Panisi

Bióloga da conservação, pesquisadora Universidade de Lisboa. Perita em sensibilização e educação ambiental; pesquisadora sobre as espécie endémica de moluscos terrestres em São Tomé e Príncipe, colaboradora Ong Alisei.

Conferência:Biodiversidade e Conservação, Valorização de Produtos Locais Agroflorestais no Quadro de um Turismo Sustentável e Responsável de São Tome e Príncipe

Miguel Assis

Miguel é um empreendedor com um registo assinalável de quase 20 anos no desenvolvimento de negócio para eventos e viagens de incentivo em Portugal, Espanha, Florida e Brasil.

Construiu as equipas de vendas globais e definiu a estratégia comercial desde o primeiro dia da events by TLC, precursora da atual VOQIN’. Miguel é um criativo e um estratega, o que lhe permite desenvolver projetos de live marketing que conjugam produto, comunicação e mercado, em campanhas B2B e B2C. Tendo liderado as equipas comerciais para os mercados Ibérico e LATAM, ele é sócio e responsável de marketing da VOQIN’. Miguel é um apaixonado pelo conceito H2H (Human-to-Human), que coloca as pessoas no centro dos negócios. Algo que está perfeitamente alinhado com o atual posicionamento da VOQIN’, o de ser uma emotiontech.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Miguel Barbosa

Miguel Barbosa nasceu em Lisboa em 1967. É licenciado em Engenharia Electrótécnica e Computadores pelo IST, tem um MBA da Universidade Nova e, mais recentemente, um mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização e o PAGETUR – Programa de Gestão para o Turismo da Univ. Católica. Com mais de 20 anos de experiência na área de Venture Capital e Private Equity, é atualmente Diretor de Investimento da unidade de Turismo da Portugal Ventures, tendo passado pela área de Engineering & Manufacturing, nomeadamente em empresas de hardware, Internet of Things e produtos e serviços industriais. Anteriormente trabalhou em consultoria e telecomunicações bem como na Nutrinveste, onde participou na reestruturação do maior grupo português do setor agro-alimentar. Começou a colaborar com o ISCTE em 2003, na área de Empreendedorismo  e com o ISG e a Universidade Lusófona em 2009, onde lecionou Inovação e Estratégias de Internacionalização, bem como Análise de Projetos de Investimento.

Conferência:Como criar um negócio de Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Miguel Quintas

I

Licenciatura em Gestão e MBA com especialização em marketing. Programa de Empreendedorismo no MIT. Pai de 3 filhos.

Iniciou a aventura empreendedora com 27 anos, em 1997, com a primeira agência de viagens online. Inicialmente em Portugal e Espanha e mais tarde em 15 outros países. O arranque não teve sucesso, mas o know-how, a vontade e as reminiscências e a vontade de construir novos negócios foram mantidos intactos. A partir desse primeiro fracasso, outras 7 empresas ganharam vida. Actualmente, Miguel é o CEO de um grupo de empresas com presença em 4 países, incluindo Consolidador.com (2 vezes premiado como Líder Mundial em Consolidação de Companhias Aéreas), Airmet (um consórcio de agências de viagens com mais de 400 localizações) e Parcela Já, a nova start-up dedicada ao pagamento em prestações.

“É o desafio que me impulsiona” poderia ser o seu lema.

Management degree and MBA with marketing specialization. Entrepreneurship Program at MIT. Father of 3 kids.

Began the entrepreneurial adventure with 27 years, in 1997 with the first online travel agency. Initially in Portugal and Spain and later in 15 other countries. The startup didn’t succeed but the know-how, the will and the reminiscences and the willingness of building up new businesses were kept intact. From that first failure other 7 companies came to life. Currently, Miguel is the CEO of a group of companies with presence in 4 countries including Consolidador.com (2 times awarded as the World Leading Airlines Consolidator), Airmet (a travel agency consortia with more than 400 locations) and Parcela Já, the new startup dedicated to installment payments.

“It is the challenge that drives me” could be his motto.

Conferência:Reconstruir o Turismo e as Viagens: Como a tecnologia irá impulsionar a recuperação em 2022 e mais além

Conference:Rebuilding tourism & travel: How technology will drive recovery

Miguel Sanches

Apaixonado pelo setor do turismo e suas dinâmicas, marketing e estratégia aplicados ao turismo e ensino especializado desta área, inicia o seu percurso profissional em departamentos de front office e restauração em hotelaria, concilia percurso académico e profissional e adquire experiência em diferentes áreas do setor.

Desempenha funções de consultor especialista na implementação de referenciais de sustentabilidade em empresas do setor turístico, com foco no acompanhamento à operação e estratégia de sustentabilidade das empresas, nos domínios económico, social e ambiental, bem como de professor técnico e diretor de curso de hotelaria e restauração. Atualmente, com funções na Direção Executiva na Biosphere Portugal.

Miguel Sanches

Passionate about the tourism sector and its dynamics, marketing and applied strategies for tourism and specialized learning in this area, he began his professional journey in front office and hospitality catering departments. Combining his academic and professional paths, he acquired experience in different areas of the sector.

He works as specialist consultant in the implementation of references of sustainability in companies of the tourism sector , with emphasis on accompanying the sustainability operation and strategy of companies in the economic, social, and environmental domains, as well being a technical professor and director of Hospitality and Catering course. Presently, belongs to the Boards of Executive Directors at Biosphere Portugal.

Conferência:A sustentabilidade do Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Nuno Guedes Vaz Pires

Essência do Vinho é uma das entidades mais respeitadas na temática, em Portugal e internacionalmente, fundada em 2004, com uma larga experiência na realização de eventos de cariz internacional entre outras vertentes, relacionados com vinhos, gastronomia e turismo, detentora de duas publicações, a Revista de Vinhos e a revista Gula no Brasil.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Nuno Sousa

Nuno Sousa é o Diretor de Vendas para Portugal da TAP Air Portugal.

Com formação em Turismo, conta com mais de 20 anos ao serviço da companhia aérea portuguesa em diversas áreas das vendas, nomeadamente em Portugal, onde foi Gestor de Conta para o Trade e para o Corporate durante cerca de 11 anos.

Nuno Sousa desempenhou também funções de Representante da TAP Air Portugal em Moçambique, África do Sul, Senegal e Costa do Marfim.

Nuno Sousa is the Sales Director for Portugal at TAP Air Portugal. With a degree in Tourism, he has more than 20 years of service with this Portuguese airline in various areas of sales, particularly in Portugal, where he was Account Manager for Trade and Corporate for around 11 years. Nuno Sousa has also acted as TAP Air Portugal Representative in Mozambique, South Africa, Senegal and Ivory Coast.

Conferência:Reconstruir o Turismo e as Viagens: Como a tecnologia irá impulsionar a recuperação em 2022 e mais além

Conference:Rebuilding tourism & travel: How technology will drive recovery

Olga Cardoso

Jurista de formação e Advogada de carreira, a paixão pelo vinho fê-la mudar radicalmente de vida. Em 2014 decidiu enveredar por uma carreira no mundo do vinho, onde, para além de provadora de vinhos, é também uma profissional do enoturismo.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

Conferência:Como criar um negócio de Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Paul Charles

A former BBC News presenter and adviser to Sir Richard Branson, Paul Charles is founder and CEO of The PC Agency, a leading travel PR and Communications consultancy which advises airlines, tourism boards including Visit Portugal, hotels, cruiselines and tour operators. www.pc.agency  

 Paul has been at the forefront of the coronavirus crisis, appearing as a leading commentator and government adviser about the travel and tourism sector, offering vital insight into global travel decision-making.

 The PC Agency, which advises governments, C-Group leaders and companies on their consumer, corporate, crisis and digital reputations has been named the Most Influential in Travel by PR Week five years running in 2017, 2018, 2019, 2020 and 2021. It also won “Most Effective Communications During Covid Crisis” Award at the Corp Comms Awards 2020. 

 Paul is also Co-Founder of the travel think tank, Thrive, which supplies market-leading intelligence and analysis to the travel and tourism sector. 

Before founding The PC Agency, Paul was Director of Communications for Virgin Atlantic and key adviser to Sir Richard Branson. 

 Before joining Virgin Atlantic, Paul was Director of Communications at the high-speed train company Eurostar and was responsible for launching the UK’s first high-speed trainline. 

 Prior to Eurostar, Paul spent a decade reporting, producing and presenting at the BBC, working on programmes including BBC Television’s World Business Report, The Money Programme, BBC1 Breakfast and BBC Radio’s Today, MoneyBox, Inside Money and The Financial World Tonight.

Paul was named Most Influential PR Consultant in Travel in 2017, 2018, 2019, 2020 and 2021 by PR Week Magazine.

 Paul was voted PR Week Professional of The Year in 2004 and named one of London’s ‘Most Influential 1000 People’ by The London Evening Standard in 2011 and 2012.  

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Paula Susano Dias

Estudos na área da Gestão e Planeamento pela Universidade de Aveiro. Coordenadora de projetos nas áreas do desenvolvimento e investimento turísticos. Vários anos de experiência na montagem e execução de projetos de investimento nos vários subsetores do turismo.

Conferência:Os novos instrumentos financeiros: que apoios para o setor do Turismo? A importância da sustentabilidade da operação

Paulo Monge

Paulo Monge é um profissional com mais de 30 anos de experiência no turismo.

Com um foco nas vendas e na organização de eventos, participou na cerimónia de transferência de Macau para a República Popular da China, no Grande Prémio de Macau e noutros eventos de grande escala.

Ao assumir a Direção de Vendas dos SANA Hotels, em 2008, Paulo é o responsável pela promoção internacional do Grupo, nomeadamente no segmento MICE.

É licenciado em Gestão Hoteleira pela Universidade Internacional de Lisboa e pelo Instituto de Formação Turística de Macau.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Pedro Chenrim

Diretor do título editorial Ambitur há mais de 20 anos e, ao longo deste período, responsável pelo desenvolvimento e crescimento de uma das plataformas de notícias turísticas mais abrangentes do mercado português.
O responsável acompanha a atividade turística nacional e internacional há mais de 25 anos, assim como o desenvolvimento da imprensa económica e ambiental.
Também partilha o cargo de Diretor do título editorial Ambiente Magazine, da mesma editora, fazendo ainda parte da administração da mesma.
Ambitur é a única publicação do setor à qual foi atribuída a Medalha de Ouro de Mérito Turístico pelo Governo português.

Conferência:Smart and Green Tourism

Pedro Magalhães

Pedro Magalhães, que começou como DJ aos 16 anos, é o fundador e diretor geral da Europalco, uma empresa que mantém o foco nos eventos corporativos, com um produto ‘chave-na-mão’, há mais de 25 anos.

Pedro acumula ainda o cargo de presidente da Associação Portuguesa de Serviços Técnicos para Eventos (APSTE), associação criada em plena pandemia.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Pedro Norton de Matos

PNM é um grande apaixonado pela fauna e flora e desde que se conhece põe as mãos na Terra. Um livro de Aquilino Ribeiro “Aldeia, Terra , Gente e Bichos” adequa-se ao seu auto retrato. Privilegia a harmonia entre o Homem e a Natureza e sente-se mais rural que urbano.
Economista/gestor de profissão , desenvolveu competências de liderança , fez carreira internacional e dedica parte da sua actividade à consultoria e formação em “soft skills, nomeadamente através de mentoria e “coaching” de equipas de executivos.
É mentor e organizador do Greenfest , maior festival de sustentabilidade em Portugal que já conta com 15 anos . O ano de 2021 vê também chegar o primeiro Bluefest com enfase na economia do mar. E é também fundador da Academia G – Sustentabilidade para Todos.
Leciona Empreendedorismo num mestrado de gestão da universidade católica e o seu triângulo de intervenção, no dia a dia, passa pelo três vértices: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Alterações comportamentais/liderança/ gestão da mudança.
É um grande entusiasta do movimento de mudança e procura juntar pessoas e projetos em prol de um mundo mais justo, equilibrado e cooperante. Não se importa de , às vezes, ser apelidado de romântico, pois acredita convictamente que a humanidade não pode voltar as costas à Natureza , com quem tem muito que aprender. Ao invés, considera fundamental aprender com a Natureza as leis da regeneração e zero desperdício.

Pedro Norton de Matos

PNM is a great lover of fauna and flora as since he can remember he has placed his hands on Earth. A book written by Aquilino Ribeiro, “Aldeia, Terra , Gente e Bichos” (Village, Land, People and Animals ) is in line with his self-portrait . He champions the harmony between Man and Nature and considers himself to be more rural than urban.

Economist/ Manager by profession, he developed leadership skills , went on to an international career and dedicates part of his activity to consulting and training in soft skills, namely through mentorship and coaching of teams of executives.

Is the mentor and organizer of Greenfest , the biggest sustainability festival in Portugal which was created 15 years ago. 2021 also witnessed the arrival of the first Bluefest which emphasized the economy of the sea. PNM is also the founder of Academia G – Sustainability for All.

Teaches Entrepreneurship in Management MBA at Católica University, and his day-to -day triangle of intervention involves the three vertices: Sustainability, Entrepreneurship and Behavioral alterations/leadership/ change management.

PNM is also a great enthusiast of the change movement and seeks to join people and projects in favor of a more fair, balanced and cooperative world. He does not mind being labelled occasionally as romantic ,since he staunchly believes that humanity cannot turn its back on Nature , from which it has a lot to learn. Contrarily, he considers it is fundamental to learn the laws of regeneration and zero waste from Nature.

Conferência :Smart and Green Tourism

Reinaldo Saúde

Strategic Partnerships Manager da Fareharbor com 3 anos de experiência como gestor comercial e marketing em Marítimo-turísticas.

Strategic Partnerships Manager at Fareharbor with 3 years experience as Commercial and Marketing Manager in Maritime Tourism.

Palco BTL LAB TALKS:Estratégias para aumentar as suas reservas directas depois de uma crise

Ricardo Martins

Nasceu em Aveiro em 1981. Iniciou os estudos em Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Turismo de Portugal, I.P. (2000 – 2005). Em 2010, nessa mesma instituição, concluiu a Graduação em Direção Hoteleira. No mesmo ano concluiu, na École Hôtelière de Lausanne (EHL) – Suíça, a certificação de Qualified Learnig Facilitator. Ainda na EHL e de 2011 a 2013, frequentou e concluiu vários módulos nas áreas de Contabilidade e Gestão, no âmbito da Proficiency in Hospitality Management. É licenciado em Gestão Hoteleira (2011 – 2014) pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) . Em 2018, concluiu na ESGIN a Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural. Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Turismo na Universidade de Aveiro.

Iniciou a sua atividade principal como professor nas Escolas do Turismo de Portugal, I.P. (Fundão e Portalegre), nas quais lecionou nas áreas de Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira, de 2005 a 2014. É professor na ESGIN, desde 2014, lecionando nas áreas de Gestão Hoteleira e Turismo em Cursos de Especialização Tecnológica, Licenciaturas e Pós-Graduações. Desde 2021, tem lecionado vários módulos referentes às áreas mencionadas, enquanto Professor Visitante em diferentes Universidades na Europa, nomeadamente na Roménia, Lituânia, Estónia e Polónia. Acumula funções como Diretor do Monsanto GeoHotel Escola, desde 2014 até ao presente. Paralelamente, desenvolve a sua carreira profissional de âmbito hoteleiro, desde 1999, tendo colaborado em diversas unidades hoteleiras de quatro e cinco estrelas em Portugal, inicialmente em áreas operacionais e posteriormente nas áreas de gestão intermédia, de topo e de formação. Desde 2004 que passou a desenvolver a sua atividade, enquanto hoteleiro, em cadeias hoteleiras internacionais, na Europa e Médio Oriente, nomeadamente, na Hungria, Bélgica, Espanha, Eslovénia, Bulgária, Croácia, Jordânia, Lituânia, Letónia, Malta e, mais recentemente, em Oman.

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Roberta Medina

Roberta Medina, Vice Presidente Executiva Rock in Rio

Uma mulher de garra, decidida, com essência comunicativa, jovem e versátil. Estas são apenas algumas das palavras para descrever a empresária que encanta com palavras fáceis e um olhar apaixonado.

Em 2003, deixou o tropicalismo do Rio de Janeiro e adotou Portugal como novo lar. Sorte dos portugueses, que tiveram a oportunidade de ter o Rock in Rio presente nas suas vidas desde 2004, em parte graças à visão avant-garde e empreendedora da sua VP Executiva, que liderou o primeiro passo do projeto de internacionalização do Rock in Rio.

Há 17 anos que é a responsável por um projeto de sucesso, comandando as decisões estratégicas do festival que se tornou no maior evento de música e entretenimento do mundo.

“Executiva 360º”, Roberta Medina foi também a responsável por adotar processos pioneiros de sustentabilidade no evento – e na indústria.

Além do Rock in Rio, esteve à frente de outros projetos da Better World como a Maior Árvore de Natal da Europa, que implementou em Portugal, na Polónia e na Roménia.

Roberta Medina, Executive Vice – President Rock in Rio

A woman of stamina, determined, communicative, youthful and versatile. These are merely some of the adjectives uased to describe this businesswoman who charms with easy speech and a passionate gaze.

In 2003, she left tropical Rio de Janeiro and adopted Portugal as her new home. Lucky for the Portuguese people who won the opportunity to have Rock in Rio present in their lives since 2004, thanks in part to the  avant-garde and entrepreneurial vision of its executive VP,  who led the first step of the internationalization process of Rock in Rio.

For 17 years she has been in charge of a successful project, commanding the strategic decisions of the festival which has become the biggest music and entertainment event in the world.

“Executive 360º”, Roberta Medina was also responsible for pioneering sustainability methods in the event – and in the industry.

In addition to Rock in Rio, she was in charge of other projects of the Better World such as the Biggest Christmas Tree in Europe that she implemented in Portugal, in Poland and in Rumania.

Conferência :Smart and Green Tourism

Roberto Antunes

Diretor Executivo do NEST

Executive Director of NEST

Conferência:Inovação Digital: A visão estratégica de desenvolvimento de negócio

Ruggero Tozzo

Representante da Ong Alisei em São Tomé e Príncipe (STP), pedagogista, perito em

gestão de projetos de cooperação internacional ao desenvolvimento, inclusão social, proteção ambiental e ajuda humanitária com mais de 4 décadas de experiência em vários países.

Membro da Federação das ONG de STP, da Plataforma de Turismo Responsável e Sustentável de STP e da Comissão Nacional de STP das EXPO Milão 2015 e Expo Dubai 2020.   

Conferência:Biodiversidade e Conservação, Valorização de Produtos Locais Agroflorestais no Quadro de um Turismo Sustentável e Responsável de São Tome e Príncipe

Rui Ochôa

Rui Ochôa nasceu no Porto, em 1969. Com um curso de Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, estagiou e trabalhou em diversos meios nacionais, JN, Antena 1, Visão, JL. Juntamente com Cláudia Coutinho de Sousa, a editora, dirige desde o início, em 2011, a Event Point, a principal publicação para a indústria dos eventos em Portugal, com sites e revistas, tanto em português quanto em inglês. É membro do júri de imprensa dos prémios internacionais Best Event Awards.

A Event Point, que é media partner da APECATE, dos Capítulos Ibéricos da ICCA e da MPI e de diversas feiras internacionais, como a IMEX e a IBTM, foi a organizadora do REINVENT the event, e é coorganizadora do MEET@ALTICE ARENA.

Para Rui Ochôa, viajar é essencial, a comida uma inspiração, e a fotografia uma paixão.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Rui Pinto Lopes

Licenciado em Turismo, Rui Pinto Lopes trabalha desde sempre na Pinto Lopes Viagens, operador turístico e agência de viagens nascido em 1974 e especializado em viagens em grupo, culturais e de autor.
Para além de administrador e um dos responsáveis comerciais da empresa, Rui Pinto Lopes é ainda correio de turismo de formação, fazendo questão de acompanhar alguns dos seus grupos em viagem.
Partilhando a paixão das viagens com o pai Joaquim Pinto Lopes, fundador do grupo, gosta de conhecer e dar a conhecer o mundo de forma inovadora, proporcionando experiências ímpares aos seus clientes.
As centenas de circuitos anualmente programados pela Pinto Lopes Viagens contemplam destinos tradicionais nos 5 continentes, mas também destinos afastados das rotas turísticas convencionais, como a Coreia do Norte, o Sudão, o Bangladesh, o Tajiquistão ou o Paquistão, em muitos dos quais foi pioneira na entrada com grupos. Em 2012, a Pinto Lopes lançou as Viagens com Autores, um conceito inédito a nível nacional, no âmbito do qual personalidades e especialistas de diversas áreas de interesse desenham e acompanham circuitos inspirados na sua vida e/ou obra.

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Salvador Salazar Leite

Salvador Salazar Leite é economista com experiência na banca, tem um percurso transversal que passa pela área comercial, mercados financeiros, planeamento e Research onde colaborou na caracterização regional portuguesa e na internacionalização das empresas portuguesas com principal foco no sector agrícola e florestal. É hoje um dos vice-presidentes da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO).

Conferência:Plano Estratégico da APENO 2022

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Sílvia Dias

Responsável pelo Departamento de Marketing da Savoy Signature, Sílvia Dias conta com mais de 15 anos de percurso profissional no setor das Viagens e Turismo. Com experiência consolidada na área de Marketing e Desenvolvimento Estratégico, tem formação em Marketing pelo IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing e frequentou o Programa Avançado de Gestão da Nova Business School. Antes de integrar a equipa da Savoy Signature, passou pela Associação de Promoção Turística da Madeira, ANA – Aeroportos de Portugal e pela agência de publicidade Way.

Sílvia Dias

In charge of the Marketing Department of Savoy Signature, Sílvia Dias possesses more than 15 years of professional history in the Travel and Tourism sector. With consolidated experience in the Marketing and Strtegic Development areas, she has a Marketing degree from IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing and attended the Advanced Management Program of Nova Business School. Before joining the Savoy Signature team, she worked for Associação de Promoção Turística da Madeira (Madeira Tourism Promotion Associatio ), ANA – Aeroportos de Portugal and at Way, an advertisement agency.

Conferência :O Novo Viajante

Sofia Santos

Sofia Santos, economista e especialista em sustentabilidade e financiamento sustentável. Com 47 anos de idade, tem 24 anos de experiência profissional entre bancos, empresas, ONG e o setor público. Iniciou a sua carreira em 1997 no departamento de Research da Merrill Lynch em Londres e regressou a Portugal em 1999. Trabalhou para a Reuters, Bloomberg, INE e CELPA.   Em 2004, fundou a empresa de consultoria Sustentare, focada em projetos sustentáveis. Em 2013 fundou a Systemic, trabalhando em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Portugal, em finanças sustentáveis, energia sustentável, economia circular, green bonds, entre outros.   Como consultora tem abraçado desafios específicos: de 2016 a 2018, foi Secretária Geral do Conselho Empresarial Português para o Desenvolvimento Sustentável; de novembro de 2018 a setembro de 2019, foi Técnica de Especialista em Finanças Sustentáveis no Gabinete do Ministro do Meio Ambiente e Transição Energética.

É autora de sete livros, dos quais três se dedicam ao financiamento sustentável. É Professora Associada da ISEG e coordenadora do curso executivo da ISEG “Finanças Sustentáveis: Finanças Verdes e Climáticas”. Ela é graduada em Economia pela ISEG, mestre em Economia pela Birkbeck College na Universidade de Londres e doutora pela Middlesex University em Londres sobre o papel do banco na promoção do desenvolvimento sustentável.

Sofia Santos

Sofia Santos, economist and specialist in sustainability and sustainable financing. Aged 47, she possesses 24 years of professional experience among banks, companies, NGOs and the public sector. Her career started in 1997 at the Merrill Lynch Research Department in London, whereby she returned to Portugal in 1999. She worked for Reuters, Bloomberg, INE and CELPA.   In 2004, founded the consulting company Sustentare, which focuses on sustainable projects. In 2013 founded Systemic, working in em Angola, Cabo Verde, Guinea Bissau and Portugal, in the scope of sustainable finances, sustainable energy , circular economy, green bonds, among others.   As consultant, she has embraced specific challenges: from 2016 to 2018, was Secretary General of the Portuguese Entrepreneurial Council for Sustainable Development; from November 2018 to September 2019, was Technical Specialist of Sustainable Finances in the Cabinet of the Minister for the Environment and Digital Transition .

Has writte seven books autora de sete livros, dos quais três se dedicam ao financiamento sustentável. É Professora Associada da ISEG e coordenadora do curso executivo da ISEG “Finanças Sustentáveis: Finanças Verdes e Climáticas”. Ela é graduada em Economia pela ISEG, mestre em Economia pela Birkbeck College na Universidade de Londres e doutora pela Middlesex University em Londres sobre o papel do banco na promoção do desenvolvimento sustentável.

Conferência :Smart and Green Tourism

Sofia Tenreiro

Sofia Tenreiro é uma apaixonada por projetos de transformação associados à tecnologia, em indústrias muito diversas.

Iniciou a carreira em Fast Moving Consumer Goods, na Procter & Gamble e na L’Oreal em marketing, em Portugal, Espanha e, mais tarde, em funções estratégicas europeias. De regresso a Portugal, criou o departamento de marketing estratégico da Optimus e liderou a transformação comercial e de marketing no Jornal Público, antes de ingressar na Microsoft como Board Member, responsável pelo canal de retalho, e, posteriormente, por todos os canais de consumo e PMEs.

A paixão pelo digital e por tecnologias como a cibersegurança e a IoT fê-la aceitar o desafio de Diretora Geral da Cisco Portugal.

Em 2019 foi nomeada como Executive Board Member na Galp (COO Comercial), para liderar a transformação de negócio e a transição energética na energética, sendo responsável por acelerar a transição digital e do negócio mundial B2C e B2B. Este desafio implicou uma mudança cultural e de uma estratégia focada no cliente.

Assumiu, em 2016, durante três anos, a presidência da Câmara de Comércio Americana em Portugal (Amcham), onde se mantém na Direção. Desde setembro de 2022 que é advisor de várias empresas, focada na transformação digital, cultural e do negócio. É ainda investidora e empreendedora.

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Susana Cardoso

Susana Cardoso é Coordenadora da Equipa de Turismo da Irlanda desde abril de 2018. Antes disso foi diretora do Departamento de Comunicação da Direção de Apoio à Venda do Turismo de Portugal, tendo o seu percurso profissional sido dedicado essencialmente à área de comunicação do destino designadamente através da gestão de campanhas de publicidade, desenvolvimento de ações de ativação de marca e de produção de conteúdos.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE em 1995, tem um MBA em Marketing pela Marymount University de Washington D.C. nos EUA (1998).

Conferência:Economia da Experiência: Turismo Literário e como crescer em valor no Reino Unido

Susana Silva

Licenciada, Mestre e Doutorada em Psicologia pela Universidade do Minho.

Desde 2014 é Professora Adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto(ESHT) onde atualmente é Presidente do Conselho Pedagógico, Membro do Conselho Técnico-Científico e membro do Conselho Pedagógico e Científico da Unidade de e-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO. Atualmente leciona nos cursos de licenciatura e mestrado de hotelaria e turismo na área comportamental, de recursos humanos e metodologias de Investigação. Já colaborou com outras instituições de ensino superior público (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto) e privado (Instituto Piaget, Instituto Superior de Educação de Fafe, e Instituto Superior D. Dinis), nos cursos de licenciatura e mestrado em Recursos Humanos e Psicologia.

Investigadora com diversas comunicações e artigos publicados em revistas de referência nacional e internacional nas áreas comportamental, gestão de recursos humanos, turismo, hotelaria, e metodologias de ensino.

Formadora na área da formação de formadores e na vertente comportamental nas modalidades de formação presencial e a distância.

Exerceu funções de coordenação e investigadora em diversos projetos nacionais e europeus no âmbito do ensino, ação social, emprego e igualdade de género.

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Teresa Broccoli

Com mais de 20 anos de experiência no setor, em agências de eventos e DMCs, Teresa Broccoli é atualmente Presidente do capítulo ibérico da MPI – Meeting Professionals International.  Diretora de Desenvolvimento de Negócios M&E em Vincci Hotels, membro do MPI European Advisory Council, tem, desde 2021, a sua própria marca dedicada a educação para profissionais do setor MICE.

Especializada em vendas e organização de eventos, iniciou o podcast MICE Talks onde partilha o seu conhecimento e experiência, mas também o dos seus convidados. Está a criar ainda uma série de Webinars e um curso digital, que espera lançar neste primeiro trimestre.

Apaixonada pela sua família humana e de 4 patas, nasceu em Lisboa, onde aprendeu francês e inglês, casou com um italiano – aprendeu italiano -, e finalmente em 2009 mudou-se para Madrid por motivos de trabalho – onde aprendeu (mal) espanhol. Corredora dedicada, mudou agora para a bicicleta – depois de uma lesão. Sempre curiosa e empenhada em aprender e ensinar. A sua melhor característica: o sorriso!

Conferência:A Próxima Geração de eventos

Tiago Araújo

Tiago Araújo é CEO e fundador da HiJiffy, start-up portuguesa que está a revolucionar a comunicação entre os hotéis e os seus hóspedes com recurso a Inteligência Artificial.

Disponibilizando uma plataforma inovadora que centraliza, mede e automatiza o atendimento ao cliente, a HiJiffy ajuda os hotéis a aumentarem as suas receitas com reservas diretas, upgrades e upsell.

Entre vários dos seus clientes, destacam-se grupos como o Marriott, Accor, Pestana e PortoBay.

Profundamente envolvido no ecossistema hoteleiro, Tiago Araújo é experiente na área da comunicação e digitalização na hotelaria.

Conferência :Inovação Tendências que estão a transformar o Turismo

Vanda Lança Alves

É engenheira Biomédica, mas o mundo do vinho falou mais alto. A Pós-Graduação em Wine Business deu-lhe as competências técnicas e de gestão no sector do vinho, tendo trabalhado em diversas empresas da área que lhe deram a experiência necessária para investir cada vez mais no seu percurso profissional. Um caminho que agora a levou ao mundo do enoturismo. Actualmente é assistente de direcção e comunicação da Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO). 

Conferência:Plano Estratégico da APENO 2022

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Vânia Costa

Biografia Vânia Costa é Doutorada em Economia pela Universidade de Vigo desde 2014, com tese em Economia Aplicada ao Turismo. É Professora Adjunta na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). É investigadora integrada no CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no Turismo. Coordenou o projeto “HC Tourism – Perfil e Tendências do Capital Humano no Sector do Turismo”, entre de 2017 e 2019, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Portugal 2020 Operational Programa de Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020). Tem como linhas de investigação o Turismo e Desenvolvimento Económico, o Capital Humano no Turismo, a Competitividade e Desempenho Empresarial na Indústria Hoteleira e Turística, o Turismo Sustentável e os Transportes e Turismo.

Conferência:“Recursos Humanos em Turismo, Hotelaria e Restauração: a importância da qualificação”

Vítor Augusto Fernandez da Silva

Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico. É actualmente Presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo (em funções). Entre 2003 e 2008, foi Presidente da Região de Turismo Planície Dourada. Empresário de turismo no sector da restauração, entre 1983 e 1998.

Conferência:A sustentabilidade do Enoturismo

Palco:Espaço Conferências Enoturismo – Pav. 2

Victor Jorge

Director da Publituris

Publituris Director

Conferência :O Novo Viajante

Ana Pereira da Fonseca Reis

Ana Pereira da Fonseca Reis, representante da Companhia Agrícola do Sanguinhal.
Bisneta do fundador da Companhia Agrícola do Sanguinhal, fundada em 1926, e que continua a ser uma empresa familiar até aos nossos dias, produzindo alguns dos vinhos mais prestigiados do país.

Conferência:BTL ENOTURISMO TALKS

João Matoso

Presidente não executivo Newhotel Software
Professor Associado Universidade Internacional, Lisboa 1988-2006
MBA, Universidade Nova de Lisboa 1983-1984
Auditor da Defesa Nacional 1987-1988
Conselho Direção Instituto Nacional de Estatística 1982 – 1987
Missões de Estudo OCDE, EUA, Dinamarca, Holanda, Alemanha
Diretor Serviços Informática, Ministério Planeamento 1975 -1982
ONU International Conference Informatics for Development Countries, Israel 1975
Assistente Instituto Superior Técnico, Lisboa 1972 -1987
Engenheiro Instituto Superior Técnico, Lisboa 1968-1973

Conferência:Cloud na Hotelaria: a transformação em curso