O Programa está em actualização. Poderá sofrer alterações a qualquer momento. Recomendamos consulta regular.
A participação nas acções, pressupõe que seja titular de um ingresso válido para a BTL
Auditório AVK
Pavilhão 3
Quarta-feira, dia 12
10H00→13H00 | Portugal Trade Awards
O Jornal Publituris realiza, anualmente, dois eventos para distinguir a excelência no Turismo: os Portugal Trade Awards e os Portugal Travel Awards. Estas iniciativas, únicas no seu género em Portugal, tiveram a sua génese em 1969 sob o nome de “Os Melhores do Turismo em Portugal”.
Este ano, há 89 nomeados a concurso em 15 categorias. Os nomeados foram escolhidos pela equipa do Publituris e os vencedores serão eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do Publituris (45%) e subscritores da newsletter diária (10%).
A votação online decorre entre o dia 3 de fevereiro e 21 de fevereiro de 2025.
Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 12 de março de 2025, a partir das 11h00 na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, em Lisboa.
15H00→18H00 | CNN Portugal Summit Portugal Tour
A CNN Portugal e a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market convidam para assistir à 2ª edição da CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, onde iremos ouvir os principais players nacionais, poder político e especialistas de diferentes áreas sobre o futuro do turismo em Portugal, as questões centrais e o caminho que há para percorrer para que este setor se torne ainda mais relevante na economia nacional.
António Ramalho
Bernardo Correia
Carlos Moedas
Cuca Roseta
Embaixador António Martins da Cruz
Gonçalo M Tavares
João Pedro Oliveira Costa
José Luís Arnaut
José Manuel Bolieiro
José Santos
Luís Mexia Alves
Luís Rodrigues
Madalena Cascais Tomé
Nini Andrade Silva
Pedro Machado
Rita Marques
Embaixador António Martins da Cruz
É Presidente da Oeiras Valley Investment Agency e consultor internacional.
Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador na NATO, na União Europeia Ocidental e em Espanha.
Foi também Assessor diplomático do Primeiro Ministro de 1985 a 1994, Director do Departamento de Integração Europeia no MNE e esteve nas Nações Unidas, Egipto e em Moçambique.
É Presidente da International Policy Leadership Foundation em Bruxelas, da Fundação Luso-Espanhola, do Portuguese-Turkish Business Council e do Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Luso-Chinesa.
É Académico da Real Academia de Ciências Económicas e Financeiras de Espanha.
Gonçalo M Tavares
Gonçalo M. Tavares, desde 2001 publicou livros em diferentes géneros literários, traduzidos em cerca de 70 países, um pouco por todo o mundo.
Recentemente, Le Quartier (O Bairro), de Gonçalo M. Tavares, recebeu o prestigioso Prix Laure-Bataillon 2021, atribuído ao melhor livro traduzido em França, sucedendo assim à Nobel da Literatura Olga Tokarczuk, que recebeu este prémio em 2019, e ao escritor catalão Miquel de Palol. Ainda em 2021, O Osso do Meio foi premiado no Oceanos, Brasil.
Vinte e duas das suas obras foram já distinguidas, em diferentes países.
Foi seis vezes finalista do prémio Oceanos, no Brasil, tendo sido premiado três vezes. Foi ainda duas vezes finalista do Prix Médicis e duas vezes finalista do Prix Femina, entre outras distinções de relevo .
Com Aprender a rezar na Era da Técnica recebeu o Prix du Meilleur Livre Étranger 2010 (França), prémio atribuído antes a Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez, Salman Rushdie, Elias Canetti, entre outros.
Alguns outros prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Grand Prix Littéraire – Culture 2010 (França), Prix Littéraire Européen 2011 (França). Prémio Melhor Tradução Margarita Michelena 2019 (México) por “Uma Menina está perdida no seu século à procura do pai”.
Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, etc.
Presidente Governo Regional dos Açores
José Manuel Bolieiro
Natural do Concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, a 23 de junho de 1965.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.
Foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (1998-2009), exercendo as funções de presidente do Grupo Parlamentar do PSD e de presidente da Comissão Permanente de Política Geral. Foi Presidente da Assembleia Municipal de Povoação (2002-2009), Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (2012-2020); Presidente do Conselho de Administração da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel, e membro do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Presidiu à Conferência das Regiões Ultraperiféricas – RUP (2020-2021) e foi Presidente do XIII Governo dos Açores.
É Presidente do PSD/Açores, desde 14 de dezembro de 2019, Membro do Conselho Superior de Defesa Nacional, Conselheiro de Estado desde fevereiro de 2021 e Presidente do XIV Governo dos Açores, desde 4 março de 2024.
Presidente Região de Turismo Alentejo
José Santos
Formado em Sociologia com várias especializações em Administração e Gestão Pública e Políticas
Europeias.
Quadro Superior do Ministério da Economia na área do Turismo desde 1997.
Secretário Geral da Endade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo entre 2010 e junho de
2023.
Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – eleito em julho de 2023.
CEO Discovery Hotel Management e da Octant Hotels
Luís Mexia Alves
Com um percurso de 24 anos na indústria do bem-estar e hospitalidade, Luís Mexia Alves é, desde 2021, CEO da Discovery Hotel Management (DHM). Gere um portefólio de 18 unidades hoteleiras de segmentos e regiões diferentes, bem como seis campos de golfe. Lidera também projetos de desenvolvimento turístico/imobiliário com um forte enfoque na inovação e crescimento estratégico.
Antes de assumir o cargo atual, Luís desempenhou um papel fundamental no sucesso da DHM enquanto Diretor de Operações. O seu percurso inclui ainda experiência como Diretor-Geral e Consultor em projetos de hospitalidade e bem-estar.
É licenciado em Relações Empresariais pela Universidade Católica Portuguesa, tendo complementado a sua formação com educação executiva avançada, incluindo o Advanced Management Program (AMP) na Kellogg School da Northwestern University e Innovation Program na Harvard Business School. O seu percurso profissional abrange áreas chave como desenvolvimento de conceitos hoteleiros, gestão operacional, marketing, vendas e revitalização de ativos de hospitalidade.
Presidente Conselho Estratégico da BTL e ex-secretária de Estado Turismo
Rita Marques
Rita Marques é Presidente do Conselho Estratégico da Better Tourism Lisbon (BTL).
É também Presidente da Fundação Livraria Lello, e docente e consultora na Porto Business School, Universidade do Porto. Colabora com a Comissão Europeia em diversos programas de inovação e impacto social. De 2019 a 2022, Rita exerceu funções como Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços de Portugal, período durante o qual também integrou o Comité Executivo da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas. Anteriormente, foi CEO da Portugal Capital Ventures (2018-2019) e Presidente do Conselho Fiscal da Fundação da Juventude (até 2018). A Rita é detentora de um MBA pela University of Southern California (2007) e de um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (2000). Em reconhecimento da sua excelência académica, foi convidada a integrar as sociedades de honra internacionais Beta Gamma Sigma e Phi Kappa Phi. Foi por diversas vezes reconhecida como uma das figuras mais influentes do turismo em Portugal, tendo recebido vários prémios, incluindo a Medalha de Ouro da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (2022) e o Leadership Social Impact Award do World Travel and Tourism Council (2021).
Quinta-feira, dia 13
17H00→18H30 | Turismo Responsável: práticas que inspiram
A iniciativa pretende dar a conhecer projetos inovadores que contribuem para a transformação das comunidades e dos territórios e debater, com um painel de discussão composto por especialistas de diferentes áreas, o caminho para uma operação turística mais sustentável, refletindo sobre como podemos envolver as comunidades no crescimento responsável do setor, com impacto positivo nos destinos.
Na adoção destas boas práticas, o turismo responsável procura garantir que as atividades turísticas contribuem para o desenvolvimento sustentável, preservando os recursos naturais e culturais para as gerações futuras, ao mesmo tempo que proporcionam experiências enriquecedoras para os turistas e benefícios reais para as comunidades locais.
Carlos Abade
Catarina Gonçalves
Emanuel de Castro
Leonor Picão
Luís Oliveira
Mário Linhares
Marta Aguiar
Marta Sotto-Mayor
Raquel Gaspar
Susana Viseu
Diretora Coordenadora da Direção de Recursos e Oferta, Turismo de Portugal
Leonor Picão
Diretora Coordenadora da Direção de Valorização da Oferta no Turismo de Portugal, I.P.
Responsável pelo Programa REVIVE, Projeto Clean & Safe e pelo tema da Sustentabilidade no Turismo (coordenadora do Plano Turismo +Sustentável 20-23).
No âmbito do Sistema Português da Qualidade, assumiu a função de Presidente da Comissão Técnica de Normalização para o Turismo – CT 144 – Serviços Turísticos, desde 2017.
Perita nos grupos de trabalho: Alterações Climáticas (Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) -1ª e 2.ª Fase e Grupo Setorial do Turismo); Rede Europeia de Informação e de Observação do Ambiente – TOUERM (Tourism and Environment reporting mechanism); Comité Nacional do Programa Man & Biosphere da UNESCO; Crescimento Verde; Combate à Desertificação; Comité Técnico 228 – Tourism and Related Services.
Sexta-feira, dia 14
10H00→13H00 | 4ª Smart and Green Tourism by Ambitur / BTL
Ana Parreira
António Almeida
António Trindade
Elisabete Félix
Fernando Morais
Filipa Maciel
Francisco Gomes
Francisco Santos
Leonor Picão
Louise Lijmbach
Maria João Calha
Pedro Chenrim
Pedro Machado
Sérgio Almeida
Sofia Ramos
Quality and Sustainability Manager da PHC Hotels - Portuguese Hospitality Collection
Ana Parreira
O PHC Hotels acaba de anunciar a implementação de um Departamento de Qualidade e Sustentabilidade, que terá como líder Ana Madruga Parreira, que já integra a marca há cinco anos.
A nova responsável é formada em Ciências da Comunicação e tem um Mestrado em Jornalismo pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Todavia, a sua experiência é vasta no setor hoteleira, onde desempenhou, durante cerca de 10 anos, funções em Marketing e Marketing Digital, em marcas como Pine Cliffs e Luxury Collection Resort.
Antes disso, em 2014, integrava a equipa do Inspira Santa Marta Hotel, atual Inspira Liberdade Boutique Hotel, o eco-friendly hotel de Lisboa, que se distinguiu como uma das primeiras marcas hoteleiras portuguesas com um projeto de sustentabilidade 360.
Ana Madruga Parreira refere que “este é um desafio que apareceu no momento ideal e que possibilita grande participação e contribuição na reestruturação da empresa no sentido de a facultar daquilo que são as ferramentas para um exercício sólido e sustentável da sua atividade económica, capacitando-a para um presente e futuro em que a Sustentabilidade ESG é finalmente uma realidade”.
Diretor de Eventos da Naturway
António Almeida
António Almeida é diretor de eventos na Naturway desde 2010, tendo como missão a conceção, desenvolvimento e dinamização de atividades team building e turísticas na empresa. Com 53 anos, afirma adorar caminhar, natureza, desporto e uma boa conversa, e afirma já ter praticado montanhismo, canoagem, escalada, orientação, canyoning e corridas de aventura. A criatividade é a sua palavra de ordem.
Pelo seu percurso profissional ficam passagens pela Nómadas, empresa de turismo de aventura e teambuilding, como sócio-gerente, emtre 1996 e 2008, tendo estado ainda dois anos como freelancer de turismo ativo, introduzindo a marca de lasertag outdoor.
CEO da PortoBay Hotels
António Trindade
Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial Turismo de Portugal
Elisabete Félix
Elisabete Félix, licenciada em gestão de empresas e com pós-graduação em finanças, exerce a sua atividade no Turismo de Portugal desde setembro de 1998. Durante 11 anos exerceu funções como Diretora da área responsável pela análise de candidaturas a instrumentos financeiros, sendo que nos últimos 6 anos tem exercido funções como Diretora do Departamento de Dinamização Empresarial da Direção de Competitividade Empresas, onde acompanha as áreas de captação de investimento, financiamento, capacitação empresarial, desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para apoio ao desenvolvimento do negócio e apresentação de pedidos de financiamento, bem como a área da sustentabilidade e o desempenho ESG em particular na vertente das empresas turísticas.
Diretor de Sustentabilidade da Six Senses Douro Valley
Fernando Morais
Fernando Morais, Diretor de Sustentabilidade do Six Senses Douro Valley, tem 36 anos e é brasileiro, nascido em São Paulo. Com formações em Gastronomia, Gestão Ambiental e Técnico em Meio Ambiente, Fernando possui mais de 12 anos de experiência na hotelaria de luxo. Ele iniciou a sua carreira no Botanique Hotel & Spa em Campos do Jordão, onde trabalhou durante uma década e adquiriu uma visão abrangente sobre práticas sustentáveis e de bem-estar. Posteriormente, com a transformação do hotel no Six Senses Botanique, assumiu a gerência de sustentabilidade, liderando projetos alinhados aos princípios ESG.
Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a sustentabilidade, o bem-estar e a responsabilidade social. No Six Senses Douro Valley, Fernando encontrou um ambiente onde esses valores estão profundamente integrados em todas as operações, reforçando o seu papel na promoção de práticas que combinam excelência operacional com responsabilidade ambiental, social e de governança.
Head of Corporate Team da Imppacto, Catering & Eventos
Filipa Maciel
Conferência:4ª Smart and Green Tourism by Ambitur / BTL
Key Account Manager da Gold Limousine
Francisco Gomes
Francisco Gomes é o Key Account Manager da Gold Limousine, uma empresa especializada em serviços de transporte de luxo desde 1996. Com sete anos de experiência no setor do turismo, Francisco iniciou a sua trajetória como motorista, adquirindo um profundo conhecimento das necessidades dos clientes e das exigências do setor.
Ao longo da sua carreira, evoluiu para funções de maior responsabilidade, consolidando a sua experiência em gestão de clientes e desenvolvimento de soluções personalizadas. Atualmente, dedica-se a construir e manter relações sólidas, garantindo um serviço de excelência que antecipa e supera as expectativas dos clientes.
Com um compromisso com a comunicação clara e suporte proativo, Francisco trabalha em estreita colaboração com equipas multifuncionais para otimizar resultados e fomentar parcerias de longo prazo. Além disso, a Gold Limousine está a investir na aquisição de viaturas elétricas, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade no turismo e alinhando-se com as melhores práticas ambientais do setor.
O seu objetivo é assegurar que cada interação com o cliente seja valiosa, fiável e memorável.
Head of Sustainability da Highgate Portugal
Francisco Santos
Francisco Santos é licenciado em Engenharia do Ambiente e Mestre também em Engenharia do Ambiente, com Especialização em Gestão e Avaliação Ambiental. Conta com 20 anos de experiência na Gestão da Sustentabilidade no setor do Turismo.
Atualmente, é Head of Sustainability da Highgate Portugal, que tem 15 hotéis e campos de golfe no Algarve e nas regiões de Lisboa e Porto e um total de cerca de 1000 Colaboradores. É responsável pela definição da Estratégia de Sustentabilidade da Highgate Portugal e pelo planeamento e garantia da execução da sua implementação em todos os hotéis e campos de golfe do grupo.
Diretora Coordenadora da Direção de Recursos e Oferta, Turismo de Portugal
Leonor Picão
Diretora Coordenadora da Direção de Valorização da Oferta no Turismo de Portugal, I.P.
Responsável pelo Programa REVIVE, Projeto Clean & Safe e pelo tema da Sustentabilidade no Turismo (coordenadora do Plano Turismo +Sustentável 20-23).
No âmbito do Sistema Português da Qualidade, assumiu a função de Presidente da Comissão Técnica de Normalização para o Turismo – CT 144 – Serviços Turísticos, desde 2017.
Perita nos grupos de trabalho: Alterações Climáticas (Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) -1ª e 2.ª Fase e Grupo Setorial do Turismo); Rede Europeia de Informação e de Observação do Ambiente – TOUERM (Tourism and Environment reporting mechanism); Comité Nacional do Programa Man & Biosphere da UNESCO; Crescimento Verde; Combate à Desertificação; Comité Técnico 228 – Tourism and Related Services.
Area Manager Portugal da Booking
Louise Lijmbach
Maria João Calha, Sustainability Director da TAP
Maria João Calha
Responsável pela Direção de Sustentabilidade da TAP, equipa focada em temas ESG, nomeadamente em propor o Framework Estratégico de Sustentabilidade e garantir a sua implementação em toda a Empresa, preparar o Relatório Anual de Sustentabilidade da TAP, que inclui KPI ambientais, sociais e de governança. Gestão do programa de compensação de carbono da TAP para diferentes segmentos de clientes, e de projetos relacionados com Combustíveis de Aviação Sustentáveis e implementação de processos de reciclagem, reutilização e upcycling de materiais a bordo de aeronaves e em instalações de apoio em terra. Definição de prioridades de atuação e parcerias com entidades sociais reconhecidas, e gestão do Programa TAP Donate Miles Solidário.
Diretor da Ambitur
Pedro Chenrim
Divisional Leader Portugal & Africa do Grupo Embrace
Sérgio Almeida
Sérgio Almeida é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa e iniciou a sua carreira na área da consultoria de gestão na Arthur Andersen (agora Deloitte). Atualmente é Partner & Business Travel Leader na Travelstore American Express GBT para Portugal, Angola e Moçambique tendo 25 anos de experiência no setor e faz parte do grupo de trabalho dedicado à tematica ESG.
Partner & Group Financial Leader do Grupo Embrace
Sofia Ramos
Sofia Ramos é desde 2001 Finance Leader do Grupo Embrace, tendo assumido a direção financeira da empresa nas três geografias onde o grupo opera (Portugal, Angola e Moçambique) coordenando as equipas de contabilidade e auditoria, jurídica, financiamento e crédito bem como a gestão de recursos humanos. É licenciada em Gestão no ISEG e iniciou o seu caminho profissional como auditora na área de finance na Deloitte
O grupo Embrace, incentiva a equipa de gestão a liderar missões desafiadoras pelo que para além de gerir a área financeira do grupo participa ativamente nos projetos de ESG (Environmental, Social, and Governance) e de Inteligência Artificial do grupo, áreas pelas quais desenvolveu muita curiosidade e vontade de testar em contexto empresarial os conhecimentos que vem adquirindo.
14H00→16H00 | Programa Empresas Turismo 360º : Sustentabilidade e Valor para todo o setor
Enquadrada na programação da BTL — Better Tourism Lisbon Travel Market, esta sessão visa reforçar o papel da sustentabilidade como motor de crescimento, competitividade e inovação no turismo, que conta com a presença de especialistas e representantes do setor.
Atendendo à necessidade de alinhamento das empresas com novas exigências regulamentares nos domínios da sustentabilidade e da implementação de indicadores ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), serão apresentadas novas iniciativas do Programa Empresas Turismo 360º.
Destaque para as ferramentas ESG, linhas de apoio ao investimento sustentável, a formação executiva em gestão e liderança e o novo selo ESG Líder, que pretende reconhecer empresas de excelência no desempenho ambiental, social e de governança.
Será ainda abordado o impacte financeiro da sustentabilidade, demonstrando como as empresas podem monetizar as suas práticas ESG, seguido de um debate sobre a utilização da tecnologia para otimizar a gestão da sustentabilidade e do reporte ESG.
O evento termina com a cerimónia de reconhecimento público das empresas ESG Engaged 2023, presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Serão distinguidas as empresas que se destacaram pela produção de relatórios de sustentabilidade através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST).
O evento é aberto a todas as empresas e profissionais do turismo interessados em impulsionar a sua jornada de sustentabilidade.
Sábado, dia 15
Domingo, dia 16
Palco Better by AVK
Pavilhão 3
Quarta-feira, dia 12
10H30→11H00 | Scaling Success: Maximise your net revenue with FareHarbor Business Growth Strategy
Scaling your tourism business requires more than just a great product. Learn how FareHarbor's Business Growth Strategy delivers tangible results by maximizing conversions, generating targeted demand, and optimizing your operations. Discover the key to unlocking your business's full potential. Join us to find out how.
Pedro Fonseca
Account Manager na FareHarbor
Pedro Fonseca
11H15→11H45 | Channel Manager para o Alojamento Local: Compatibilidade, Flexibilidade e Performance
No geral, muitas pessoas pensam que a principal missão de um channel manager é a compatibilidade com os portais de distribuição. Ou seja, poder sincronizar o máximo de dados e evitar tarefas repetidas. Obviamente é muito importante, mas a missão real de um channel manager de qualidade hoje vai muito mais longe que isso.
Paul Castro, Diretor Comercial na Avantio, na sua apresentação mostrará que os Channel Managers do setor de alojamento local evoluíram muito nos últimos anos e que, além da compatibilidade, eles tem como missão principal conseguir o máximo de reservas e rentabilidade de cada alojamento, respondendo aos algoritmos dos portais através de estratégias de flexibilidade e de performance.
Paul Castro
Diretor Comercial na Avantio
Paul Castro
12H00→13H00 | Apresentação de 8 Startups
» Builtrix
» Guestdash
» Topo » Yon Wine
» Freebird
» Club
» Zoomguide
» Dig-In
14H00→16H00 | Competitividade Digital: O novo desafio dos Destinos Outdoor
A conferência Competitividade Digital: O Novo Desafio dos Destinos Outdoor é uma oportunidade única para explorar o impacto da transformação digital no turismo ao ar livre. Durante este evento, especialistas e líderes do setor partilharão insights sobre como a adoção de tecnologias avançadas está a revolucionar a gestão de destinos, otimizando operações, melhorando a experiência dos visitantes e promovendo práticas responsáveis.
Hartmut Wimmer
Pedro Pedrosa
CEO & Fundador da Outdooractive
Hartmut Wimmer
CEO & Cofundador da A2Z Outdoor Experts
Pedro Pedrosa
16h15→17H15 | 3ª ODISSEIAS AWARDS - TOP PARCEIROS 25
ODISSEIAS AWARDS é a segunda edição que a Odisseias lança, que visa distinguir, reconhecer e premiar os Parceiros que receberam as melhores pontuações, dos clientes, durante o último ano e que têm contribuído para o desenvolvimento do lazer e do turismo em Portugal.
Neste Evento iremos revelar os vencedores que se destacaram com melhores níveis de satisfação nas áreas de: Estadias, Spa & Bem- Estar, Aventura, Gourmet e NOVIDADE, e agradecer pelo trabalho árduo, dedicação e contributo para o turismo.
17H30→18H00 | Is the PMS dead or retaking its position as the center of the techstack?
For a number of years technology vendors have been discussing the benefits of de-coupled systems and how hotels can easily plug in best-of-breed systems into such platforms. From a technology perspective this is very exciting, but is it just as exciting for a "normal" hotel? Unless the hotel is part of a large hotel chain or group, they usually look for simplicity when handling their tech stack and rarely see it as a benefit to deal with multiple vendors. In that context, which role will the PMS play in ensuring that all those independent hotels can take advantage of new and sophisticated technology like AI? In this session we bring all the amazingness down to earth and talk about how hoteliers can benefit right now, without adding complexity to their tech stack.
Linda Vallner
Vice President EMEA
Linda Vallner
As VP EMEA at Cloudbeds, Linda Vallner brings 20+ years of expertise in hospitality technology, cloud solutions, and CRM. With a strong technical background in PMS, distribution systems, and fintech, she has led digital transformation at Cloudbeds, dailypoint™, Planet, and Oracle Hospitality. A recognized industry speaker, Linda helps hoteliers leverage technology to optimize operations, enhance guest experiences, and drive revenue.
Quinta-feira, dia 13
10H00→19H00 | Rádio Observador: emissão especial dedicada ao Alentejo e Ribatejo
Sexta-feira, dia 14
10H30→11H30 | “Como expandir a oferta MICE para o Interior” – Do centro das cidades ao coração do País
Nos últimos anos, o turismo de negócios tem evoluído para um conceito mais autêntico e sustentável. Há um interesse crescente em levar grupos corporativos, incentivos e eventos para zonas do Interior, promovendo uma maior integração com a cultura local, património, tradições e economia regional.
Este debate reúne especialistas do setor MICE, operadores turísticos e empresas que já atuam nestas regiões para explorar novas oportunidades e estratégias. Através de um painel de discussão, a partilha de casos de sucesso e dinâmicas interativas, os participantes vão poder descobrir como levar o turismo de negócios além dos centros urbanos, promovendo o desenvolvimento sustentável e fortalecendo a coesão territorial.
Uma oportunidade única para redefinir o futuro do MICE e gerar impacto positivo nas comunidades locais!
Carlos Picanço
Dalila Dias
Danilo Cerqueira
Mariana Sousa Pavão
Rui Ochôa
Tiago Veloso
11H30→12H00 | "Pilot Development Canvas" de 30 Minutos em conjunto com a Beta-i como ação do DIH- Digital Innovation Hub
Jorge Castro
Beta-i
Jorge Castro
12H15→12H45 | Factorial no Turismo: Como Simplificar os RH e Crescer com Eficiência
A Factorial é uma plataforma de gestão de recursos humanos que ajuda empresas a otimizar processos, melhorar a eficiência e potenciar o crescimento. No setor turístico, onde a gestão de equipas é um desafio constante, a Factorial oferece soluções inovadoras para recrutamento, controlo de assiduidade, gestão de turnos e muito mais.
Um exemplo de sucesso é o Sublime Hotels, que implementou a Factorial para automatizar a gestão de RH, aumentar a produtividade e garantir uma experiência excecional para colaboradores e hóspedes. Descubra como a tecnologia pode transformar a gestão no turismo!
João Lince
Maria Fernandes
Diretor de Recursos Humanos na Sublime Hotels
João Lince
Maria Fernandes - Account Executive na Factorial
Maria Fernandes
14H00→15h30 | Alojamento Local: Estratégias para a qualidade e para a competitividade
A Universidade Europeia organiza uma mesa-redonda intitulada "Alojamento Local: Estratégias para a Qualidade e Competitividade" na BTL. Este evento reúne especialistas para debater práticas e políticas que assegurem a excelência e a competitividade no setor do alojamento local. Serão abordados temas como regulamentação, inovação, sustentabilidade e impacto económico, visando promover um ambiente de partilha de conhecimentos e experiências.
Os oradores incluem Carla Costa Reis, Patrícia Ferreira, Carlos Lobo, João Atanásio e Eduardo Miranda, profissionais com vasta experiência no setor. A sua participação enriquecerá a discussão, proporcionando perspectivas diversificadas sobre os desafios e oportunidades no alojamento local. A moderação fica a cargo de Sofia Almeida, coordenadora da área de turismo e hospitalidade.
Esta iniciativa destaca-se como uma oportunidade para profissionais, académicos e interessados aprofundarem o conhecimento sobre estratégias eficazes para elevar a qualidade e a competitividade neste segmento do turismo. Mais uma iniciativa da Universidade Europeia que pretende aproximar a academia da indústria. “
ORADORES:
• Carla Costa Reis, CEO da Turisma e fundadora do Projeto Alojamento Local - Esclarecimentos
• Carlos Lobo, Professor Universitário e Jurista
• Eduardo Miranda, Presidente da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal
• João Atanásio, Docente na Universidade Europeia
• Patrícia Ferreira, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Urbanismo Comercial e Alojamento Local
MODERAÇÃO:
• Sofia Almeida, Coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia
Carla Costa Reis
Carlos Lobo
Eduardo Miranda
João Atanásio
Patrícia Ferreira
Sofia Almeida
CEO da Turisma e fundadora do Projeto Alojamento Local - Esclarecimentos
Carla Costa Reis
Professor Universitário e Jurista
Carlos Lobo
Presidente da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal
Eduardo Miranda
João Atanásio, Docente na Universidade Europeia
João Atanásio
Coordenadora do Grupo de Trabalho de Urbanismo Comercial e Alojamento Local
Patrícia Ferreira
Coordenadora da área de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia
Sofia Almeida
15H45→16H15 | Atrair viajantes de Alto Valor Para Impulsionar reservas impactantes
Explicação de como atrair os viajantes de alto valor conhecendo como pesquisam os viajantes e como devem colocar em práctica essa informação no dia a dia.
Esta apresentação está focada a gestores e owners de propriedades de vacation rental.
Ângela Margarida Perdigão
Partner Sucess Account Manager, Portugal
Ângela Margarida Perdigão
16H30→18H30 | SHIFT 360º - Estratégias Colaborativas para um Turismo Sustentável
O SHIFT 360º - Estratégias Colaborativas para um Turismo Sustentável é um seminário essencial para profissionais do turismo que procuram estratégias inovadoras para potenciar a colaboração e a competitividade no setor. Através de uma abordagem prática e baseada em evidências, serão apresentados os fatores críticos que moldam o futuro do turismo, a formulação de cenários estratégicos e um referencial de marketing turístico colaborativo, validado com stakeholders na região de Lisboa. O evento culmina com a apresentação de um protótipo pioneiro de plataforma digital, concebida para impulsionar a cooperação entre agentes turísticos, os turistas e residentes, de forma a otimizar a promoção dos destinos. O evento é uma oportunidade imperdível para conhecer soluções estratégicas e tecnológicas que podem redefinir o futuro do turismo.
Teresa Costa
Ana Tereso Machado
Maria de Lurdes Calisto
Sandra Nunes
Rui Madeira
Jorge Umbelino
Investigadora responsável do Projeto SHIFT
Teresa Costa
Investigadora do Projeto SHIFT
Ana Tereso Machado
Co-Investigadora responsável do Projeto SHIFT
Maria de Lurdes Calisto
Investigadora do Projeto SHIFT
Sandra Nunes
Investigador do Projeto SHIFT
Rui Madeira
Membro do Conselho Consultivo do Projeto SHIFT
Jorge Umbelino
Sábado, dia 15
17H00→18H00 | Entrega de Prémios do Concurso de Fotografia «Eu fiz o mochilão na América Latina»
Organização: BTL, Casa da América Latina e Revista Sábado Viajante
Domingo, dia 16
Palco Welness
Pavilhão 2
Quarta-feira, dia 12
10H00→12H00 | Termas da Fonte Santa - Almeida
Massagens de Relaxamento
Apresentador: Xavier Espinha
12H00→13H00 | Termas do Cró - Sabugal
Apresentador: Milene Lousa
14H00→16H00 | Termalismo: atualidade e novas oportunidades
Talk: Vitor Leal
Apresentador: Mestre de Cerimónias
Organização: Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE)
16H00→17H00 | Wellness Hospitality
Apresentador: Ana Galhardo e Vanda Janeiro
17H00→19H00 | Termas São Pedro Sul
Massagens de relaxamento
Quinta-feira, dia 13
10H00→11H00 | Termas da Fonte Santa - Almeida
Massagens de Relaxamento
Apresentador: Xavier Espinha
12H00→13H00 | Estrela Green Hub
Apresentador: Flávio Massano
14H00→16H00 | Beiras e Serra da Estrela um destino de saúde e bem estar, com potencial transfronteiriço
Talk
Apresentador: Mestre de Cerimónias
Organização: Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE)
16H00→17H00 | Wellness Travel
Apresentador: Ana Galhardo e Vanda Janeiro
17H00→19H00 | Impacto dos spas no turismos de saúde e bem-estar
Apresentador: Paula Guedes
Sexta-feira, dia 14
10H00→12H00 | Termas da Fonte Santa - Almeida
Massagens de relaxamento
Apresentador: Xavier Espinha
14H00→16H00 | Territórios Termais da Região Centro
Talk
Apresentador: Pedro Pontes
Organização: Comunidade Intermunicipal da Região Beiras e Serra da Estrela (CIMRBSE)
16H00→17H00 | Turismo Termal
Passatempo (Vouchers)
Apresentador: Pedro Sobral
Sábado, dia 15
15H00→17H00 | Termas da Fonte Santa - Almeida
Massagens de Relaxamento
Apresentador: Xavier Espinha
17H00→18H00 | Tendências Wellness em viagem
Talk
Apresentador: Ana Galhardo e Vanda Janeiro
Domingo, dia 16
15H00→17H00 | Como os Spas podem contribuir para o bem-estar físico e emocional
Talk
Apresentador: Paula Guedes
Casa de Fados da Cuca Roseta
Palco BTL Cultural
Pavilhão 2
Quarta-feira, dia 12
17H30→18H00 | Atuação da Cuca Roseta
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
Quinta-feira, dia 13
11H15→12H30 | O Valor do Turismo
O Turismo é uma atividade com um peso cada vez mais relevante para a criação de valor económico e emprego no nosso país, com uma percentagem
cada vez mais importante em termos do nosso produto interno.
Esta sessão pretende discutir este tema, com várias dimensões de análise: o economista João Duque, Diretor do ISEG, fará uma intervenção inicial de contexto do tema, procurando destacar o papel que o turismo tem em termos
do comportamento dos principais indicadores macroeconómicos do nosso país.
Esta intervenção inicial de contexto servirá de base ao painel que integra diferentes visões em termos de experiência nesta área: Cuca Roseta, na área
do papel da arte e da cultura na promoção do turismo, o Professor da Universidade de Aveiro Carlos Costa na avaliação dos desafios e tendências que se colocam a este setor e o testemunho prático da Isabel Tavares, com uma larga experiência na gestão hoteleira.
Pretende-se nesta sessão ter uma discussão aberta e participada sobre os desafios que se colocam ao setor do turismo em termos de contribuição para a competitividade estratégica da nossa economia.
Carlos Costa
Cuca Roseta
Francisco Jaime Quesado
Isabel Tavares
João Duque
Universidade de Aveiro
Carlos Costa
Artista
Cuca Roseta
Economista
Francisco Jaime Quesado
The Editory Hotels Collection
Isabel Tavares
ISEG
João Duque
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
17H30→18H00 | Atuação do Sandro Costa
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
Sexta-feira, dia 14
17H30→18H00 | Atuação da Cuca Roseta
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
21H00→22H00 | Noite de Fados
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
Sábado, dia 15
17H30→18H00 | Atuação 100Paredes
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
21H00→22H00 | Noite de Fados
Organização: Casa de Fados da Cuca Roseta
Domingo, dia 16
Palco Turismo Religioso
Pavilhão 2
Quarta-feira, dia 12
12H00→12H10 | Degustação de vinho de missa e doces de romaria
12H15→12H30 | Degustação de Vinho Medieval de Ourém e produtos locais - Escola de Hotelaria de Fátima
14H00→14h35 | Apresentação No caminho do Centenário: O património que nos alimenta a alma | Degustação de produtos
15H00→15H45 | Apresentação Rota dos Templários Portugal | Assinatura de Adenda ao Protocolo de Colaboração com os parceiros | Degustação de produtos tradicionais do Médio Tejo
Organização: Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, CIM Médio Tejo e Município de Tomar
16H00→16h30 | Apresentação Caminho do Médio Tejo: três itinerários a descobrir
17H00→17H30 | Apresentação Castelo de Vide - Património Judaico | Degustação de sarapatel e boleima
18H00→18h30 | Apresentação Convento dos Cardaes | Prova de bolinhos do convento
Quinta-feira, dia 13
10H30→11H00 | Apresentação do livro “Nas Raízes de Fátima - Histórias Inesquecíveis de Peregrinos”
Oradora: Eliana Oliveira
11H00→11H30 | Apresentação do Gabinete de Apoio aos Peregrinos em Lisboa Degustação com prova comentada de licor de Singeverga (produção do Mosteiro de Singeverga)
11H30→12H00 | O Santuário da Rainha | Epicentro da Vila Renascentista Património da Humanidade
Orador: Arq. Nuno Lopes
Organização: Município de Vila Viçosa | Santuário de Nossa Senhora da Conceição
12H00→12H30 | Apresentação do Roteiro Caminhos de Fé e Paz |
Degustação de produtos locais dos 3 Municípios (Guarda, Belmonte e Gouveia)
Apresentação do Roteiro Caminhos de Fé e Paz e
Degustação de produtos locais dos 3 Municípios (Guarda, Belmonte e Gouveia)
14H30→15H00 | Mesa Redonda: Como promover o Turismo Religioso?
Organização: Turismo de Portugal e Município de Ourém
15H30→16H00 | Degustação de produtos tradicionais de Arcos de Valdevez
16H00→16h30 | Apresentação Catedral de Lamego
Oradores:
Cónego Filipe Pereira
Cónego José Ferreira
Organização: Município de Lamego | Pastoral de Turismo da Diocese de Lamego
16H30→17H00 | Apresentação Mãe Soberana – Média-Arte Digital, Água e Fé
Oradora:
Andreia Pintassilgo CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação
17H00→17H30 | Apresentação Homens do Andor: A singularidade duma fé
Com:
Pe. Carlos Aquino, Horácio Ferreira e homens do andor
17H30→18H00 | Importância do Turismo Religioso: S. Bento da Porta Aberta | Degustação de produtos locais e doces conventuais
18H00→18h30 | Fados ao Santo António
Fadista: José Quaresma acompanhado por Guitarra Portuguesa e Viola de Fado
Sexta-feira, dia 14
10H00→19H00 | Pintura ao vivo: Ana Margarida Barros e Nuno Abrunhosa
10H30→11H00 | Mesa Redonda: Património distinto e inclusivo para enriquecer a experiência turística
Organização: Turismo de Portugal e Município de Ourém
11H30→12H00 | Apresentação Exposição do Santuário de Fátima: Servir, a única pregação
Orador: Marco Daniel Duarte - Santuário de Fátima
12H00→12H30 | Degustação Doçaria Conventual e Vinhos da Quinta de Carvalhiços (Viseu)
14H00→19H00 | Demonstração confeção de flores devocionais
14H00→14H30 | Apresentação Turismo Judaico
14H30→15H00 | Apresentação Santuário de Nossa Senhora da Peneda - Monumento Nacional
Orador: Nuno Soares - Arqueólogo | Chefe de Divisão do Município de Arcos de Valdevez
15H00→15h30 | Apresentação “Pombal - Identidade e Espiritualidade”
15H30→16H00 | Animação Maio Mês do Marquês - Festival Pombalino | Degustação de produtos de Pombal
16H00→16h30 | Mesa Redonda Dimensão Cultural e Turística dos Caminhos de Fátima
Orador: Maria Calado e Pedro Pimpão
16H30→17H00 | Vive o Caminho: a história de quem o faz
17H30→18H00 | Intervenção Flores Devocionais | Degustação da Romaria com doces e produtos regionais
Orador: Hermenegildo Viana
18H30→19H00 | ArteGilão Tavira - Prova de vinhos e produtos regionais
19H00→19H30 | Animação Padre Marcos Alvim | Degustação de produtos de Lamego
Sábado, dia 15
12H00→17H00 | Realização ao vivo de tapete de flores
15H00→15h30 | Simulação da Procissão do Senhor da Misericórdia (Fogaréus) | Degustação de tigeladas e vinhos do Sardoal
16H00→16h30 | A Festa da Rainha - O Dia da Imaculada Conceição Mesa Real | Degustação de vinhos e produtos regionais
Organização: Município de Vila Viçosa | Santuário de Nossa Senhora da Conceição
17H00→17H30 | Apresentação Procissão de Triunfo | Candidatura a Património Imaterial da Humanidade
Oradores:
Cónego Filipe Pereira e Fernando Cabral
17H30→18H00 | Apresentação Bandarra - Vida e História | Degustação de produtos locais
18H00→19H00 | Apresentação da Via Sacra ao Vivo na Vila Medieval de Ourém | Degustação de Ginjinha do Castelo
Domingo, dia 16
12H00→19H00 | Pintura ao vivo: Ana Margarida Barros e Nuno Abrunhosa
12H00→19H00 | Elaboração Artesanal de Terços
15H00→15h30 | Degustação de produtos regionais
16H00→16h30 | Atuação do Rancho Folclórico da Casa dos Arcos de Lisboa
Palco BTL LGBTI+
Pavilhão 3
Quarta-feira, dia 12
Quinta-feira, dia 13
Sexta-feira, dia 14
Sábado, dia 15
Domingo, dia 16
Ver programa no local
Palco BTL Emprego
Pavilhão Multiusos
Quarta-feira, dia 12
Quinta-feira, dia 13
Sexta-feira, dia 14
11H00→11H30 | Como a Job Impulse Conecta Pessoas às Oportunidades Certas!
Num mercado de trabalho em constante transformação, encontrar o talento certo é mais do que preencher vagas, é criar conexões que fazem a diferença. Seja para candidatos ou empresas, a Job Impulse está na linha da frente, com soluções que aliam rapidez, personalização e um toque humano em cada processo.
11h40→12H10 | Estuda no Estrangeiro com a EF: A Oportunidade de Acelerar a Tua Carreira
Nesta palestra, vamos apresentar as oportunidades de estudar no estrangeiro com a EF, uma empresa com 60 anos comprometida com a educação internacional. Abordaremos os programas oferecidos, desde cursos de línguas, até estágios internacionais e programas de Work&Study, destacando os benefícios de estudar no estrangeiro para uma carreira internacional. Além disso, discutiremos como a EF proporciona uma experiência imersiva, com suporte completo durante a estadia e a possibilidade de desenvolver habilidades linguísticas e culturais, ampliando as perspectivas pessoais e profissionais.
Camila Neppas Almeida
Marketing Manager
Camila Neppas Almeida
12H20→13H00 | Descubra o seu Futuro: Oportunidades e Carreira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Apresentar as oportunidades académicas disponíveis na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Serão abordados os cursos oferecidos, as áreas de especialização e as competências adquiridas ao longo da formação. Serão referidas as saídas profissionais no setor do turismo, hotelaria e restauração, com foco na importância do networking, dos estágios e das parcerias internacionais.
Carlos Brandão
Presidente | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
Carlos Brandão
14H30→15H00 | Hospitalidade e Viagens com Propósito: Junte-se à Equipa INATEL!
Com 90 anos de atividade, a Fundação INATEL é uma instituição basilar na sociedade portuguesa, precursora do Turismo Social e da implementação de políticas sociais de ocupação dos tempos livres dos trabalhadores.
Sendo a indústria hoteleira um dos setores do mercado mais amplos, dinâmicos e promissores, ligada ao lazer e à satisfação do cliente e associada a ideias de prazer, diversão e experiências, pretende-se com esta apresentação enfatizar a importância dos recursos humanos para os nossos hotéis e viagens, destacando competências essenciais, desafios e oportunidades de carreira disponíveis.
Será dada uma visão abrangente da atividade dos profissionais e de como poderão desenvolver-se técnica e pessoalmente neste setor, beneficiando do compromisso da INATEL com a formação, a valorização dos trabalhadores e o crescimento profissional.
15H10→15H40 | Programa Academia Wamos
Alexandra Ferreira
Wamos Portugal
Alexandra Ferreira
16H00→16h30 | A vida no Pestana Hotel Group, a maior cadeia hoteleira em Portugal
Marta Nobre
Regional Human Resources Director, Pestana Hotel Group
Marta Nobre
16H40→17H10 | O Futuro do Trabalho no Turismo: Recrutamento e Retenção de Talento
Como atrair e reter os melhores profissionais?
Estratégias de recrutamento para enfrentar a sazonalidade do setor.
A importância da formação e do desenvolvimento contínuo para aumentar a qualidade dos serviços turísticos.
17H30→18H00 | SEMINÁRIO I: Práticas Inovadoras Aplicadas à Hotelaria e Turismo
Alexandra Gonçalves
Eunice Lopes
Francisco Dias
Paula Reis
Teresa Costa
Cinturs & Manuel Serra, CiTUR | UAlgarve
Alexandra Gonçalves
Alexandra Rodrigues Gonçalves. Investigadora Integrada do CinTurs – Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (www.cinturs.pt), Universidade do Algarve, Portugal, com especial enfoque nas áreas de Turismo, Planeamento, Território, Património, Gestão Cultural, Museus e Indústrias Criativas. Doutoramento em Turismo pela Universidade de Évora (2013),
Mestrado em Gestão Cultural – especialização em Património Cultural pela Universidade do Algarve (em colaboração com a Universidade de Paris-8, Sorbonne) (2002), Pós-graduação em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2016), e licenciatura em Marketing (1997).
Professora Coordenadora da Universidade do Algarve, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, onde lecciona desde 1997. Tem desenvolvido e publicado investigação nas áreas do turismo e experiência cultural, turismo cultural e criativo, gestão do património cultural e museus, avaliação de eventos, gestão e planeamento estratégico, entre outras. Os seus interesses de investigação centram-se no Turismo e Lazer, com especial ênfase no Turismo Cultural, Gestão do Património, Eventos e Sustentabilidade. Foi distinguida com 3 prémios de investigação (1 dos quais em equipa no âmbito de projeto onde foi a investigadora responsável). Exerceu o cargo de Diretora Regional de Cultura do Algarve de 16 de dezembro de 2013 a 15 de dezembro de 2018; foi vereadora da Câmara Municipal de Faro de outubro de 2009 a outubro de 2013, com os pelouros da cultura, turismo, ação social, economia e saúde. Desde 30 de outubro de 2019, é Diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo. Tem várias publicações em livros e revistas internacionais sobre património cultural, museus, turismo, rotas e itinerários, e turismo criativo. Internacionalmente está associada à Rede de Turismo Cultural ATLAS (liderada por Greg Richards) e desde 2023 pertence ao conselho executivo da Rede Nacional RIPTUR (Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico que oferecem cursos de Turismo). Foi coordenadora regional e investigadora principal na UALG do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, CREATOUR – Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (2016-2020). Foi Coordenadora na UALG do Projeto iHeritage – ICT Mediterranean Platform for UNESCO cultural heritage, iHERITAGE, B_A.2.1_0056 (Programa ENI CBC MED) e liderou o Projeto HostLab (http://www.hostlab.pt). É revisora de vários jornais e revistas internacionais nas áreas do turismo, hospitalidade e património cultural e colabora com outros centros de investigação como o CiTur – ALGARVE, o CIAC e o Laboratório Colaborativo Kipt Colab.
TECHN&ART, IPTomar
Eunice Lopes
É professora coordenadora no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Membro Integrada do TECHN&ART-IPTomar e membro colaborador do CiTUR-IPLeiria e GOVCOPP-UAveiro. Presidente da Comissão Executiva da RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo. Membro de conselhos editoriais e científicos de revistas académicas (nacionais e internacionais). Autora de diversos artigos revisados por pares dentro das áreas de investigação que incluem turismo, antropologia, gestão do património cultural, museologia e ciências socioeconómicas.
CiTUR - Leiria
Francisco Dias
Professor do ensino superior desde 1991: ISPGAYA (1991 – 1997); ISCET (1992 – 2009); ISVOUGA (1992 – 1994); UCP (1998 – 2002); IPAM (2006-2009); IP Leiria, desde 2009.
Organizou muitas conferências e fundou diversos projetos institucionais: GITUR, hoje CITUR (de 2010 a 2014); EJTHR (editor-in-chief: 2010 – 2015); EATSA (presidente no seu 1º mandato: 2015 – 2018); Centro de Portugal Film Commission; Festival ART&TUR.
CARE, Research Center on Health and Social Sciences | IPPortalegre
Paula Reis
Investigadora responsável do Projeto SHIFT
Teresa Costa
18H10→18H40 | Estratégia, Internacionalização, Empregabilidade e Parcerias do ISG na Formação de Quadros do Setor do Turismo”
Um diálogo sobre a importância da capacitação especifica para a indispensável gestão corporativa nacional e internacional e qualificação dos agentes do Turismo.
Professora Doutora Alexandra O´Neill
Professor Doutor João Heitor
Professora Doutora Alexandra O´Neill
Doutorada em Administração, Gestão e Estratégia de Empresas, Mestre em Administração e Gestão de Empresas pelo ISCTE e com Mestrado Executivo em Administração de Empresas pelo INDEG-ISCTE Executive Education, é também Licenciada em Engenharia pelo IST, Pós Graduada em Engenharia pelo IST, UNL, LNEC.
Alexandra O’Neill alia o percurso académico a um histórico de atribuições internacionais em economia, negócios, finanças, auditoria, vendas, produção e administração geral, incluindo funções de Direção Geral de Planeamento e Controlo de Gestão em grupos corporativos multinacionais. É docente convidada em Universidades de Gestão e formadora internacional certificada, escritora e consultora, com mais de vinte anos de experiência como líder de equipas e projetos. Atualmente, desempenha funções como docente, investigadora e Secretária Geral no ISG – Business and Economics School, integrando também o Conselho Científico da instituição. É autora de vários artigos científicos e de opinião e coautora do livro “Seja Proativo! Assuma o Controlo”, publicado pelo Grupo Lidel. Além disso, é uma profissional com uma experiência internacional significativa em gestão estratégica, reestruturação empresarial e auditoria, com responsabilidades de direção geral em grupos corporativos de grande dimensão.
Scopus Author ID – 58805707500
ORCID – 0000-0002-4458-7902
ResearcherID – alexandra.oneill
Ciência ID – 051D-20AB-8754
Professor Doutor João Heitor
Coordenador do Gabinete da Qualidade e Coordenador Científico da Licenciatura em Gestão do Turismo
Doutorado em Turismo pela Universidade de Lisboa, Mestre em Administração Escolar pela Universidade de Évora e Licenciado em Ensino.
Investigador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR), com diversas publicações científicas e orador em congressos nacionais e internacionais.
Desde 2005 que leciona em diversas instituições de ensino superior das áreas da gestão, da administração e do turismo.
Pertenceu à Direção do Instituto Superior de Ciências da Administração e desempenhou funções como Secretário Pedagógico da Licenciatura em Gestão Hoteleira; Licenciatura em Administração e Gestão Pública; Licenciatura em Contabilidade e Administração.
Nos últimos anos acompanhou a promoção turística de Fátima, tendo desenvolvido produção científica e conhecimento nas áreas do turismo religioso, promoção turística internacional e gestão de destino turístico.
Enquanto Assessor Parlamentar na Comissão de Economia (Grupo Trabalho de Turismo) e na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, trabalhou na produção legislativa da área do turismo e do poder local.
Scopus Author ID – 57930084400
ORCID – 0000-0002-3369-6126
ResearcherID – rid85048
Ciência ID – 6D1E-A0EA-AB5A
SciProfiles – João Caldeira Heitor
19H00→19H30 | A tua aventura HIPPOtrip
Vem fazer parte deste crescimento, trabalhar de forma divertida e descontraída enquanto aprendes e evoluis diariamente.
Orador: Mónica Silva
Sábado, dia 15
14H30→15H00 | Inovação em Artes Culinárias
A inovação nas artes culinárias tem sido um motor fundamental para a transformação e evolução da gastronomia contemporânea. Neste contexto, os mestrados em Inovação em Artes e Ciências Culinárias (MIACC) e Food Design da ESHTE têm-se destacado ao preparar profissionais capazes de enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no dinâmico universo da culinária.
Esta apresentação aborda os principais desafios enfrentados por estudantes e profissionais nos dois programas, explorando a fusão entre criatividade, sustentabilidade, tecnologia e gestão. Desde a exploração de conceitos gastronómicos diferenciados até à aplicação de técnicas inovadoras e a adaptação às novas exigências do mercado, serão discutidas as competências e os desafios essenciais que os mestrados proporcionam.
Além disso, será analisado o impacto da inovação nas artes culinárias em diversos setores, como a restauração, a indústria alimentar e a experiência do consumidor. A apresentação também refletirá sobre o papel da ESHTE na formação de líderes que estão a moldar o futuro da gastronomia, promovendo a colaboração entre as áreas da culinária, do design, da cultura e do empreendorismo.
Maria Pires
Nélson Félix
Professora Doutora | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
Maria Pires
Professor Especialista | Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE)
Nélson Félix
15H00→15h30 | Junta-te à AHM
Junta-te a nós para descobrir como transformar a tua paixão pela hospitalidade numa carreira de sucesso! A AHM gere hotéis de várias marcas internacionais, oferecendo um ambiente dinâmico, multicultural e com oportunidades únicas de crescimento. Vem conhecer os desafios e vantagens de trabalhar num setor em constante evolução, onde cada dia traz novas aprendizagens e experiências.
Amélia Rodrigues
Nuno Gomes
AHM
Amélia Rodrigues
AHM
Nuno Gomes
15H40→16H10 | SEMINÁRIO II: Práticas Inovadoras Aplicadas à Hotelaria e Turismo
Eunice Lopes
Goretti Silva
Luís Silva
Teresa Costa
Teresa Bento
TECHN&ART, IPTomar
Eunice Lopes
É professora coordenadora no Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Membro Integrada do TECHN&ART-IPTomar e membro colaborador do CiTUR-IPLeiria e GOVCOPP-UAveiro. Presidente da Comissão Executiva da RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo. Membro de conselhos editoriais e científicos de revistas académicas (nacionais e internacionais). Autora de diversos artigos revisados por pares dentro das áreas de investigação que incluem turismo, antropologia, gestão do património cultural, museologia e ciências socioeconómicas.
CiTUR, Coimbra | IPViana do Castelo
Goretti Silva
Goretti Silva é Professora Coordenadora, docente e cordenadora da Licenciatura em Turismo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Doutorada pela Universidade de Bournemouth, tem como principais interesses de investigação o turismo como estratégia para o desenvolvimento sustentável no âmbito local e regional. Membro e Coordenadora de Polo, do Centro de Investigação em Turismo CITUR, tem participado em vários projetos, de investigação de âmbito nacional e internacional, incluindo o POST- Polycentric Sustainable Tourism (Interreg
CienciaID: 8014-1B5A-933A ORCID 0000-0001-6661-0555
IPGuarda
Luís Silva
Luís Manuel Lopes Rodrigues da Silva (LRS) é Licenciado em Engenharia Alimentar pelo Instituto Politécnico de Viseu, doutor em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).
LRS foi docente dos Institutos Politécnicos de Viseu, Coimbra e Castelo Branco, foi investigador na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e investigador do CICS-UBI. Atualmente é Investigador auxiliar e Coordenador da área da Biotecnologia no Instituto Politécnico da Guarda.
Os seus interesses consistem no estudo de matrizes naturais como promotoras da saúde, avaliação do perfil em compostos bioativos, screening das suas atividades biológicas através de ensaios in vitro e in vivo e estabelecimento das relações estrutura/atividade. Avaliação in vivo do potencial preventivo e/ou terapêutico dos compostos bioativos presentes nas matrizes naturais, alimentos e plantas medicinais, particularmente dos seus efeitos como antidiabéticos, anticancerígenos e neuroprotetores. Desenvolvimento de novos produtos e formulações farmacêuticas, cosméticos e dispositivos médicos.
LRS participou em 23 projetos de investigação, orientou diversos trabalhos finais de licenciatura, 6 mestres e 7 alunos de doutoramento e 2 de pós-doutoramento.
LRS é autor de duas patentes, uma delas internacional e em utilização industrial que consistiu no desenvolvimento de um meio de cultura seletivo e diferencial para a deteção de Dekkera bruxellensis em vinho.
LRS participou no painel de avaliação de vários projetos internacionais, vários projetos FCT e vários projetos PRR. Adicionalmente, pertence à comissão editorial de 15 revistas científicos, e é revisor de mais de 50 revistas internacionais.
Websites:
Researcher ID: http://www.researcherid.com/rid/D-5485-2013
ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-5264-3516
Research gate: https://www.researchgate.net/profile/Luis_Silva25
Scopus Author ID: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=11838952800
Investigadora responsável do Projeto SHIFT
Teresa Costa
IPSantarém
Teresa Bento
16H20→16H50 | Engenharia do Turismo: Guia-Intérprete e Guia-Conferencista: uma carreira europeia Universidade de Aix-Marseille
O Diploma Superior de Engenharia do Turismo da AMU, bem como os Mestrados em Português, Espanhol, Italiano, Alemão, Russo ...(opção Turismo), destinam-se a candidatos com formação avançada (Mestrado ou Doutoramento) em qualquer área do conhecimento.
Esta formação intensiva de um ano combina especialização académica (Semestre 1) e experiência profissional (Semestre 2), garantindo um diploma europeu.
Com 15 especializações linguísticas, o programa abre portas para uma carreira internacional no setor do turismo, abrangendo os principais destinos do planeta,
17H00→17H30 | Responsabilidade Social das Organizações na Gestão de Recursos Humanos
Daniel Meireles
Thamirys Pinto
Ridan Hotels
Daniel Meireles
Ridan Hotels
Thamirys Pinto
18H20→18H50 | A tua aventura HIPPOtrip
Vem fazer parte deste crescimento, trabalhar de forma divertida e descontraída enquanto aprendes e evoluis diariamente.
Orador: Mónica Silva
19H00→19H30 | Conectamos empresas e talento no setor turístico
ISPROX - somos uma Consultora de Recursos Humanos especializada na captação de Talento para organizações empresariais. Temos o objetivo de selecionar talento para as empresas que melhor cuidam do valor humano e que mantêm o foco das suas politicas nas Pessoas. Estamos presentes em 6 países e distribuídos por 45 cidades, para estarmos próximos dos nossos clientes e candidatos.
Ricardo Prazeres
Talent Acquisition Manager
Ricardo Prazeres
Domingo, dia 16
Centro de Reuniões da FIL
(acesso pela Praça FIL)
Quinta-feira, dia 13
10h00 – 17h00 // Auditório I
Abertura | 09h30 às 10h15
Welcome coffee com ação de degustação OesteCIM (produtos regionais)
MODERADORA: Sara Sousa Pinto
Painel 1 | GOVERNANÇA INTELIGENTE | 10h35 às 11h
- Pedro Folgado, Membro do Conselho Diretivo Associação Nacional de Municípios Portugueses
- Paulo Simões, Secretário Executivo OesteCIM
- Miguel Castro Neto, Diretor NOVA IMS
- Manuel Dias, Diretor Executivo Microsoft Portugal
Coffee Break | 11h00 às 11h30
Painel 2 | SOCIEDADE INTELIGENTE | 11h30 às 12h05
- Filipa Henriques de Jesus, Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP
- Miguel Agrochão, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Administração (INA)
- Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha
- Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer
- José Quintino, Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço
- Ricardo Ramos Pinto, Presidente do ISCSP
- Mónica Ferro, Diretora United Nations Population Fund (UNFPA), em Londres
Painel 3 | QUALIDADE DE VIDA INTELIGENTE | 12h10 às 12h50
- Hélder Reis, Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional
- Teresa Mourão de Almeida, Presidente do Conselho Diretivo da CCDR LVT
- Isabel Damasceno, Presidente da CCDR Centro
- João Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã
- Manuel Sequeira, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré
- Henrique Bertino, Presidente da Câmara Municipal de Peniche
- Pedro Simões Coelho, Professor Catedrático da NOVA IMS
Almoço | 13h00 às 14h00
Painel 4 | ECONOMIA INTELIGENTE | 14h00 às 14h50
- Pedro Machado, Secretário Estado do Turismo
- Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
- Filipe Daniel, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos
- Jorge Barosa, Presidente da Associação Empresarial do Oeste (AIRO)
- Francisco Toscano Rico, Presidente da Comissão Vitivinícola da região de Lisboa
- Filipe Ribeiro, Associação de Produtores de Pera Rocha
- Jorge Soares, Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça
- Francisco Spínola, Presidente WSL para a Europa, África e Medio Oriente
Painel 5 | AMBIENTE INTELIGENTE | 14h55 às 15h30
- Emídio Sousa, Secretário de Estado do Ambiente
- José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)
- Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras
- Carlos Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
- Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste
- Filipa Moita, Marketing Manager, Lanbell Group e Head of Sustainability & Corporate Responsibility e Rede do Empresário
- Duarte Cordeiro, Sócio da Shiftify Estratégias de Sustentabilidade
Coffee Break | 15h30 às 16h00
Painel 6 | MOBILIDADE INTELIGENTE | 16h00 às 16h35
- Cristina Pinto Dias, Secretária de Estado da Mobilidade
- Ricardo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral
- Ricardo Pinteus, Presidente da Câmara Municipal do Cadaval
- Paulo Simões, Secretário Executivo Oeste Cim
- Luís Cabaço Martins, Presidente da Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP)
- Rui Velasco, Diretor da Direção e Serviços de Estudos, Avaliação e Prospetiva do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)
Encerramento | 16h40 às 17h00
Inscrições no local
Sexta-feira, dia 14
11h00 – 13h00 // Auditório I
O evento de entrega dos Selos “We Share” (Responsabilidade Social) e “We Care” (Sustentabilidade Ambiental), promovido pela Associação da Hotelaria de Portugal no âmbito da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
Este evento marcará também o lançamento oficial do Podcast “HEART – Hotelaria Sustentável”, um projeto desenvolvido pela Associação da Hotelaria de Portugal, em parceria com a Rádio Renascença.
Os aderentes do Programa HEART recebem, anualmente, consoante a sua participação no ano em questão, os selos “We Share” e “We Care”. Estes selos distinguem as unidades hoteleiras que mais contribuíram para o desenvolvimento sustentável da atividade, conferindo-lhes notoriedade e reconhecimento junto dos hóspedes e stakeholders da indústria.
O podcast “HEART – Hotelaria Sustentável” é um espaço de inspiração e diálogo sobre responsabilidade social e sustentabilidade ambiental no setor hoteleiro, alinhado com a Agenda 2030 e os seus cinco pilares fundamentais: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.
Confirme a sua presença aqui
Organização: Entrega dos Selos do Programa HEART "We Share" e "We Care" | Lançamento do Podcast "HEART – Hotelaria Sustentável" |
11h00 - 11h30 | Receção dos convidados |
11h30 - 11h35 | Boas-vindas |
11h35 - 11h50 | Apresentação oficial do podcast “HEART – Hotelaria Sustentável” |
11h50 - 12h10 | Gravação ao vivo do podcast |
12h10 - 12h30 | Entrega dos Selos "We Share" e "We Care" 2024 |
12h30 - 13h00 | Encerramento |
Meeting Room
Pavilhão 4
Quarta-feira, dia 12
Quinta-feira, dia 13
14H30→16h30 | Apresentação do Destino Campo de Calatrava
17H00→19H00 | Apresentação do Destino Guiné Equatorial
O Ministério do Turismo da Guiné Equatorial e a Luxury Hotels Management apresenta as potencialidades do país como destino turístico de excelência. O evento destacará oportunidades para operadores turísticos, investimentos no setor hoteleiro e parcerias estratégicas, contando com um momento de networking entre estes players.
Organização: Ministério do Turismo da Guiné Equatorial | Luxury Hotels Management
Sexta-feira, dia 14
11H00→13H00 | Apresentação do Destino São Tomé e Príncipe
14H00→16H00 | Apresentação do Destino Japão
This event, organized by the Japan National Tourism Organization (JNTO) Madrid Office, provides the latest information on tourism to Japan and offers an opportunity to network with Japanese airlines, DMCs, hotels, and other industry partners.
Join us for this international networking event to expand your connections in the Japanese tourism sector.