Luís Araújo
Luís Inácio Garcia Pestana Araújo nasceu em 1970. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1994). Integrou o Grupo Pestana em 1996, tendo sido membro do seu Conselho de Administração entre 2001 e 2016. De 2005 a 2007 foi Chefe do Gabinete do Secretario de Estado do Turismo no XVII Governo Constitucional.
É Presidente da European Travel Commission (ETC) desde 2020, Presidente da Direção do NEST – Centro de Inovação do Turismo desde 2019 e, desde 2016, Presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
Luigi Cabrini
Global Sustainable Tourism Council
Conferência:Uma Agenda de Valor para o Turismo
Diogo Moura
Vereador da Câmara Municipal de Lisboa
Conferência :: A Identidade de Lisboa no centro da experiência de quem nos visita
Fulvio Giannetti
CEO & Founder – Lybra.tech RMS
Fulvio Giannetti é um especialista em ciência de dados com um histórico comprovado no desenvolvimento e implementação de algoritmos eficazes para soluções de negócios. Como CEO e Head of Data Science da Lybra Tech, parte do Zucchetti Group (20.000 hotéis em todo o mundo), ele é totalmente responsável pelos resultados da empresa, supervisionando o planejamento de longo alcance, gestão global de produtos e processos de desenvolvimento de software. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou como consultor de cientistas de dados para empresas de tecnologia de viagens, incluindo o Booking.com Pricematch, onde geriu um portfólio de hotéis na Europa, avaliando o desempenho do algoritmo e ajudando os técnicos a construir interfaces entre o sistema de gestão de receitas e o sistema de gestão de propriedades. Ele também lecionou sobre a importância da análise de dados em aulas de mestrado e é um docente convidado em universidades, incluindo Sapienza e Luiss Business School.
Cristina Blaj
CEO & Founder – Open Revenue Consulting
Cristina Blaj é a fundadora e CEO da Open Revenue Consulting, uma empresa de consultoria tecnológica estratégica com sede entre Londres, Reino Unido e Grande Canária, Espanha. Ajuda os hotéis a aumentar o valor dos seus ativos usando tecnologia especializada e serviços de consultoria que conectam gestão de ativos e sustentabilidade com receita, marketing e experiência do hóspede maximizando a receita com cada ponto de contato na jornada do cliente de um hotel. Com mais de 15 anos de experiência na otimização de receita, distribuição e marketing para o setor hoteleiro, Cristina liderou a expansão de negócios para várias empresas de tecnologia para o setor hoteleiro na região EMEA, mais recentemente a Duetto, uma plataforma de tecnologia de estratégia de receita baseada em São Francisco, a Plataforma Userguest RevMarketing Automation, tecnologia de experiência de reserva imersiva Hotelverse e tecnologia de gestão de ativos EISI SOFT. Cristina iniciou sua carreira com um duplo diploma em Relações Internacionais-Geopolítica e Direito, passando da diplomacia internacional para ganhar ampla experiência no setor de viagens e hospitalidade. Fundou e dirigiu uma empresa de viagens sob medida por mais de 7 anos, o que abriu as portas para abraçar a tecnologia de viagens e começar a consultoria para a indústria de viagens em receita, marketing e estratégias de distribuição.
António Pedroso
Sales & Business Development Portugal
Conferência::Melhora a gestão do teu alojamento local com o software do idealista
Chang, Tsung Che
Representante do Centro Económico e Cultural de Taipei
Conferência ::É a sua vez, descubra a Ilha Formosa
Ana Umbelino
Vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
A Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras corporiza um itinerário turístico-cultural de carácter temático a gravitar em torno do património integrante das Linhas Defensivas de Lisboa, consagradas como Linhas de Torres Vedras. A sua gestão encontra-se ancorada na Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres que, numa lógica sistémica, agrega uma plêiade de municípios e agentes de natureza pública e privada colectivamente empenhados na construção e afirmação de um produto turístico sustentável de alcance internacional. A Rota Histórica das Linhas de Torres integra, desde 2018, o Itinerário Cultural Europeu Destination Napoleon, projectando-se num espaço identitário comum.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Alexandra Alves
Representante da ERIH em Portugal
As Rotas Culturais colocam em prática os valores fundamentais do Conselho da Europa: direitos humanos, democracia cultural, diversidade e identidade cultural, diálogo, intercâmbio mútuo e enriquecimento além de fronteiras e séculos. De grande importância para enriquecer a nossa compreensão da História, infelizmente muitas vezes conduzem os seus trabalhos de forma independente, de modo que os resultados das suas atividades permanecem isolados e inacessíveis a outros públicos.
A ERIH – Rota Europeia de Património Industrial disponibiliza um espaço, através do qual podem partilhar e divulgar o conhecimento sobre cada um dos projetos de património industrial na Europa e as suas atividades em curso. Ao promover o diálogo e o intercâmbio entre as organizações e instituições envolvidas, a Rota incentiva uma abordagem global em larga escala para o estudo dessa temática.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Catarina Valença Gonçalves
Fundadora e Diretora da Spira, Coordenadora do Programa Avançado de Gestão do Património Cultural na Católica Porto Business School
Com mais de 20 anos de experiência no sector do Património Cultural, foi a criadora de projectos emblemáticos no panorama nacional, como a Rota do Fresco, a patrimonio.pt, a Bienal Ibérica do Património Cultural ou o Estudo “Património Cultural em Portugal – Avaliação do Valor Económico e Social”.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Teresa Andresen
Presidente da Direção da AJH – Associação Portuguesa dos Jardins Históricos
A Rota Europeia dos Jardins Históricos submeteu ao Conselho da Europa a candidatura do Itinerário Cultural dos Jardins Históricos, que o certificou reconhecendo o valor histórico, artístico, ecológico e social dos jardins históricos europeus, um património cultural comum. Está aberta a todas as instituições públicas e privadas que gerem jardins históricos no contexto dos países do Conselho da Europa. A Associação Portuguesa dos Jardins Históricos associou-se a este processo desde o primeiro momento.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Vítor de Sá Marques
Presidente da Associação dos Cafés com História de Portugal
A Rota Cultural Europeia dos Cafés Históricos tem um conjunto de desafios pela frente: promover e divulgar os estabelecimentos, enquanto testemunhos da nossa memória colectiva, sensibilizar stakeholders para a sua inclusão nos circuitos turísticos nacionais e internacionais, e estimular iniciativas com outras Rotas Culturais Europeias. Iniciativas também importantes para que os Cafés Históricos sejam reconhecidos como Património Cultural de Portugal.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Duarte Pinheiro
Ancorada num conjunto de 58 monumentos de grande valor e de excecionais particularidades, a Rota do Românico assume um papel de excelência no âmbito do touring cultural, capaz de posicionar a região do Sousa, Douro e Tâmega como um destino de referência do românico nacional.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Teresa Ferreira
Diretora do Departamento de Dinamização da Oferta e Recursos do Turismo de Portugal
A presença de Portugal em vários Itinerários Culturais do Conselho da Europa confirma a relevância do património cultural português no contexto europeu, assim como a dinâmica e competência das entidades gestoras dos recursos culturais envolvidos nas rotas nacionais. São, por isso, muito importantes na afirmação de Portugal como um destino de turismo cultural.
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais do Conselho da Europa em Portugal
Hugo Pires
Secretário de Estado do Ambiente
Conferência ::Ambitur Smart and Green Tourism II
Paulo Rodrigues de Brito
Com mais de 30 anos de experiência na área comercial bancária em Portugal e fora de Portugal, Paulo Rodrigues de Brito é Diretor Comercial, responsável pelo setor do Turismo dentro da estrutura do Banco BPI que acompanha os segmentos prioritários.
Conferência ::Ambitur Smart and Green Tourism II
Manuel Lacerda
DGPC, Representante de Portugal no Comité Diretor dos Itinerários Culturais do Conselho da Europa
Conferência ::Encontro Técnico Itinerários Culturais Do Conselho Da Europa Em Portugal
Leonor Picão
Turismo de Portugal
Conferência::Encontro Técnico Itinerários Culturais Do Conselho Da Europa Em Portugal
Conferência::Desafios Da Sustentabilidade | O Papel Do Turismo Para Um Futuro Melhor
Rita Jerónimo
Subdiretora Geral da Direção-Geral do Património Cultural
Filipa Saldanha
Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola
Filipa Saldanha é uma economista que defende uma visão equilibrada para os modelos de desenvolvimento e crescimento das sociedades, respeitando que os fins lucrativos, a proteção do Planeta e a justiça social podem e devem coexistir na mesma equação. Apaixonada pelo desenho de projetos e estratégias de sustentabilidade e impacto, tem dedicado a sua vida profissional às áreas da ação climática, transição energética justa, soluções com base no oceano, agricultura sustentável, financiamento e investimento sustentável, empreendedorismo e inovação. Atualmente é Diretora de Sustentabilidade do Crédito Agrícola. Anteriormente foi Diretora-Adjunta do Programa Gulbenkian Desenvolvimento Sustentável, trabalhou na COTEC Portugal, no IESE Business School (Espanha) e no Harte Research Institute (EUA).
Conferência ::Smart and Green Tourism II
André Matos
Diretor de Qualidade do Vila Vita Parc Resort & Spa
Conferência ::Ambitur Smart and Green Tourism II
Inês do Santos Costa
Antiga Sec. de Estado do Ambiente / Especialista em temas ESG na Deloitte
Inês Costa é uma defensora da sustentabilidade e da economia circular, fomentando a criação de redes entre empresas, decisores políticos, centros de conhecimento e comunidades para facilitar a transformação da economia para as pessoas e o planeta. A sua formação assenta na ecologia industrial, que estuda a aplicação de estratégias e ferramentas “nature-based” (isto é, a planificação, conceção e avaliação do ciclo de vida e sinergias “input”-“output”) para melhorar a o desempenho das empresas, regiões e sistemas. Este estreito envolvimento e interação com vários stakeholders permitiu que a Inês consolidasse os seus conhecimentos e crescer como profissional. Contudo, ela está sempre à procura da próxima oportunidade de crescimento no terreno, esperando fazer a diferença neste caminho rumo a uma economia circular.
Conferência ::Ambitur Smart and Green Tourism II
João Meneses
Secretário-Geral do BCSD Portugal
Licenciado em Gestão, já exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos setores público e privado, bem como no terceiro setor. Entre outras funções, foi presidente da ONGD TESE, coordenador do GABIP Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, diretor do Centro de Inovação da Mouraria, uma incubadora para indústrias criativas, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no XXI Governo Constitucional de Portugal e, mais recentemente, general manager de um fundo de investimento para business angels e de uma aceleradora da Porto Business School (Universidade do Porto). Foi, também, professor convidado em duas universidades portuguesas durante cerca de dez anos e articulista num jornal económico. Frequentou diversas formações para executivos no domínio da sustentabilidade, em diversas universidades internacionais, tais como: Harvard, Kellogg, Stanford, INSEAD, Cambridge e IMD.
Conferência::Smart and Green Tourism II
Sofia Santos
Sofia Santos, economista e especialista em sustentabilidade e financiamento sustentável. Com 47 anos de idade, tem 24 anos de experiência profissional entre bancos, empresas, ONG e o setor público. Iniciou a sua carreira em 1997 no departamento de Research da Merrill Lynch em Londres e regressou a Portugal em 1999. Trabalhou para a Reuters, Bloomberg, INE e CELPA. Em 2004, fundou a empresa de consultoria Sustentare, focada em projetos sustentáveis. Em 2013 fundou a Systemic, trabalhando em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau e Portugal, em finanças sustentáveis, energia sustentável, economia circular, green bonds, entre outros. Como consultora tem abraçado desafios específicos: de 2016 a 2018, foi Secretária Geral do Conselho Empresarial Português para o Desenvolvimento Sustentável; de novembro de 2018 a setembro de 2019, foi Técnica de Especialista em Finanças Sustentáveis no Gabinete do Ministro do Meio Ambiente e Transição Energética.
Foi responsável pelo “Grupo de Reflexão para o Financiamento Sustentável”, que levou 20 instituições a assinarem a “Carta de Compromisso para o Financiamento Sustentável em Portugal”. Desde novembro 2019 é Sustainability Champion in Chief na Systemic, uma empresa de consultoria que apenas trabalha os temas de sustentabilidade em vários setores a nível nacional e internacional. É também consultora para a região de África no Green Climate Fund das Nações Unidas, Presidente da Assembleia Geral das Águas de Portugal e membro do Comité de Investimento do Fundo Português para a Inovação Social.
É autora de sete livros, dos quais três se dedicam ao financiamento sustentável. É Professora Associada da ISEG e coordenadora do curso executivo da ISEG “Finanças Sustentáveis: Finanças Verdes e Climáticas”. Ela é graduada em Economia pela ISEG, mestre em Economia pela Birkbeck College na Universidade de Londres e doutora pela Middlesex University em Londres sobre o papel do banco na promoção do desenvolvimento sustentável.
Conferência ::Smart Green and Tourism II
Pedro Teixeira
Director de Sustentabilidade da NEYA Hotels
Formado em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Algarve, tem desempenhado funções de Sustentabilidade no Turismo, no sector do Golfe, Resorts e Hotelaria. Foi responsável de Sustentabilidade do Belas Clube de Campo e Vilamoura do Grupo André Jordan. Desde 2013, exerce funções na NEYA Hotels, como Director de Sustentabilidade, onde é responsável pelo conceito de Sustentabilidade e pela implementação dos Sistema de Gestão nos Hotéis, assim como pelas certificações e prémios de Sustentabilidade. É representante da AHP (Associação de Hotelaria de Portugal) como júri dos programas ECOXXI e Green Key da ABAE.
Conferência ::Smart And Green Tourism
Isabel Ferraz
Uma carreira de mais de 30 anos cujo inicio foi marcado pela sua formação em Gestão Hoteleira na emblemática Escola de Hoteleira e Turismo do Porto. Dedicada em exclusivo ao sector hoteleiro, desempenhou funções na maioria das áreas como Comercial e Vendas, gestão de F&B, gestão de alojamento, e Direcção geral.
Como Directora geral abraçou projectos como a Quinta da Casa Branca no Funchal , Altis Avenida, Barcelo Hotels & Resorts e agora Dom Pedro Lisboa.
Da sua formação académica destacam-se Programas de Gestão de Empresas e Gestão de Marketing e por fim uma pós-graduação em Direito do Trabalho e Segurança Social.
Em 2018, recebeu o premio de melhor Director de hotel, atribuido pela Associação de Hoteis de Portugal.
Conferência::Os Desafios Do Gestor Hoteleiro Na Actualidade
Victor Jorge
Director Editorial Publituris
Conferência::Linhas de Apoio ao Turismo
Francisco Moser
CEO Details Hotels and Resorts
Habilitações Literárias
Formado em Gestão Hoteleira na EHTP
Pós Graduado em Hotel Management – Centre International de Glion
Mestrado em Marketing no ISCTE
Grau de Professor Especialista em Hotelaria e Restauração obtido na ESHTE
Percurso profissional
Mais de 35 anos ligado à indústria hoteleira, com funções de Direção em prestigiados grupos hoteleiros nacionais.
Nos últimos anos desempenhou a função de Managing Director no Grupo Altis e depois na Discovery Hotel Management e recentemente juntou-se ao grupo Arrow Global onde desempenha o papel de Hospitality Director na Norfin e de CEO do grupo Details Hotels & Resorts.
Atividades letivas
Desde há 25 anos ligado ao ensino da hotelaria, tendo lecionado em Escolas hoteleiras, Associações do setor e Universidades em todo o País.
Foi Diretor Executivo da PG em Top Management in Tourism & Hospitality no ISCTE entre 2016 e 2021
Atualmente leciona Hospitality Management Operations na Nova School of Business & Economics
Gabriela Silva Marques
Universidade Europeia
Gabriela Silva Marques é doutorada em Turismo pela Universidade de Aveiro e mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. É licenciada em Gestão de Empresas com especialização em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente é professora de Turismo e Hotelaria, na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia, na Universidade Europeia, em Lisboa e membro efetivo no GOVCOPP (Research Unit on Governance, Competitiveness and Public Policies), na Universidade de Aveiro. Exerceu funções de direção em Gestão de Recursos Humanos no meio empresarial, tendo sido consultora em diversas empresas. Publica regularmente em revistas científicas e tem apresentado diversas comunicações em conferências nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação e de docência abrangem as temáticas da psicologia organizacional, gestão de recursos humanos, liderança e gestão de equipas, atendimento ao cliente e qualidade de vida no trabalho.
Cristina Cavaco
Cristina Cavaco é formada em International Hospitality Management pela ESEC Business School de Paris e em Gestão Hoteleira – Turismo pelo Instituto Superior das Novas Profissões, Lisboa. Com experiência internacional em marcas de referência, trabalhou em diversas áreas da hospitalidade, desde vendas e operações ao segmento MICE e direção geral. Passou por grupos e unidades como a Leading Hotels of the World, Barceló Hotels & Resorts e Tui.
Entre 2012 e 2022, foi no grupo Accor que desenvolveu a sua atividade profissional, ocupando a posição de Diretora Geral em vários hotéis da marca no Reino Unido em mercados muito competitivos, como Londres, Birmingham e Bristol.
Na Accor, foi ainda Governance Director para a Europa do Norte,sendo responsável por 31 países.
Desde Setembro de 2022, é Diretora Geral do Mama Shelter Lisboa.
Ana Cristina de Almeida e Sousa
Coordenadora Área de Lojas e Merchandising – Museus, Monumentos e Palácios/Departamento de Museus, Monumentos e Palácios.
Conferência ::As Lojas dos Museus - onde os presentes têm história
Ana Saraiva
Chefe da Divisão de Património Móvel e Imaterial.
Conferência ::Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial: Por um turismo sustentável
Alexandra Rodrigues Gonçalves
Alexandra Rodrigues Gonçalves: Professora Adjunta na Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo onde leciona desde 1997. Recebeu 2 prémios associados à investigação em Turismo. Intervém na área das Ciências Sociais com ênfase em Turismo, Gestão e Marketing.
É Investigadora Integrada do CinTurs -Research Centre for Tourism, Sustainability and Wellbeing, University of Algarve, Portugal, com especial enforque nas áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural e Indústrias Criativas. Doutorada em Turismo pela Universidade de Évora (2013), Mestre em Gestão Cultural-especialização em Património Cultural pela Universidade do Algarve (cooperação com Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduada em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), Licenciada em Marketing (1997). Desempenhou cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre outubro de 2009 e outubro de 2013, com os pelouros da cultura, do turismo, da ação social, da economia e da saúde. É desde 30 de outubro de 2019, Diretora da Unidade Orgânica. Possui investigação desenvolvida e publicada nas áreas da experiência turística e cultural, no turismo cultural e criativo, na gestão do património cultural e dos museus, na avaliação de eventos, na gestão e planeamento estratégico, entre outros. Foi coordenadora regional e investigadora responsável na Universidade do Algarve do Projeto de investigação financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia CREATOUR- Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (2016-2020), e é desde setembro de 2019 a Coordenadora na UALG do iHeritage Project – ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage, iHERITAGE, B_A.2.1_0056 (ENI CBC MED Programme). Nas suas atividades profissionais possui várias coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Turismo cultural; Gestão; Experiência turística; Museus; Eventos; Interpretação do Património e Planeamento.
Apresentação: O Projeto iHERITAGE como instrumento de inovação para experiências turísticas com base em património cultural imaterial em Tavira, Portugal.
Conferência ::As Novas Tendências do Turismo
Nuno Fazenda
Secretário de estado do Turismo, Comércio e Serviços
:Smart and Green Tourism II
Eunice Lopes
Diretora dos cursos de Turismo do IPT
Turismo Náutico: a gestão sustentável dos recursos hídrico-fluviais, culturais e naturais. Um contributo para o setor através de treze capítulos de um eBook.
Conferência :: As Novas Tendências do Turismo
Francisco Dias
Professor Coordenador do Politécnico de Leiria – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Francisco Dias é Professor Coordenador do Politécnico de Leiria – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, com Doutoramento em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan, França.
Em 2008 fundou o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, e dirigiu as 14 edições deste evento.
Entre 2010 e 2014 foi editor-chefe do European Jornal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e coordenador do Grupo de Investigação em Turismo do Politécnico de Leiria.
Em 2015 criou a EATSA – Euro-Asia Tourism Studies Association, uma associação global que se dedica à partilha de experiências entre invesyigadores de turismo a nível internacional.
Desde 2016, é vice-Presidente da Centro de Portugal Film Commission.
Desde 2017, é o coordenador científico do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP). E desde 2021, é o coordenador nacional do projeto europeu OLIVE4ALL – Olive Heritage for Sustainable Development.
O seu foco de investigação é a gestão e monitorização de destinos turísticos, e tem estudos publicados em algumas das revistas internacionais de turismo de maior impacto, designadamente a Annals of Tourism Research, a British Food Journal, a Community Development e a European Journal of Tourism Research.
Conferência ::As Novas Tendências do Turismo
Goretti Silva
Goretti Silva é Professora Adjunta em Estudos de Turismo e Coordenadora das Licenciaturas em Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal. Fez mobilidade Erasmus durante um ano, repartido entre a Universidade Bournemouth, UK, e o Turismo de Portugal em Londres. No seguimento dessa experiência e de trabalhar posteriormente com a Universidade de Bournemouth como investigador no projeto internacional OPTOUR, frequentou e obteve o doutoramento nessa Univesidade, sobre o papel dos relacionamentos pessoais, conceptualizados como capital social e apoio social, na criação e gestão de pequenas empresas familiares de turismo, em áreas rurais.
Como interesses de investigação destacam-se o turismo como estratégia para o desenvolvimento local e regional, particularmente em regiões periféricas e áreas naturais e rurais; bem como as matérias associadas ao ensino do Turismo e metodologias ativas de aprendizagem. Antes de integrar a academia, colaborou com várias organizações e empresas como consultora de turismo, nomeadamente ICEP-Investimentos e Turismo de Portugal (Londres e Portugal); Parque Nacional Peneda Gerês e Adere-Peneda Gerês; e com a empresa NML-Turismo e Desenvolvimento, Lda. Em vários contextos de planeamento estratégico
Conferência ::As Novas Tendências do Turismo
Hélia Gonçalves Pereira
A sua formação é multidisciplinar. É Doutora em Gestão com especialidade em Marketing. Mestre em Gestão de Empresas, tem ainda um MBA – Master in Business Administration e é licenciada em economia.
No seu percurso profissional foi professora Associada do Departamento de Marketing, Operações e Direção Geral do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE-IUL. Coordenou o Mestrado em Hotelaria e Gestão do Turismo e do Tour DC Msc (ERASMUS Mundus); a Pós-Graduação em Gestão Comercial e a Pós-Graduação em Alta Direção em Hotelaria e Turismo.
Foi coordenadora do Marketing FutureCast Lab, laboratório de pesquisa aplicada em novas tendências de marketing. A sua formação é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Economia, uma pós-graduação em Estudos Europeus, um Mestrado em Gestão e um Doutoramento em Gestão com especialização em Marketing e vários anos como consultora sénior na Price Waterhouse e Coopers. Tem interesse em comportamento do consumidor, marketing digital e mídias sociais e, também, marketing turístico.
Foi, entre 2016 e 2019, membro da direção (não executiva) da Turismo Fundos SGFII, S.A., sociedade financeira de apoio a projetos turísticos e industriais.
Participação e Coordenação de Projetos Científicos
Entre 2010 e 2012, Hélia Pereira coordenou a componente científica do projeto VideoForTravel, um projeto com parceria entre o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a empresa Viatecla, com um montante financiado pelo QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) de cerca de 1 milhão de Euros.
Serviço à Comunidade no âmbito da Organização e Consultadoria
Coordenou, entre 2012 e 2021, e colabora desde 2008, o Marketing FutureCast Lab, o primeiro laboratório europeu de investigação aplicada em novas tendências de marketing que tem contado, entre os parceiros, com grandes empresas nacionais como CGD, Santander, Millennium, BPI, Montepio, Ana Aeroportos, TAP, TivoliHotels, Galp Energia, EDP, Brisa, Sovena, Novartis, Unilever, Procter & Gamble, Nestlé, Altice, Vila Galé, Liberty Seguros, Auchan, CTT, Sport Lisboa e Benfica.
Âmbito do Projeto: investigação sobre novas tendências marketing, aplicação de metodologias inovadoras; recomendações específicas por sector de actividade; disseminação de conhecimento dentro das organizações; apoio a projectos de geração de ideias e inovação, consultoria.
O Marketing FutureCast Lab está, no momento, alojado no AUDAX-ISCTE, centro de inovação e empreendedorismo do ISCTE-IUL onde dá apoio a startups e pequenas e médias empresas nos seus processos de desenvolvimento.
No âmbito de outros projetos:
Coordenou vários estudos de referência na área do Alojamento Local, sob encomenda da AHRESP e financiados quer pelo Turismo de Portugal quer pelo Portugal 2020. Além disso, tem participado em diversas conferências com forte impacto mediático e grande audiência, nomeadamente:
- Caracterização do Alojamento Local na Área Metropolitana de Algarve, a três níveis: unidades, empresários e hóspedes, para a AHRESP, com apoio do Turismo de Portugal – https://quality.ahresp.com/;
- Valor Económico do Alojamento Local no Algarve, para a AHRESP e apoiado por fundos do Portugal 2020, com apoio do Turismo de Portugal – https://quality.ahresp.com/;
- Guest Speaker Conferência CGD – Dia Europeu da Privacidade dos Dados, CGD
- Moderadora Painel Conferência PHC “Comportamentos de Compra Online”, PHC, Centro Cultural de Belém
- Organizou a Master Class “Novos Modelos de Negócio em Hotelaria”, no âmbito da promoção da Pós-Graduação em Top Management in Hospitality and Tourism, ISCTE Executive Education
Conferência ::Desafios do Gestor Hoteleiro na Actualidade
Mauro Figueiredo
Mauro Figueiredo is teacher at the Algarve University. His research interests are in the use of information technologies for education and augmented reality for cultural heritage.
He is author of more than seventy international journal and conferences articles, book chapters and books and he collaborated and participated in different National projects.
Developed the MILAGE LEARN+ platform, Patent Nr. US2018286282 (A1), for mobile learning that implements a self-assessment and peer evaluation scheme with educational videos to promote different learning styles and active learner-centered learning.
Developed the iHeritage Mediterranean Diet app that uses augmented reality for the exploration of trails related to the Mediterranean Diet.
Several papers best awards. Organized several international conferences.
Apresentação: O Projeto iHERITAGE como instrumento de inovação para experiências turísticas com base em património cultural imaterial em Tavira, Portugal.
Conferência :: Novas Tendências do Turismo
António Costa Silva
Ministro da Economia e do Mar
Conferência::Smart and Green Tourism II
Miguel Fontes
Secretário de Estado do Trabalho
Conferência ::Atrair e Reter Talento Na Indústria De Eventos