Entrevista a Pedro Machado, Presidente da Região de Turismo do Centro

A Região de Turismo do Centro é o destino nacional convidado da BTL 2023. Para Pedro Machado, “as expectativas são bastante elevadas. Pretendemos com a nossa participação, captar cada vez mais operadores e público ao nosso espaço, gerando notoriedade à marca e promovendo os nossos produtos turísticos mais maduros, assim como, as mais recentes novidades, como turismo industrial ou o nomadismo digital.”

Relativamente à importância de marcarem presença num certame como a BTL, Pedro Machado afirma que “A BTL é a maior feira de turismo nacional, com carácter internacional. É, também, um espaço de contacto com um dos nossos principais mercados, o mercado interno, bem como, um contacto direto com o público em geral.”

Contributo da BTL para alavancar o sector do turismo

“A BTL é tradicionalmente um local de encontro(s) e de networking. E isso poderá ser um factor decisivo para alavancar o sector, nacional e internacionalmente. Muitas vezes, é neste tipo de ambientes que se geram os melhores negócios e surgem as melhores oportunidades. Considero ser um certame com uma importância crucial, a que acresce o facto de ser inteiramente dedicado a uma das actividades que mais gera retorno económico para o país. É importante que mais eventos como este, ajudem a dar espaço mediático ao sector, nomeadamente, junto da opinião pública, para que este seja cada vez mais notado e valorizado  – em particular, num contexto em que escasseiam os recursos humanos qualificados.”

A participação da Região de Turismo do Centro na BTL 2023

“Vamos marcar presença com o maior espaço físico de sempre, reunindo todas as nossas marcas regionais, tanto em termos de território, com a desejável presença das nossas oito comunidades intermunicipais, como em termos de produto turístico. A este nível, consideramos fundamental a presença dos PROVERE Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias do Xisto, Aldeias de Montanha e Termas do Centro. Estarão, igualmente, connosco dezenas de empresas e associações, de diferentes naturezas. E este é um factor muito importante na nossa estratégia: que a nossa participação represente toda a diversidade da região mas, de forma concertada, identitária e coerente” refere Pedro Machado.

A inovação também estará presente no stand da Região de Turismo do Centro: “queremos, uma vez mais, surpreender pela operacionalidade do nosso espaço, arrojo e atratividade. Parece-nos fundamental sair dos “lugares comuns” e surpreender, dado que queremos que a visita ao nosso stand represente, ela mesmo, uma experiência. A somar a tudo isto, as componentes da sustentabilidade e da digitalização serão uma constante e uma variável transversal a todo o stand.

Quem for ao stand da TCP na  BTL´23, “poderá usufruir e conhecer um pouco melhor, alguns dos nossos principais produtos, nomeadamente, é nossa intenção ter os vinhos das cinco CVRs, nomeadamente, Tejo, Lisboa, Bairrada, Dão e Beira Interior; ofertas de experiências das nossas empresas (animação turística e hotelaria); degustação de alguns dos mais identitários produtos endógenos e receitas práticas, preparados e servidos pelas nossas escolas de hotelaria; assim como, diversas ativações das nossas marcas e produtos. A somar a tudo isto, está previsto que tenhamos uma representação no espaço de empreendedorismo, palco para alguns dos projetos mais inovadores do Centro de Portugal. Tal como em edições anteriores, teremos, diariamente, a realização de um vasto e diverso conjunto de atividades e apresentações.”

Join to newsletter.

Curabitur ac leo nunc vestibulum.

Registo de visitantes profissionais

É profissional do sector do Turismo?

Todos os Profissionais da BTL deverão adquirir título de ingresso Profissional para visitar a BTL.

Valorizamos os Profissionais registados no business.fil.pt que terão acesso a condições vantajosas para a aquisição do seu ingresso.

A BTL disponibiliza-lhe condições especiais de alojamento nos hóteis parceiros. Contacte-nos através do e-mail: btl@ccl.fil.pt